Páginas

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Notícias quentinhas do México!

Teve mais uma palestra do BIQ aqui em São Paulo, e desta vez, eu estava lá! Como eu já quase posso dar palestra sobre o processo de imigração (já fui em vaaarias!), o que eu anoto mesmo são as novidades e alguns dados interessantes. Mas não resisto, sempre que posso eu vou, porque sempre tem coisa nova!

Desta vez, a notícia mais quentinha é aquela que eu já havia postado aqui: eles vão mesmo começar a entrar em contato com o pessoal de 2011 a partir do mês que vem, e as rodadas de entrevistas começam no dia 07 de novembro (atualizando: ela disse 07, mas a fonte oficial diz 05/11 a 21/12)




Serão 8 semanas de missão para tentar compensar os atrasos do provincial. Ela disse até que, neste momento, eles estão tratando apenas dos processos brasileiros, justamente para tentar dar conta da demanda que ficou pendente desde o ano passado.

Agora para quem está no federal, como eu: já que ela confirmou que os novos prazos seriam de 12 meses de provincial e 12 meses de federal, aproveitei pra perguntar se isto também se aplicaria para quem mandou os documentos para o México (desde dezembro de 2011). Primeiro ela disse que sim, depois preferiu não se posicionar já que se trata da etapa federal (que ela não tem "conhecimento"). Não sei não, mas me deu uma esperancinha... =D



Ela  também enfatizou muito a necessidade do francês (mas não sei até que ponto isso se aplica a Montreal) e a possibilidade de imigrar pelo programa de experiência quebequense. Se a pessoa não tem a profissão na lista das que podem imigrar, por exemplo, ela pode estudar um ano no Quebec (desde que seja um curso que respeite as exigências do PEQ) e entrar com o pedido de imigração por lá. E o que eu não sabia: você já pode entrar com o pedido depois de 6 meses de curso. Ou seja, é bem mais rápido do que o processo convencional, mas tem o inconveniente de pagar o curso mais caro (com o visto de residente permanente, o preço geralmente cai muito!).

Também fiz perguntas específicas do processo de sponsorship ou parrenaige e fiquei um pouco preocupada. Perguntei se o processo federal zerava a contagem com a entrada de um conjuge e ela disse que não apenas o federal, zerava tudo! Seria uma nova demanda de CSQ com o perfil de casada. Ou seja, nem pensar. Falei então que terminaria o meu processo, que já está com 8 meses de federal, depois me casaria e faria o processo de apadrinhamento. Mas ela me disse que não seria tão rápido pois eu precisaria provar que estava com ele há um ano :O


Sempre tive essa dúvida, mas nos fóruns todo mundo diz que você precisa se casar OU entrar com o processo como união de fato e, só neste caso, comprovar 12 meses de relacionamento. Agora fiquei sem saber, ela pode ter se confundido. Por um lado faz sentido, se não a pessoa conquistaria o status e se casaria. Mas por outro, não tem porque não incluir a pessoa antes se ela só adiciona pontos. Acho que quem tem de optar pelo apadrinhamento é justamente porque não teve escolha, não por querer driblar o sistema. Se alguém tiver certeza desta resposta, por favor acalme o meu coração. Acho que ela falou besteira, mas já começamos a pensar em novas possibilidades... :(

#ATUALIZAÇÃO: gente, eu li tudinho que tinha no site do Quebec sobre sponsorship e essa informação que ela passou está equivocada. A pessoa pode dar entrada no pedido no dia seguinte ao casamento, não tem nada de esperar um ano. Só existe prazo pra aplicação se a pessoa já tiver sido sponsor de alguém nos últimos anos. (Ufa!)

Por fim, quero apenas citar alguns dados que ela expôs que só confirmam uma das principais razões de eu ter escolhido o Canadá: a Segurança!

A primeira é a taxa de homicídio por 100 mil habitantes, entre 2008 e 2010:

1,06 Quebec

1,35 Ontário

1,83 British Columbia

2,07 Alberta

. . . 22,7 Brasil

E a segunda é um dado deste ano que diz que o Canadá tem o menor número de assaltos do mundo, 1,31%.

Pode acontecer né gente, não se esqueçam de que furtaram a minha carteira e de mais 6 no Cafe Noir, em pleno Plateau Mont Royal, mas a chance é bem menor. Assim como a chance de atentarem contra a sua vida, com uma faca ou revólver, por tão pouco. Isso eu nunca nem ouvi por lá.

É isso! Boa sorte pra todo mundo que está na espera da missão... e comecem já a se preparar! Está confirmado e falta pouco!!!


18 comentários:

  1. Olá!!

    Que legal!

    eu iria na palestra também no Senac, só que fiquei até mais tarde no serviço (vida de brasileiro :/) por isso nao consegui1!!

    Fico feliz em saber que o processo vai voltar a funcionar hehe

    Eu penso em estudar no Canadá, fazer um curso de 1 ano, aonde eu encontro essa lista que você falou???

    ResponderExcluir
  2. Oi William, puxa que bom ler um comentário, tive mais de 100 visualizações neste post e ninguém disse um "a"... rsrs

    A lista de exigências para o PEQ de graduação está neste link:

    http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/en/immigrate-settle/students/stay-quebec/application-csq/students-peq/index.html

    Abração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mais de mais de 100 visualizações e ngm comentou, haha esse povo é loko, hahah

      Thankssssssssssssssssssssss

      eu quero fazer um college para poder tentar da entrada no Canadian Experience, só que ando vendo e é muito caro, queria fazer em Ontario, ou em algum que ensine em Inglês eu acho que vai ser mais fácil,você conhece algun??

      Excluir
    2. Putz William, tem o Sheridan que me parece bem bacana, em Ontario. Mas não é muito barato, não... tem até video desse college no youtube.

      Eu sei que o programa federal chama CEC e tem outras exigências. O programa da província de Quebec (PEQ) me parece mais fácil de conseguir.

      Dá uma olhadinha nas especificações do CEC, no site da CIC, aí vc já tira as dúvidas com o College que escolher na Imagine!

      Beijão

      Excluir
    3. Sério??

      Pelo que eu pude perceber o Federal são 2 anos, ai complica, mais como o PEQ são apenas 1 ano, e com 6 ja pode dar entrada eu fiquei muito feliz em saber sobre isso, eu gostei da escola La Salle pois eles ensinam em Inglês e isso é ÓTIMO :D

      Sim sim sim eu vou ver o site para decidir em qual dos 2 aplicar, mais adorei o PEQ,

      Excluir
  3. eu estou de olho o PEQ e pretendo tirar minha duvidas no "imagina estudar no canada" agora em setembro. Fico pensando e se eu fizer o curso errado e não conseguir ir pelo PEQ? D: e se o curso for tão caro e eu não conseguir pagar? D: E se eu descobrir que não consigo ir pelo PEQ. fico tristinha...

    Adorei vc ter especificado 1 ano. pq essa era uma das minhas duvidas. Então se eu achar um curso de pelo menos um ano dentro do que eles pedem esta valendo \o/ Pq pelo Canada/federal tem que ser no minimo 2 anos...

    Mas realmente é caro :(


    Ass: Ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi "exclamaçaozinha", é isso aí, o PEQ tem menos exigências que o CEC... pode ser só um curso de MBA por exemplo. Eu também vou perguntar sobre isso na Imagine, talvez seja o caminho para o meu passarinho (rsrs). Eu sei que a La Salle tem muitos cursos tecnicos legais, vc escolhe o idioma (ing/fr) das aulas e tem aula do outro gratuitamente, como parte do curso. O segredo é a gente ter os requerimentos do PEQ na ponta da língua, pra ver se os cursos cobrem ou não.

      Outra vantagem do PEQ é que vc envia a documentação já com 6 meses de curso, ou seja, dá pra ir checando se faltou doc ou se enviou tudo certinho. Quando sai o diploma, é só emitir. Eles estão fazendo isso pra valorizar quem já está envolvido na rotina e ambiente quebecoise. ;)

      Boa sorte pra nós!
      Beijão

      Excluir
    2. Que legallllll, gosteiiii!!!
      Vou procurar sobre La Salle, já que vc disse que tem a possibilidade de fazer um curso em Inglês, pode ser ate mais fácil, eu acho que fazer um curso em inglês para mim é mais fácil, já que em francês eu falo apenas Merci, hahahah no Quebec eu vou ter a oportunidade de aprender tanto o curso escolhido quanto o fancês e aprimorar o inglês :D

      Eu amei essa noticia de que com 6 meses eu consigo já dar entrada no processo, e como à "Ela" disse também tenho dúvida sobre qual curso escolher, qual esta na lista, o que fazer, quanto custo, e na feira Imagine vou poder tirar várias dúvidas :D



      Excluir
  4. Olá!
    Eu nunca havia comentado antes mas estou sempre acompanhando seu blog... Parabéns pelo conteúdo!
    Se você tem dúvidas sobre o apadrinhamento, leia o blog http://dobrasilaoquebec.blogspot.com.br/
    Lá esse casal conta como foi a experiencia deles...
    Bjs
    Priscilla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Priscilla! Puxa, obrigada, adoro descobrir novas seguidoras! ;)

      Eu li o blog que você recomendou, eles fizeram o processo de dentro do Canadá, deu pra pegar várias dicas! Adorei... obrigada mesmo.

      Vamos nos falando e trocando informações!

      Beijão!

      Excluir
    2. De nada!
      Certamente! É trocando informações que a coisa vai, mesmo quando parece que a coisa empacou como anda o caso desse Canadá :)
      Eu leio muuuito sobre tudo da imigração! rsrs
      Só que como ainda não tenho nada de muito concreto exceto o fato de meu namorado já estar aplicando e o fato de eu querer morar lá, eu ainda não criei nenhum blog pra mim, mas me faz falta porque me facilitaria interagir com o pessoal que eu acompanho... Vamos ver se me organizo mais pra frente
      bjs!

      Excluir
  5. Engraçado... eu tinha postado uma reposta mas ela não está aparecendo... esta tendo algum problema no blog?

    ResponderExcluir
  6. Nossa... Tentei responder duas vezes no computador do meu trabalho mas as respostas sumiam... Enfim, de nada! :)
    Eu leio bastante sobre a imigração, e acompanho cada "movimento frenético" do consulado há mais de 1 ano, contudo ainda não tenho nada de muito concreto, exceto o fato de meu namorado estar aplicando agora e o fato de eu querer morar lá rsrs
    Ainda não tenho um Blog mas vamos nos falando, sim! É sempre bom ter com quem compartilhar!
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai jura? dá uma raiva quando isso acontece, né?! Mas que bom que não desistiu de escrever ;)

      Como não tem nada de concreto, ainda não decidiu se vai aplicar? Olha, o que eu sempre digo é pra não perder tempo, não... quando eu comecei o processo, meu namorado disse que não ia, aí quando ele mudou de ideia, eu já estava enviando o federal. Moral da história: vamos ter de esperar sair a minha resposta, para então, com sorte, começar o processo de sponsorship!

      Se está com isso na cabeça, amadureça a ideia enquanto o processo corre (mas não conta pra ninguém que eu falei isso!) rsrs

      Beijão!

      Excluir
    2. Quem dera meu problema fosse só amadurecer a ideia rs
      O problema é que comecei no francês esse ano...
      Meu inglês é bom, inclusive fiz o teste do seu outro post pra ver meu sotaque e o resultado foi como o seu hahaha - será que é uma resposta padrão? :)
      Meu namorado que sonha com esse Canadá desde muito tempo acabou saindo na frente ... eu precisei de algumas desilusões para cair na real C'est la vie! rs Resultado disso tudo? Vou ter que correr atras agora né? Mas enfim qualquer coisa da pra apelar pro apadrinhamento ... E também o seguinte, agora parece que o cônjuge de um Residente Permanente tem mais facilidades na hora de aplicar...
      bjs

      Excluir
  7. Oiiiii!!!!

    Vou dormir até mais feliz agora!!! rsrsrsrs

    Tomara mesmo que de tudo certo e a "coisa"ande logo!!!! Estamos ainda na primeira etapa do processo e muitas vezes nos perguntamos se vale mesmo a pena adiar tanto a nossa vida em prol de um sonho...Estamos aguardando qualquer sinal de "vida"em ralação a nossa documentação enviada para processo provincial em dezembro de 2011 e até agora nada....só descontaram o valor no cartão!!!

    Muito obrigado por dividir esta informação!!! :)

    Abraço!

    Vanessa Alves Piper

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, tomara que vcs recebam essa notícia tão esperada agora em setembro! Eu sei que as entrevistas começam em novembro pra quem for prioritário, mas eles querem fazer todas as entrevistas (de quem enviou até 2011) até dezembro deste ano. Isso se o seu CSQ não chegar pelo correio, né?! Vamos tocer!

      Quando tiver novidades, me avisa!
      Beijão!

      Excluir
  8. Oi Dea!!! Olha no último comentário o que estavamos falando em 2012 eu estava esperando CSQ....recebi esta semana o e-mail dizendo que terei CSQ em casa (pelo menos isso)! Mas olha quanto tempo depois???

    Vc sabe me dizer quanto tempo o federal esta levando para Prioritários??? E o prioritário é considerado prioritário mesmo ou é como no Provincial que demoramos quase 2 anos!

    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...