Por sorte, eu acabei de renovar a minha habilitação (é só aqui em SP que se diz carteira?), portanto a PID será válida até 2018! Eba!
Não sei se muda dependendo do Estado, mas aqui o precinho é salgado, arredondando dá R$213 para quem retira ou R$224 para quem recebe pelo correio. Por ser um documento internacional, que segue parâmetros aceitos por diversos países, achei que valia o investimento. Aliás, todo mundo diz que para ter habilitação no Canadá é preciso fazer aulas, prova e tudo mais, então acaba sendo mais prático (ver post da dupla).
O procedimento é o seguinte: vc agenda, paga a taxa (no BB ou Santander) e apresenta a habilitação + uma cópia simples. Dá pra fazer tudo isso direto no poupatempo de Campinas (pra quem é da região), mas provavelmente em outros poupatempo(s) também. Eu não consegui agendar online e eles agendaram na hora.
Uma coisa que me deixou um pouco confusa e talvez valha mencionar, é que é um pedido de Segunda Via, mesmo pra quem não tem a primeira.
Acho que é isso. Tô indo buscar a minha, depois mostro como é.
Au revoir!
ps: leiam os comentários abaixo!
ps2: esqueci de mostrar como é:
Olá Dea,
ResponderExcluirTodo mundo diz carteira, mas só paulistas falam "carta". :)
Como você disse, o novo imigrante pode dirigir pelo Canadá com a carta do Brasil por até 6 meses. Ter a carteira internacional, não extende esse prazo. Mas facilita muito a vida, pois ela é cada vez mais exigida.
Algumas locadoras de veículos aqui em Montreal exigem essa carteira, você também economiza a tradução na SAAQ, na hora de tirar a carteira canadense.
Um abraço.
Oi Sandro!
ExcluirComo assim não extende esse prazo???
Pensei que valesse até 2018! :(
então só fiquei com uma carta mais chique? rss (essa pelo menos tem mais cara de carta...heheh).
Vou atualizar o post...
Obrigada pelas informações!
Abraço!
Olá Dea!
ResponderExcluirFizemos nossos exames adiantados na segunda passada.
O Dr. Alexandre voltou a informar que deve mudar somente a forma de envio, mas estava esperando os técnicos do consulado compareceram lá.
Vamos ver, tomara que não mude nada até lá.
Inté mais
Oi Ricardo!
ExcluirEu também fiz! Só que em São Paulo foi preciso pagar o envio. Ainda bem que vc fez no Rio! :(
Tomara que a gente possa usar!
Abração!
Sobre a habilitação em Montreal, tem um post muito bom aqui:
ResponderExcluirhttp://yumexauquebec.com.br/?p=254
Bisous!
Eu vim pra cá com a carteira internacional também, boa dica você mencionar isso no seu blog!
ResponderExcluirConfira o novo post no meu blog, falando sobre como serão nossas férias de verão aqui no Canadá: www.asosmamaenadia.com
Beijos!
Oi Nádia, pode deixar que vou dar uma passada por lá... ;)
ExcluirBeijos!