E quando a gente pensa que a tormenta passou...
Eis que chega um pedido de atualização do formulário IMM5669, depois dos exames médicos feitos e enviados! É pra dar um treco na pessoa que está esperando há 24 meses o processo federal, ou não?!
Após um mês da realização dos exames e sem conseguir qualquer contato com a Maura, resolvi antecipar a minha ida ao Brasil, de modo que dia 20 estava eu na fila do consulado, com a taxa federal paga e passaporte em mãos.
Chego lá e ela me diz que ainda não posso deixar o passaporte, que não tem previsão alguma, que Ottawa nem havia dado o ok e que havia uma ressalva de pedido de antecedentes.
Voltei pra casa arrasada. Em setembro eu perguntei se podia antecipar os antecedentes canadenses e ela me disse que não, que eles faziam isso. Em outubro/novembro saíram vários pedidos de exames médicos e tive certeza de que o meu não saiu por causa disso. Mas agora, meses depois, com exames feitos e enviados, a ressalva ainda está lá???
Fui deitar agoniada e lá pelas tantas, quando a internet resolveu funcionar, chequei meu email no celular e tinha um email do consulado, pasmem, enviado na mesma hora em que euzinha estava lá.
Pediram a atualização das questões 8 e 12 do 5669, que questionam suas últimas atividades e endereços. Aí caiu a ficha, viram que eu fui pro Canadá em 2013 e pediram pra atualizar. Nem consegui dormir. Estavam analisando tudo de novo...
Preenchi os documentos e enviei por email. No dia seguinte, fui ao consulado com o formulário completo e assinado. Perguntei pra Maura se não podia deixar os passaportes, cada ida até lá é uma grana de estacionamento, pedágio, gasolina... mas não, "ainda é prematuro."
Pedi pra verificar se Ottawa não havia dado o ok, faz tempo que meu ecas está em sono profundo. Foi aí que veio a surpresa, embora a clínica de Montreal tenha dito que enviou os exames no dia 03/01, eles só enviaram no dia 15/01!!! Quase um mês depois (fiz dia 18/12)!
Moral da história: os formulários estão lá, Ottawa não deu o ok e eu não sei se vou precisar verificar antecedentes. Meus amigos receberam esse pedido de atualização e, em seguida, o de antecedentes. Mas eles estão no Canadá há mais de 6 meses. Como eu fui com visto de turista e não passei mais de 6 meses nas minhas idas, existe uma pequena esperança de que não peçam.
Se pedirem, ferrou. Primeiro porque estou no Brasil e a verificação rápida é feita lá, com a impressão das digitais (leva de 1 a 3 semanas). Daqui, o consulado é quem pede. Segundo, porque vou voltar para o Canadá sem o visto de residente (tem gente com pedido de exames de outubro sem o pedido de passaportes).
Pra ajudar, eles resolveram pedir os exames médicos de todo mundo até 2013, mais de 200 processos segundo a tabela, e todos os que forem mais tranquilos de resolver vão passar na frente. Exame ok, pedido de passaporte. Ou seja, quem já morou no Canadá se ferra.
Justo, não? Toda a grana gasta com visto de turismo, estudos e com escolas de idiomas no Canadá só atrapalham. Muito bacana da parte deles.
E agora segue o endereço da clínica em Montreal que não envia os exames quando promete e ainda mente pra vc:
1665 Ste Catherine West, 3rd Floor,
beside Metro St Mathieu and Maisonneuve,
Quebec,
H3H 1L9
A recepcionista é bem simpática e gentil #sqn
Desculpem-me pelo desabafo. Estou a beira de um ataque de nervos! Queria que saísse pedido de passaporte pra todo mundo e logo, mas já duvido disso, acho que virou um bolo só e que agora é questão de sorte... aliás, já passou da hora da minha dar as caras.
Quem puder me dar uma forcinha no pensamento positivo, eu agradeço, porque sozinha não tô dando conta...
Um abraço!
ps: vou fazer um post sobre o pagamento da taxa e envio do passaporte pra quem tiver no Canadá, é que hoje eu precisava colocar isso tudo pra fora.