Páginas

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Stay Ensemble!

Tá certo que o Quebec não se separou do Canadá no seu auge, então espero que não o faça agora. Mas o fato é que conheci muitos quebequenses que são super a favor, dizem que são "menos beneficiados" por Ottawa, que supostamente "privilegia" as províncias inglesas. Por outro lado, as demais províncias já estão cansadas dessa ladainha do partido separatista, do tratamento diferenciado e das exceções político-sociais oferecidas à Belle Province. Et quoi de neuf? Estamos em época de eleições.

Tudo isso pra dizer que a Sun News/Abacus Data fez uma pesquisa que conclui que um em cada quatro canadenses está "disposto" a se separar do Quebec. :'( Vale dizer que isso foi averiguado fora das fronteiras da província. Lá dentro, a coisa seria bem pior diferente!

Os dados chamam a atenção. Embora a maioria tenha dito que não(52%), pouco mais da outra metade foi a favor (26%) e os demais não souberam responder. Acontece que se o Parti Québécois assumir, e já está liderando a pesquisa de intenção de votos, o negócio vai esquentar.



Na minha visão, o Canadá é bom do jeito que está. Nem tão francês, nem tão inglês, nem tão americano. São as diferenças que o enriquecem. Fora que os economistas dizem que o Quebec sozinho seria muito mais dependente dos EUA, e acho que ninguém iria querer isso...

O que mais me preocupa é que essa insistência um dia cansa, além de gerar antipatia no resto do país. No Brasil, o caso mais semelhante foi o de Porto Alegre, que acabou conquistando uma certa antipatia (não a minha, mas de muita gente) e olha que os gaúchos nem falavam outra língua (tá, fora os da fronteira com o Uruguai), nem exigiam tratamento político diferenciado. É justamente aí que o bicho vai pegar.

Ainda segundo a pesquisa, a maioria(88%) acredita que deva haver um tratamento igualitário: “All the provinces should be treated equally, even if it upsets Quebec and risks separation." Se o partido quiser tirar proveito da situação, é este o caminho da separação.

E não é segredo pra ninguém que o governo da província vem investindo na formação de imigrantes recém-chegados de maneira tendenciosa, pelo menos é o que leio nos blogs de todo mundo. Quanto mais imigrantes, mais possibilidade de votos para o Partido Québécois.

Isso sem contar os estudantes, ou melhor dizendo, os jovens entre 18 e 29 anos, que são os mais indecisos quanto a essa questão. É, minha gente, é hora de formar opinião...

E vcs, o que acham?




fonte: http://ca.news.yahoo.com/blogs/canada-politics/quarter-canadians-vote-kick-quebec-confederation-survey-182711116.html

9 comentários:

  1. Eu não gosto do Charest (e da administração do Partido Liberal) mas tb não vou com a cara do PQ. Acho que o mais me incomoda no PQ é o fato deles serem separatista, pois sou super contra o Quebec se separar do ROC. Assim como vc acredito que são as diferenças que fazem o Canada ser o que é (o país que escolhi).
    Confesso que fico preocupada com essa história separatista, pois quando eu escolhi o Canadá, não escolhi apenas Québec. Eu quero o todo. Apesar de querer morar em Montreal, eu quero viver no país Canadá e não no país Québec.
    Acho difícil pra gente que está de fora opinar e talvez mais difícil ainda ver que o futuro não está (ainda) em nossas mãos.
    Já sobre a CAQ eu ainda não tenho uma opinião formada... preciso me informar mais.

    Abs
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Camila, a maior agonia é que a gente ainda tá de fora de tudo isso. Mas me preocupa o rumo que as coisas possam tomar. Como vc, quero viver em Montreal, mas no país Canadá e não no país Quebec!
      Beijão!

      Excluir
  2. Eu quero é que o pau quebre. Qualqer coisa, o Sul está aqui. Volto. Mas a verdade é que, se por um lado, há charme para quem pe de fora o fato de duas línguas duas nações viverem num mesmo território, para outros é extremamente desagradável.Ocorre que não é um partido PQ que vai mudar a opinião de um povo. Sempre haverá contras, mas a margem será sempre, como tem sido desde o início (?) 50% contra e 50% a favor. Não me preocupo com isso. Quem der importancia a este fato certamente estará do lado da Direita Golpista Charestista. Quem pagou essa pesquisa?Com que intenção quer vê-la agora, no momento das eleições? Isto sim me precupa.Permita-me o abuso de seu espaço; mas cometeu um erro gravissimo, dizer que os jovens de 18 a 29 não tem opinião formada. Como? O que foi essa revolução recente? Falta de consciência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Creio que não tenha lido a pesquisa, mas qdo escrevi que os jovens não têm uma opinião formada sobre essa questão, estava me referindo a um número mencionado pela própria pesquisa. E se ler com atenção verá que se trata de jovens fora da província do Quebec.
      Mas concordo com vc que é preocupante esta pesquisa surgir bem agora. O importante é sabermos ler nas entrelinhas e, por mais que 52% estejam a favor de manter o Quebec, as bases para uma mudança de pensamento estão dadas. Não apenas pelo Partido Quebecois, mas por todo o contexto político das últimas décadas. Vamos torcer para que pare por aí e abrir os olhos para tudo o que está envolvido nessa escolha...
      Abraço!

      Excluir
  3. Eu não quero que o Québec se separe do Canadá, pois eles fazem parte da Cultura Canadense, eu tenho certeza de que se o Québec se separe-se do Canadá a grande maioria dos Imigrantes iriam para o lado Inglês, por ter mais segurança de estar no Canadá,e não em um novo País,
    No Brasil tem o mesmo com o Sul do país, mais ultimamente eu não escuto mais falar isso!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é William, vc levantou uma excelente questão. Pra onde iriam os imigrantes se houvesse mesmo uma separação?
      Concordo que o Canadá oferece mais estabilidade, mas tanta gente escolheu o Quebec pelo idioma, pela cultura latina, pelo calor humano... E aí, como fica?!
      Por isso que eu acho que todo mundo sai perdendo...
      Beijão!

      Excluir

      Excluir
    2. Eu também acho que muita gente sairia perdendo, o jeito é continuar do jeito que está, pois o Canadá está bom desse jeito!!!

      Excluir
  4. Achei a foto fofinha! ^^

    De qualquer forma eu tb acho que a parte legal do Canada esta na diversidade. o bom é essa mistura. espero que não acabem com ela

    Ass: Ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é?! O Canadá que é um símbolo de respeito às diferentes culturas, não pode se separar justo do Quebec... tem mais é que cuidar dele com carinho! ;)

      Obrigada pela visita!
      Bisous!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...