Páginas

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Bad news...

Estava assistindo ao jornal hoje e começou a passar uma notícia sobre a greve... em resumo, a PAFSO ficou de cumprir 3 das 6 condições impostas (leia mais aqui) e o governo não aceitou, leia a declaração do Tony Clement aqui.

O que isso significa? Que a greve continua e, agora, sem previsão de novas negociações.

I am, literally, a frozen bird now!
A comentarista do jornal se mostrou bastante preocupada com a verba que estava deixando de entrar no país e afirmou que os escritórios estrangeiros que estão agora "parados" processavam, juntos, cerca de 20 mil vistos por semana.

O consulado em São Paulo faz parte desta lista, mas, pelo que foi publicado na Comunidade Brasil Quebec, eles não chegaram a parar, os funcionários canadenses estão fazendo um rodízio. #aiufamenosmal #soquenao

Pois bem, se você pensava em vir antes e esperar o visto aqui, eu já não aconselho mais. Já vi muitas greves se estenderem por vários meses aqui no Canadá. Tudo pode acontecer! Se eles foram capazes de devolver tantos processos que estavam na fila antes de 2008, essa greve é fichinha.

Aliás, já faz um tempão que não temos novidade nenhuma na fila da imigração e eu acho isso uma injustiça danada. Na minha opinião, se quisessem parar de receber novos pedidos de vistos seria uma coisa, mas deixar quem já está há dois anos no processo a ver navios é outra, e bem pior.

Estamos de mãos atadas e a única coisa que podemos fazer é rezar. Quem não reza, pode pensar forte, visualizar o visto emitido. Quem não visualiza, pode ter compaixão. E quem sabe essa energia toda, não importa de onde venha, consiga mudar alguma coisa!

Há quem diga que hoje é o dia de mentalizar nossos desejos (ver aqui) e faz tempo que eu desejo, mais que isso, eu PRECISO de um visto de residente permanente... não custa tentar!




* gente!!! Eu nunca tinha visto que tem essa passarinhada toda na carta de residente permanente! (ou será que são patos?)

Au revoir!

terça-feira, 23 de julho de 2013

Tenso...

Pois é, o dia foi tenso e ainda não chegaram a um acordo. Vamos continuar pensando forte para que a Pafso concorde com as misteriosas "condições" e acabe de vez com essa greve...

News
23 July 2013 - Statement by the Professional Association of Foreign Service Officers: Government's Response to Offer of Binding Arbitration
Shortly before today’s noon deadline, PAFSO received a letter from the President of the Treasury Board responding to our offer of binding arbitration.
As he has stated publicly, Minister Clement has agreed to PAFSO’s offer of binding arbitration subject to “certain conditions”. PAFSO is reviewing these conditions and will follow up directly with the Treasury Board. PAFSO will need to assure itself that any arbitration mechanism allows for a full and fair hearing of arguments on both sides – an objective we are sure the Government shares.
PAFSO appreciates the Government’s attempt at finding a resolution to this dispute and remains hopeful that a responsible way forward can be agreed upon by both parties. Until agreement is reached, there will be no change in PAFSO’s job action measures.
PAFSO will update our members, the general public, and the media once we have more information to share.

tenso...

É hoje!

Chegou o dia da reunião que vai decidir se a greve continua até o outono ou se finalmente a fila dos processos vai começar a andar...

Vamos todos pensar positivo e torcer para que cheguem a um acordo! A resposta deve sair até meio-dia! Leia mais aqui!

Au revoir!



segunda-feira, 22 de julho de 2013

Canada Lessons #3

Eu jurava que quando chegasse aqui não deixaria de fazer exercícios físicos um dia sequer. Não comeria mais fritura, gordura e diminuiria muito a carne vermelha (como fiz da outra vez). Também iria parar com os refrigerantes e fazer suco natural todo dia. Só o lindt teria respaldo, uma vez por semana, porque ninguém é de ferro... :)

Mission Failed... fiasco completo!

O primeiro mês começou cheio de comemorações, regadas a prosecco e doritos. Maio foi o mês dos reencontros: Chez Cora, Chez Suzette, Chez Juliette et Chocolate. Como se não bastasse, junho trouxe o verão, quente e abafado como nunca, implorando por uma cervejinha gelada com batata-frita de limão e pimenta!

E assim passaram-se os dias e os quilos ficaram. 12 deles que deveriam ter ido embora, um por semana...

Agora a festa acabou!

A partir de hoje começo a me alimentar melhor. Não tem desculpa pra não comer bem por aqui. Aliás, ainda não desisti de me tornar vegetariana... mas um passo de cada vez!

Por enquanto, nada de fritura, menos refrigerante e 7 porções de frutas diárias!

E quanto a lição de hoje, é esta aqui:




Veio de lá de Trois-Rivières! =D

hahahhah...  à bientôt!

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Les oiseaux

Estava navegando, lendo sobre o processo de parrainage e esqueci um blog aberto. Hoje abri e li, sem querer, este post lindo que tem tudo a ver com o frozenbird... olha só:

« Il m'arrive parfois, dans la splendeur des crépuscules, de contempler les volées d'oiseaux. J'admire ces oiseaux qui voyagent à travers l'espace et le temps, construisant partout leurs nids pour chanter leurs chansons. Pour s'envoler, il faut qu'ils sachent se déposséder, surtout de leur origine. Ils ne considèrent pas leurs nids comme leur propriété ni comme leur raison d'être. Voilà pourquoi ils ne connaissent pas la nostalgie ni n'éprouvent de rancune à l'endroit de leur nouveau pays. Au fond, ils n'ont pas de pays, puisque leur cœur simple ne connaît pas les frontières. Et ils sont heureux.

Ainsi, ces oiseaux n'ont pas peur d'être invisibles ni d'être visibles. Même s'ils sont nés dans des ruines ou ont grandi dans des poubelles, ils n'en ont pas honte. Ils ne méprisent jamais leur sort. Ils n'ont pas le temps de mépriser quoi que ce soit, parce que leur vie est courte. Ils se contentent de plonger dans des lumières déroutantes, ont le courage de s'exposer au soleil. Ils s'envolent vers un avenir inconnu, les ailes chargées des poussières du temps et la tête pleine de chansons éternelles.» p.38-39


Ying Chen, Les lettres chinoises

(imagem daqui)



Aliás, fica a dica do blog: http://psicologasoltanomundo.blogspot.ca/2013/06/nao-ter-raizes-voar-pelo-mundo.html

Au revoir! 

 

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Vir ou não vir antes do visto (e o trabalho voluntário...)

Com a demora dos processos, muita gente tem pensado em esperar o processo por aqui. Como eu fiz isso, muitas pessoas perguntam a minha opinião e eu acho válido sim. Mas, claro, depende da situação e expectativa de cada um.


Pontos positivos:

- Praticar o francês, de preferência se chegar perto da data de início da francisação parcial, que é gratuita. Se não, também dá pra encontrar cursos em conta ou clubes de conversação;

- Começar o processo de adaptação;

- Encontrar um trabalho voluntário*


Pontos negativos:

- A falta de previsão de quando o processo vai terminar;

- O dólar alto (o dinheiro vai embora num piscar de olhos);


Agora quando eu digo que vai de cada um, é porque depende muito do grau de insatisfação com a vida no Brasil. No meu caso, estava altíssimo... rsrs... por isso, só o fato de estar aqui, andar de bixi de madrugada e tal, pesa demais. Só que eu não tenho filhos e continuo trabalhando para o Brasil, o que facilita um pouco as coisas.

Mas não vou negar que ando meio deprimida com tanta "desinformação" e às vezes falta energia pra estudar, trabalhar ou até para escrever no blog... :/

De qualquer forma, eu fiquei de postar um link pra quem quiser buscar trabalho voluntário... o que considero uma excelente saída pra ver se o tempo passa mais depressa:

http://cabm.net/

Aproveitem! Quem sabe eu crio coragem também...

Bisous!

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Aniversários

Chegou o mês de julho cheio de aniversários...

Pra começar o meu, no dia 6, 33 anos.

No mesmo dia (em que eu sonhava receber o pedido de exames médicos como presente), completei 18 meses de processo federal.

Ou 24 meses do processo inteiro pelo Quebec (pq a minha espera pelo CSQ levou 6).

Ou ainda 36 meses do processo por Vancouver (do qual eu desisti após um "coup de coeur" pela Belle Province).

E assim a vida segue...





quinta-feira, 4 de julho de 2013

Novidade no Imigrantes no Canada

Só pra dizer que tem vídeo novo no site que a gente criou... quem não passou por lá ainda, já pode conferir!

A ideia é colocar vídeos e/ou fotos semanais pra quem quiser ir curtindo Montreal com a gente!

Ah, e uma hora, se der coragem, eu apareço!

Passa lá: imigrantesnocanada.com 

Bisous!!!


Tabela Atualizada dos Processos

Atualizaram hoje aquela tabela que eu mostrei pra vocês aqui. Não sei se está mais completa agora ou se eu é que não tinha analisado bem antes. Vamos aos resultados:

O último quarter de 2011(outubro, novembro e dezembro) tem 102 processos que envolvem nada menos que 196 pessoas. 

O primeiro quarter de 2012 (janeiro, fevereiro e março) tem 67 processos que envolvem 123 pessoas.

Ou seja, eu tinha razão, são mais de 100 processos na minha frente! :O

Pra quem está depois da leva carregadíssima de 2011, as coisas melhoram um pouco:

2º quarter de 2012 (abril, maio e junho): 47 processos. 
3º quarter de 2012 (julho, agosto e setembro): 19 processos
4º quarter de 2012 (outubro, novembro e dezembro): 7 processos
1º quarter de 2013 (janeiro, fevereiro e março): 31 processos


Agora a pergunta que não quer calar: qual data é considerada pela tabela??? A resposta imediata seria a data de abertura do processo registrada no e-cas (no meu caso, 6 de janeiro), certo?! Errado. Ao menos é o que parece...

evidência 1: pessoas que não mandaram o processo pra Sidney (deixaram no Brasil) têm a data de abertura posterior à minha, só que os processos deles nunca saíram daqui e estão, consequentemente na minha frente.

evidência 2: tenho um amigo que enviou a documentação do federal em novembro/12 e o seu e-cas registra a data de abertura como dezembro/12. Acontece que não tem nenhum processo em dezembro na tabela atualizada.

E aí???

Bom, pode ser que eles considerem a data de reentrada dos documentos no Brasil. Neste caso, a nossa única referência seria a data que recebemos o email dizendo que o nosso processo seria encaminhado para o consulado (no meu caso, 31 de janeiro). Pensando assim, eu ficaria na leva de fevereiro.

Mas e os 22 processos de janeiro? (ver tabela anterior). Uma coisa é certa: não daria tempo deles terem enviado a documentação pra Sidney e ela ter voltado tão rápido pro Brasil. Então, pode ser que sejam processos enviados pro consulado brasileiro mesmo (e não pra Sidney), como os outros 49 processos de dezembro, que nunca saíram de lá.

Será??? Estranho... se bem que eu não ouvi nenhum caso em que o consulado devolveu o processo que deveria ter sido enviado para Sidney. Acho que quem deixou em São Paulo se deu bem. Eu tive medo de arriscar... 

Conclusão:

Se eu estiver certa, são 102 processos do último trimestre de 2011 + 22 processos de janeiro/12, ou seja 124 processos na minha frente. Bem mais que 40, como a moça falou.

Se eu estiver errada, são só 102 processos mesmo... e mais um ou outro que conseguiu mandar antes de 28 de dezembro. Ufa! #soquenao.

gente pacas!

Sem querer desanimar ninguém, precisamos lembrar que estes são apenas os processos "skilled worker", eles ainda processam vistos de reunião familiar, de estudante etc e tal. Ah! E quase me esqueci dos prioritários, para os quais essa lista não deve contar muito, já que vão passar na nossa frente anyways.

Por falar nisso, tem rodada nova de entrevistas em setembro, vcs viram? :)

De qualquer forma, depois que passar esse sufoco, acho que os processos vão caminhar bem mais rápido, primeiro porque o número é bem menor e, segundo, porque vão ser pré-analisados em Sidney e terão exames médicos digitais.

Quanto a nós, vamos torcer pra greve acabar esta semana e liberarem muitos pedidos de exames, antes que o dólar alto e uma arritmia nervosa acabem de vez com as nossas chances de imigrar! rsrs

Pra quem quiser conferir, a tabela atualizada está aqui!

Au revoir!

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Canada Lessons #2



Adorei essa ilustração! É perfeita pra essa série. =)
Aqui no Canadá a gente bate de frente com todos os nossos preconceitos e aprende (hopefully!) que as pessoas têm o direito de se expressar como querem (seja com cabelo laranja, roupa estranha ou make esquisita!). Isso não faz delas piores ou melhores do que ninguém. É tanta liberdade e diversidade em Montreal, que quem fica preso em velhos julgamentos acaba perdendo de conhecer muita gente interessante!!!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...