Páginas

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Pra desanuviar... outremont e mile-end!

Resolvi dar um desencanada dessa discussão do processo e fazer um pouco de sightseeing com o Cezar. Estamos aqui há 3 meses e ele ainda não conhecia dois dos meus bairros favoritos: Mile End e Outremont.

Tá certo que pra quem não tem opus fica um pouco difícil chegar lá (estamos aproveitando as bixis ao máximo, enquanto está quentinho), o que mata é a subida ao lado do parque (pelo menos pra mim, que estou uns 15 quilos acima do peso), chego lá em cima bufando... 

Mas, enfim, conseguimos!

Esses bairros são simplesmente deliciosos para um fim de tarde, com diversas opções de cafés, bistrôs e restaurantes. E, além do mais, vários gatinhos moram lá!

Sir Moustache

Sir Moutarde

Mister Grey

Miss Green

Mister Starhandler
Lindos não?! Pela carinha deles dá pra ver o quanto o bairro é tranquilo.

Mas, diferente deles, nós seres-humanos somos cheios de conflitos. Até onde não existe, inventamos um. E reza a lenda que o grande conflito dos montrealenses repousa sobre uma terrível dúvida entre o melhor bagel e o melhor café da cidade. Curiosamente, eles estão a apenas um quarteirão de distância! 

Café Olímpico

Club Social café

Bagel Fairmont

Baguel St-Viateur

Eu preferi o St-Viateur, mas pode ter sido apenas um questão de timing, pretendo provar ao menos 3 vezes cada um para ser justa :P. A massa é deliciosa e eles servem quentinho, esquema padaria. Cerca de CAN$ 0,80 cada um. Tem vários tipos. Eu fui no clássico, de gergelim.

Quanto ao café, preciso de opiniões (não bebo café!), mas encontramos um lugar gracinha que tem chá, bagels e jogos de tabuleiro(!).

Chez Boris!

Claro que também passeamos muito pelas ruas residenciais, aliás, eu sempre imaginei que morar ali era um sonho distante, mas a Tereza, do Levando o Alce pra Casa disse que dá pra encontrar lugares bem legais que não são tão caros assim...


Parece ou não parece uma casinha de fadas?
quem passa por esse portãozinho anyways?

E aquela bicicletinha ali, parece que já deixaram pra foto!

Em resumo, o bairro é incrível! Quero muito voltar lá pra conhecer um restaurante que estava lotado: Les enfantes terribles (amei o nome!).

A única coisa triste foi encontrar, por acaso, uma brasileira que vive em "myland" há um tempão (demorei 5 minutos pra entender que ela tava dizendo "mile-end" e não "minha terra") e ouvir que o bairro está sendo descaracterizado.

Ela disse que muitos artistas e músicos moravam lá, por isso era um bairro "cool" como era o Plateau antes de tantos bares tomarem conta da Avenue Mont-Royal, mas que agora a "burguesia francesa" estava chegando e comprando tudo (!). 

Pra vcs terem uma ideia, ela mora num prédio de 3 andares, num 5 e 1/2. Agora, o prédio inteiro está sendo vendido, como um 15 e 1/2(s), pra uma família de 4 pessoas. Um casal e duas crianças! Não faz muito sentido, né?! Mas é a lógica da selva... o mesmo capitalismo que implodiu o mercado imobiliário de Vancouver, agora está tomando conta de Montreal. :/

Só espero que não acabem com o charme dessa cidade... ele está aqui para todos nós, dos gatos aos burgueses (mas desconfio que os gatos aproveitem mais).

Bisous! 


10 comentários:

  1. Ammmeeeeiiii o post! Eu adoro Outremont e Mile End, acho muito mais legal que o Plateau. Eles são disparado os meus bairros favoritos! Vou morar lá quando eu crescer, com certeza...

    Agora fiquei curiosa para visitar esses cafés, será que são muito inacessíveis? ($$$) Ainda não provei o bagel da Fairmout, mas se ele é bom o suficiente para fazer concorrência ao bagel da St. Viateur, ele deve ser delicioso.

    Beijinhos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadinha Lídia!!! O Cezar também adorou lá, são bairros deliciosos! O único ponto problemático (pra nós) é o acesso... mas nada que um opus não resolva. É que estamos numa vibe "vento na cara", fazemos tudo a pé ou de bike (quero só ver até quando isso vai durar! rsrs).

      Os cafés não me pareceram inacessíveis, não... eram bem tranquilos! Podemos marcar de voltar lá e você me dá uma opinião... =D

      Beijinhos!

      Excluir
  2. Adorei o post Dea! Assim vou conhecendo um pouquinho de cada lugar em Montreal. Lindas fotos!
    Se puder, faça um com comidinhas(típicas, de padaria e supermercado)tenho curiosidade.
    Quanto ao processo quanto menos esperar vc conseguirá.
    Bom passeio!
    bjs
    Izabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izabel, menina não vi seu comentário! Vou fazer sim! Pode deixar!!!
      Desculpe a demora pra responder!
      Beijoca!

      Excluir
  3. os franceses acham *barato* pagar 1500$ num 3 e meio .. fizeram isso com o Plateau e estao fazendo com o Mile-End aussi ...

    minha sogra mora em Outremont, pertinho do Bagel St-Viateur, bem no meio da comunidade hassidique ...

    ResponderExcluir
  4. salut Dea!


    Achei seu blog bem interessante, e como vc estou prestes a imigrar para Montreal com minha familia em abril de 2014. E no momento estamos pesquisando um apt temporário para alugar por um mês . Vc tem alguma dica?
    Um abraço! Fk com DEUS!Kenya

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kenya! Obrigada!

      Fiz um post sobre isso, o link é este aqui: http://frozenbird.blogspot.com.br/2013/03/aluguel-temporario-no-canada.html

      A minha amiga ficou no studio meublé do Plateau e adorou.

      Beijinhos!

      Excluir
  5. Não é a primeira vez que vejo o seu blog mas é a primeira vez que eu te digo: parabéns! Sim, por conseguir de forma simples e poética nos dar uma visão de um lugar tão legal! Daqui há um ano deverei estar por aí e experimentarei essas delícias que você descreve. Agora, acima de tudo: obrigado por compartilhar essa sua vida com tantos anônimos como eu.
    Hermes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Hermes, obrigada por ter escrito desta vez. A gente nunca sabe se estão gostando do que a gente escreve, por isso os comentários são tão bem-vindos! Dá até vontade de escrever mais e parar de ser tão reclamona. =D
      Um abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...