Páginas

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Updates - francisação parcial

Resolvi escrever este post rápido só para dar um feedback sobre a francisação parcial pra quem só tem o CSQ...

Vou contar a minha experiência:

No começo do mês eu fui a uma comissão escolar do sudoeste para fazer o teste de francês escrito e, se passasse, iria começar o curso parcial de agosto (um dos poucos que encontrei, a maioria começa em setembro).

Cheguei cedo e pediram pra gente preencher os formulários e apresentar a tal da assurance maladie e a carta de residente. Eu expliquei que tinha o CSQ e o visto de estudos e que, segundo o site do Quebec, eu poderia fazer o curso parcial.

Foi uma confusão, ninguém sabia nada, falei com todo mundo da escola, até com a diretora! Depois de um chá de cadeira, ela pediu para uma funcionária ligar para alguém de uma "instância superior".

E eu lá, ouvindo a conversa...

Primeiro a pessoa disse que só com CSQ não podia. Depois disse que eu precisava de uma permissão de estudos (o meu visto é de estudante, menos de 6 meses). E eu ouvindo tudo e retrucando baixinho pra funcionária da escola. Ela já ia desligar quando saquei meu telefone com a página do governo aberta. Mostrei direitinho, em zoom 180, o tópico que dizia com todas as palavras que, com essas mesmas condições, eu poderia fazer o curso parcial. Ela ficou sem jeito, pediu desculpas e leu para a outra.

Achei que estava tudo certo, preenchi os papéis de novo (tinha mandado rasgar) e elas se desculparam mais uma vez, dizendo que se eu não pudesse estudar, o governo faria a escola arcar com o custo. Desculpas não faltaram. Uma das funcionárias ainda me agradou, disse que com o meu nível de francês eu nem precisaria da francisação... ahan, sei. Pra não restar dúvidas, eu reforcei: "por isso que eu quero fazer francês escrito!" :P

Mas logo quando eu pensei que só faltava fazer o teste, a funcionária veio com uma conversa que só com o CSQ tal (tinha uma letra a mais), que eu entendi que era o CSQ de refugiado, eu poderia fazer.
A little bit of love, for y'all

Fiquei besta. Primeiro porque acho que essa história está mal contada e, segundo, porque este é o mesmo motivo pelo qual não pagamos menos nas universidades. Apenas os refugiados podem, os demais SELECIONADOS pelo Quebec, não.

Fui embora injuriada. Ela me deu o email da mulher com quem ela falou pelo telefone e me disse que poderia ir até lá falar pessoalmente com ela. Acabei não indo porque vou para o Brasil no mês que vem e iria perder o início da turma seguinte. O que me dá raiva é que cada um fala uma coisa e ninguém sabe nada, ou faz que não sabe.

Meus amigos acham que a escola estava atrapalhada com os preparativos da volta das férias e que eu deveria tentar em outra. O fato é que já li blogs de pessoas que fizeram a francisação parcial nessas mesmas condições em que eu estava. Bizarro ninguém saber!

Por isso, se alguém tiver uma luz sobre o tema, por favor publique aqui. Muita gente me pergunta isso e eu sempre fui categórica dizendo que era, SIM, permitido fazer a francisação parcial (AFINAL ESTÁ ESCRITO NO SITE), mas agora eu já não tenho certeza.

No mais, a semana continua devagar, o consulado entregando alguns vistos que estavam na fila aguardando para serem emitidos e, por enquanto, nada de novos pedidos de exame médico. Espero que no final da semana venham mais novidades...

Au revoir!

9 comentários:

  1. Amiga querida, que saudades que eu estava de passar aqui no teu cantinho!
    Depois de 3 meses parada com a minha vida de blogueira, estou de volta! Vou voltar a me dedicar ao blog e vou voltar a visitar o teu blog com mais frequência!
    Agora vou conferir os posts que eu perdi nos últimos dias...
    Tem post novo no meu blog: www.asosmamaenadia.com
    Beijos e até logo!

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. O link tava coloridinho no texto... é esta aqui: http://immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/langue-francaise/lexique.html

      Beijinhos!

      Excluir
  3. A cada dia percebo que este Processo anda deveras desorganizado. Que zona, Dea!
    Fiquei decepcionada com seu relato sobre a francisação parcial. Aliás, ando me decepcionando tanto com tudo isso...

    Xô, Baixo Astral!

    Abração
    Nilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá difícil, mas vamos tentar manter o pensamento positivo... :/

      Excluir
  4. O que eu sei é o online... se vc está no canada eu já nao sei como seria...

    ResponderExcluir
  5. Oi Dea, poxa que chato isso ein!!!! Bem, se eu descobrir algo te aviso. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadinha Vivi... cada um fala uma coisa, tá difícil... beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...