Páginas

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O IOF subiu, e agora José?!

Não sei se já viram esta bomba, mas o governo acaba de aumentar o IOF para mais de 6%! Uma facada pra quem pensava em usar o Premier aqui... e foi tudo de uma hora pra outra, publicado hoje pra valer a partir de amanhã...

"A partir de agora, os viajantes que sacarem com os cartões de débito ou crédito no exterior ou pagarem contas na função débito, pagarão 6,38% de IOF! Isso mesmo: tanto os saques de moeda estrangeira quanto as compras no débito em conta corrente terão a mesma alíquota – altíssima – das operações com cartão de crédito. Além disso, recarga de cartões pré-pago como Visa Travel Money, Mastercard Travel Card e American Express Global Travel também serão taxadas em 6,38%.

A única possibilidade de escapar dos 6,38% é saindo do Brasil com o dinheiro em espécie. Lá fora você pode até comprar um cartão pré-pago e colocar o dinheiro nele, mas sempre que recarregar seu cartão pré-pago no Brasil, será taxado em 6,38%.

A nova norma será publicada ainda hoje (27), em edição extraordinária do Diário Oficial da União, por meio de decreto da presidente Dilma Rousseff que aumenta o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) nessas operações.

Também serão afetadas as compras de cheque de viagem (traveller checks) e o carregamento de cartões pré-pagos. Em nota, o Ministério da Fazenda informou que a medida pretende igualar a tributação dessas transações com as compras no cartão de crédito internacional, que paga a mesma alíquota desde março de 2011." (
texto daqui)

Presentinho de Natal, bem na véspera do ano-novo, pra pegar no pulo todo mundo que foi pro exterior desprevenido. Canadá me aceita, pleeeeeeease!

E agora, você?! 

8 comentários:

  1. Oi Dea,

    Pelo que entendi, operações de câmbio estão mantidas, como o Global View do HSBC. Mas acredito que temos que testar para confirmar: "As compras de moeda estrangeira em espécie feitas no mercado de câmbio brasileiro não têm alteração na tributação — seguem com alíquota de 0,38%. " http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/economia/noticia/2013/12/governo-aumenta-iof-para-saques-e-gastos-a-vista-no-exterior-4375845.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabio! Será? Nossa, vou testar segunda-feira! Vai ser um grande alívio... obrigada por comentar!
      Abraço!

      Excluir
    2. Oi William, desculpe, só vi agora! Subiu sim, dia 28/12. Mas dá pra fazer transferência se tiver o global view, pelo IOF antigo!
      Abraço!

      Excluir
  2. Sério???

    Ferrou!!!

    estou indo para Winnipeg em FEV, eu ia levar o dinheiro como Visa Travel Money. Agora tem os mesmos juros, ngm merece!!

    Fu.. Brazil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá William! O visa travel money continua sendo uma opção mais segura do que trazer em espécie... mas se tiver um programa de pontos no cartão de crédito, agora compensa acumular milhas! ;)
      Abraço!

      Excluir
    2. Olá Dea,

      isso é vdd!!! Eu acho que mesmo com esse juros vou levar em VTM acho q é a melhor opção para mim.

      Abraço

      Excluir
  3. Aqui no Brasil a lei de mercado age contra a maré, o normal é que quando há um grande fluxo de vendas em um determinado ramo ou produto a tendência é aquele tipo de produto ficar mais barato, só que eles não agem desta forma, aqui quando eles percebem que algum tipo de venda está crescendo eles aumentam as taxas os preços, e também quando um produto no mercado lá fora está parado e não sai a tendência é abaixar os preços, só que aqui no Brasil isso não acontece, o governo e os comerciantes esquecem completamente que este tipo de prática só levará o país a ter inflação, pois se tudo ficar caro o salário mínimo subirá e a arrecadação feita será inútil, aliás será útil para quebrar ainda mais este país. Vamos supor que o governo arrecade este dinheiro, só que parte do dinheiro será gasto em manutenção (ruas, calçadas...) ninguém comprou calçada (pelo absurdo de preço que se tornou) então mais da metade do que foi arrecadado foi para o ralo, a inflação comeu, fora que isso é tão prejudicial e só fará o idh do país cair mais e mais, (quando mais confortável é sua vida e de todos que moram num determinado país maior é o IDH do mesmo) agora num país no qual você fica impossibilitado de comprar qualquer coisa o famoso: "dinheiro que caiu este mês é totalmente gasto neste mês" é bem ruim. O governo brasileiro é totalmente cego em relação a "folga salarial" vou explicar oque é "folga salarial" todo mundo que ganha uma grana tem que ter esta folga vamos supor que uma pessoa ganhe R$4000,00 (quatro mil reais) ela gaste 2 mil ela tem 2 mil de folga salarial um dinheiro que pode ser investido na bolsa, posto na poupança, gasto com amigos ou namorada(o) isto é qualidade de vida, isto é IDH alto somente um governo que pensa em si faria o IOF subir, somente um governo que pensa no seu próprio umbigo no seu próprio salário faria o absurdo da Copa do mundo de 2014 num país onde há muitos doentes morrendo em filas nos hospitais, Acorda Brasil, Caramba!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...