Páginas

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Festival de Cinema Francês

Salut mes amis oiseaux!

Sigo sem muitas novidades, esperando e desesperando... nunca havia pensado no desespero como o contrário da espera. Nunca dois opostos caminharam tão juntos em minha vida, a ponto de confundirem-se.

Para não enlouquecer de vez, arranjei dois aliados de peso: a literatura e o cinema. Nada como sonhar outros sonhos! Só assim para fugir dessa realidade incerta. Ambos me ajudam a lidar com a realidade interna (sufocante) e externa (exaustiva), já que servem como pequenas iscas para assuntos aleatórios, que distraem meus interlocutores da pergunta recorrente: "e o Canadá?!"

Faz mais de um ano que respondo à mesma pergunta, que vem quase sempre acompanhada de um olhar de descrença e um tom de ironia. Já sem empolgação, eu digo: "Demora... muita gente quer ir pra lá". E as pessoas se surpreendem: "mas é tão frio, vcs são loucos!". Curioso o conceito de loucura... 

Outro dia li num blog bem bacana uma frase que se encaixa aqui: "nossos sonhos ainda vão perturbar muitos sonos". Deve ser isso! Os que estão "adormecidos" são os que tratam do assunto com mais superioridade! É como se não quisessem enxergar o que está acontecendo. Vivem num sono profundo, apático, induzido... quando alguém sonha com algo diferente, isso só pode ser perturbador! Alguma semelhança com Wall-e? Ou com o recente Cloud Atlas? 

Hoje entendo que por mais que a ideia inicial fosse DEBATER e não PERTURBAR ninguém, isso acontece invariavelmente. Pensar diferente, querer algo que não está na moda, mostrar um novo caminho, tudo isso parece ser uma ofensa pessoal. Sinal de desaprovação. Crime inafiançável e imprescritível em uma sociedade carente como a nossa. Mas já não quero convencer ninguém. Cada um com os seus sonhos!

O que eu queria mesmo dizer é que existe quem sonhe os mesmo sonhos. As artes que nos tocam são provas disso. E existem sonhos que nos levam para mais pertinho dos nossos sonhos, caso do cinema québécois, como no filme Monsieur Lazhar, que vi há alguns dias. 

Mas todos contribuem para os nossos sonhos, principalmente os filmes em francês, que nos ajudam a praticar o idioma que nos será tão necessário. Bem a tempo, começou hoje (17/01) a versão do My French Film Festival de 2013. São vários filmes (longas e curtas) que concorrem entre si durante um mês! Em 2012, assisti a vários pela internet, para nós brasileiros o pacote era gratuito e acho este ano também é! Ah! E tem legenda em várias línguas, inclusive em português!

Bons sonhos! E quem não quiser sonhar, que durma em paz...



7 comentários:

  1. E o que são os sonhos, senão pequenas fugas? Mesmo no melhor dos mundos, os sonhos são imprescindíveis para que sigamos em frente... Sinto que, para mim, a cada dia que passa, mais espessa se torna essa cortina de sonhos com a qual me rodeio para me proteger dessa realidade fria que me cerca.

    Não desanime no seu desespero. Seja forte e um dia vocÊ vai acordar dentro do seu sonho.

    Beijinhos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
  2. Que legal, cinema francês...
    Acho os filmes franceses muito românticos!
    Tenha um ótimo final de semana!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  3. Sonhar é preciso Dea. Ninguém vive sem sonhos.
    Adorei a dica do My French Film Festival. Alias, tb adorei Monsier Lazhar. Agora quero ver Rebelle. O cinema quebecois tá fazendo bonito nos festivais! Da gosto de ver!
    Andei vendo na CBQ que a senhorita está com planos... força aí qualquer que seja a sua decisão.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Moça acabei de postar sobre o festival! e passei aqui pra ver se tinha novidades rs

    Eu não tenho muito pra dizer se não força. Tudo isso é parte do processo. E a melhor coisa é realmente fazer como você disse: e quem não quiser sonhar que durma em paz! U_U

    Bjs

    Ela

    ResponderExcluir
  5. Achei uns birds e lembrei de voce!!!! Enviando daqui TODA A ENERGIA POSITIVA para que voce venha LOGO!!! Post novo lá no Blog com os Dupla's Birds!!! kkk

    Beeeeijos

    ResponderExcluir
  6. Outro dia voltei ao Cartório para autenticar uns documentos para outros fins e a atendente se lembrou de mim e disse:
    _ Eu me lembro de você. Você não ía pro Canadá? Não vai mais não?! Aposto que desistiu, pois o Brasil é bom demais.
    E eu com um sorriso amarelo:
    _ Não desisti não. O Processo é demorado mesmo.
    _ Iiiiii! Se não foi ainda, não vai mais não!
    _ Você poderia autenticar estes documentos aqui, por favor?!
    _ Nossa! Eles pediram mais documentos?!
    Daí eu sonhei por uns cinco segundos que estava batendo a cabeça dela contra o balcão! Voltei à tona mais relaxada, respirei fundo e continuei o diálago passivamente até terminar a eterna autenticação.

    O que seria das nossas vidas sem os sonhos?! Eu me permito a todo tempo usufruir deles. Continue! É ótimo, ainda mais quando se está a um passo da "insanidade canadense"! rs!

    E que delícia esta dica do My French Film Festival, Dea! Eu não me lembrava! Obrigada por compartilhar!

    Beijos de Boa semana & Bons sonhos...
    Nilian




    ResponderExcluir
  7. Ai meninas, andei um pouco ausente do blog, resolvendo mil coisas por conta dos novos planos, como vcs devem ter lido por aí (toc toc toc). Mas eu li os comentários aqui e faltou dizer muito obrigada pela força!
    (Tá difícil sossegar a periquita Nilian... rs)

    Beijão! Au revoir!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...