Páginas

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Happy Thanksgiving

Bonjour mes amis!

Hoje é dia de comemoração no Canadá... dia de agradecer às graças que recebemos em nossas vidas. Eu ando meio em falta desde que interrompi o "frozen felicidades", post semanal com as pequenas felicidades do dia a dia, e hoje quero aproveitar para recuperar o tempo perdido:

Li este poema e achei que tinha tudo a ver com a relação que temos com o Canadá. Com nosso encantamento por este país lindo, do qual só quem resolve imigrar pra cá deve realmente compartilhar...

“Quando as aves falam com as pedras e as rãs com as águas - é de poesia que estão falando.

Por viver muitos anos dentro do mato.
Moda ave.
O menino pegou um olhar de pássaro – contraiu visão fontana.
Por forma que ele enxergava as coisas por igual.
Como os pássaros enxergam.

Que a importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc. Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós” 

Manoel de Barros

Não sei pra vocês, mas pra mim o Canadá é importantíssimo! Por isso eu peço tanto a Deus para que as coisas se encaminhem logo... peço tanto, que às vezes até esqueço de agradecer a alegria enorme que é ter a oportunidade de já estar aqui.

Quando fui para o Brasil desta última vez, solicitei um visto de turista (sem estudos) para esperar o final do processo aqui. Fui sincera, disse que estava aguardando o processo há 20 meses, que já tinha estudado muito (todos os meus outros vistos eram de estudos) e rezei pra dar certo...

Busquei os passaportes no consulado com o coração disparado e cheguei no aeroporto nervosa, com tudo em mãos, morrendo de medo de, na hora de cruzar a fronteira, o cara cismar: "turismo até março? como assim? onde você vai ficar? quanto dinheiro você tem?", essas questões todas que fazem a gente tremer na base, mesmo fazendo tudo certinho. Vai que eu explico que tenho um apartamento montado e o oficial não gosta muito?! Enfim, tudo isso me tirou o sono, de modo que quando cheguei em Guarulhos para embarcar, nem pensei na remota possibilidade de ter problema pra sair... o meu medo era não entrar!

Estava eu, segunda da fila dos que já haviam feito check in pela internet, com as malas pesadas, endereçadas e plastificadas (uma facada, btw), com dois deliciosos assentos de saída de emergência reservados, quando a moça me disse que não poderia me deixar embarcar. Quase caí para trás.

Acontece que eu nunca viajei como turista sem ser turista, e quem viaja como turista aparentemente tem de ter a sua passagem de volta. Meio óbvio, não? Eu até tinha transferido as milhas do cartão de crédito, mas não deu tempo de constar na companhia aérea e eu pensava em emitir depois, sem pressa. Ledo engano!

Toca eu buscar uma passagem pra março em todos os sites de internet, direto do saguão do aeroporto, pela tela do celular. Precisava apresentar o bilhete emitido em uma hora pra conseguir embarcar. Delta, United, Air Canada, não tinha nada em promoção. Março gente, dá pra acreditar? (Imagina na Copa) Isso com o 3g da tim a zero por hora e o apoio do Cezar via what's app do Canadá! 

Lembrei das promoções do site "melhores destinos" e falei pra ele pesquisar, já que no celular não tava rolando. E eis que ele encontra uma da Air Canada, ida e volta, por R$2600 e em 10x. Fechei na hora. 

Mas quem disse que chegava o bilhete emitido? O Cé leu as regras e dizia que podia levar até 72 horas!!! 

Resolvi ligar no atendimento ao cliente e o Cé então me explicou que na hora da compra foi redirecionado para o site da Submarino jkzhfuaherfbnjvnjfn Nessa hora sentei e passou um filme na minha cabeça. EU SEMPRE TIVE PROBLEMAS COM A SUBMARINO VIAGENS. Liguei pra lá e fiquei 20 minutos na espera pra ela me dizer que estava esperando a aprovação do cartão. A cena tava ridícula, eu com dois telefones na mão, tremendo, um com a Submarino e o outro com a Mastercard, administrando as esperas. E nesse meio tempo, tentava encontrar o escritório da Air Canadá no aeroporto, pra ver se conseguiam anotar o número do meu bilhete.

Vocês não sabem o desespero que foi. A Air Canada "me via" no vôo, mas o bilhete não havia sido emitido e não podiam fazer nada. Estava tudo nas mãos da Submarino. Foi quando, against all odds, um ANJO perdido no fundo do mar me atendeu, colocou prioridade no pedido e resolveu TUDO pra mim, antes mesmo que eu conseguisse falar com o cartão. Juro, entreguei o número do bilhete 2 minutos antes do horário limite pra despachar as malas. Estava com as mãos suadas e quase encharquei o escapulário da Nossa Senhora das Graças da minha mãe e o Meishu Sama que ganhei do meu pai. Fiz o check in chorando, sem brincadeira.

by Debbie Hineline
Só por isso, já valia o agradecimento.

Quando pisei no Canadá e o oficial me perguntou se eu já estive aqui antes, eu disse: "Yes, I love it here." Ele viu, então, todos os meus vistos (que não eram todos, porque uns outros tantos ficaram no passaporte antigo) e disse: "Me too".  Nem ouvi o resto da conversa. Estava nas nuvens. Só queria gritar MUITO OBRIGADA, MEU DEUS!

Claro que estou na torcida para que o visto saia logo, mas não tenho palavras pra agradecer o fato de eu estar aqui, do Cezar estar comigo, de termos o apoio da nossa família e de tantas amizades (umas que torcem por nós do Brasil, outras aqui com a gente e outras tantas pra chegar). O início dessa trajetória no Canadá tem sido turbulento, mas quando nos cercamos de pessoas queridas, tudo fica mais fácil. 

Obrigada por lerem o meu blog, um canal que me permite extravasar essa tensão toda do processo de imigração, e ainda me aproxima de pessoas que me apoiam e me encantam. 

Aliás, os dias foram corridos pra comentar, mas continuo lendo os blogs de todos vocês. =)

Happy Thanksgiving!

20 comentários:

  1. Oi Dea, que loucura... essa saga ao Canada pode virar roteiro de filme Hollywoodianol!
    Um abraco e um feliz ThanksGiving!!!!
    Carlos Henrique

    ResponderExcluir
  2. Eu fiquei sem ar lendo seu post, Dea!
    Passei mal! Que desespero!!! Já não basta a tormenta que passamos?! Vixi!!!

    E no final, tudo deu certo. Aliás, sempre dá certo!!!

    Estou com esperanças, Dea, de que teremos bos notícias em breve (espero de todo coração!!)

    Sigamos confiantes, passarinha!!!
    Abração!
    Nilian


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que intuição amiga! Fiquei muito feliz por vc!!! Acompanhei seu processo desde o comecinho, de tão pertinho que era do meu!

      Espero que eu também possa comemorar em breve!

      Beijinhos!

      Excluir
  3. Que aventura! Já passei por apuros no aeroporto... voos de conexão perdido, malas perdidas... correrias para pegar voos, mil peripécias para encaixar um voo que não ia mais sair, até bombeiros jogando espuma no avião que tinha derramado combustível... mas essa aí deve ter sido um sufoco mesmo!

    Ainda bem que deu certo! Desejo boa sorte e que o processo finalize logo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caramba! Espuma no avião??? Puxa, achei que tinha passado sufoco, mas acho que vc ganhou! ;)

      Se bem que agora o meu sufoco é por causa do pedido de exame médico, que só não saiu pra mim! E esse tá bem grande, viu?! rs

      Beijão e obrigada pela torcida!

      Excluir
  4. Olá Dea!
    Lindo o poema.
    Meu deus que estresse!! Se fosse eu tinha tido um treco.
    Que bom que correu bem.
    Força e paciência, vc está na reta final, vai dar tudo certo!!

    abç
    Izabel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela força Izabel, sei que está chegando a hora, mas enquanto não sai, o sufoco é imenso!!! Hoje tá maior que no dia do vôo!!! :(

      Beijinhos

      Excluir
  5. Oi, Dea

    Eu não lembro onde no formulário de imigração eu marquei o quadradinho onde estava escrito "com emoção"...rsrsrsr... vc também deve ter marcado este quadradinho sem perceber...rsrsrsr
    Mas que bom que vc já está aí... em novembro também estamos chegando...
    Boa sorte.
    Abç.,
    Luciana (esposa do Carlos Henrique)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luciana!!!

      Certeza que eu também marquei esse quadradinho!!! Hoje saiu o pedido de um monte de gente, só pularam 3, e claro, o meu era um deles! Afff... mereço!

      Espero vcs em novembro!!! :)

      Abraços!

      Excluir
  6. Nossa Dea! Tem mesmo que agradecer! Me deu um desespero enquanto ia lendo.....imagino como vc deve ter ficado apavorada! Graças a Deus existem pessoas boas que aparecem no nosso caminho! ;)
    Fico feliz de ter dado tudo certo....estamos no Brasil aguardando o federal....e sei o que dói essa espera!
    Muita sorte, sempre! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Van!

      Viu que sufoco? Nem acredito que deu tudo certo!!!

      O pior é que mal comecei a agradecer e já to pedindo de novo, dessa vez pro meu pedido de exame médicos sair!

      Vamos seguir confiantes de que será mais rápido agora!

      Abraços!!!

      Excluir
  7. Nossa, senti a emoção no texto... Fortes emoções, fortes alegrias, e bola para frente que vamos, que vamos.

    Benvinda de volta!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadinha!!!

      Como a Luciana falou, acho que marquei o quadradinho "com emoção"!!!

      Obrigadinha pelo apoio!!!

      Abs!

      Excluir
  8. Fortes emoções!!! Virão mais quando seu pedido chegar, não é mesmo?!
    Gostaria de falar com vc por email mas não achei nenhum contato seu... tem como vc me passar seu email? Gostaria de te perguntar sobre os acontecimentos deste post, é possível? alineribeiropsi arroba yahoo com br abraço e boa sorte!

    ResponderExcluir
  9. Surgiu uma dúvida e gostaria da sua ajuda: estamos tirando o visto de turista pra ir antes eu queria saber por que você comprou passagem de volta? Como eu troquei minhas milhas, só estou com a passagem de ida e tenho medo de me barrarem por não ter a passagem de volta. Gostaria de saber por que vc teve que comprar a de volta??? Obrigada desde já! Aline (alineribeiropsi arroba yahoo com br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!

      Então, foi justamente isso que aconteceu comigo, não me deixaram nem embarcar porque eu não tinha a passagem de volta. Parece que com o visto de turismo, isso se tornou obrigatório. Na hora do embarque, vão pedir o seu eticket da passagem de volta e vc só embarca com ele. Talvez dê pra vc comprar uma passagem do Canadá para os EUA, mas eu não arrisquei.

      Beijinhos!

      Excluir
  10. Oi Dea! Obrigada por responder... Então, eu procurei nos sites oficiais e não achei nada... Só diz que depende do oficial que vai te atender...
    Então você perdeu essa passagem de volta ou conseguirá remarcar para uma futura visita ao Brasil? Estou considerando que, obviamente, você vai terminar o seu processo daí, correto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!

      Eu comprei a passagem na data limite que eu poderia comprar (6 meses) e estou pensando em voltar para o Brasil sim. O que fiz foi comprar uma passagem ida e volta, assim vou para o Brasil mas volto para o Canadá em seguida.

      Segundo a moça da Copa Airlines e o escritório da Air Canada, é sim obrigatório ter a passagem de volta quando você é turista. Eu nunca tinha lido nada sobre isso. Eles dizem que os agentes de viagem sabem disso e devem nos informar, mas eu sempre comprei online.

      Eu não arriscaria...

      Bjinho!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...