Páginas

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Atualização de formulários

E quando a gente pensa que a tormenta passou...

Eis que chega um pedido de atualização do formulário IMM5669, depois dos exames médicos feitos e enviados! É pra dar um treco na pessoa que está esperando há 24 meses o processo federal, ou não?!

Após um mês da realização dos exames e sem conseguir qualquer contato com a Maura, resolvi antecipar a minha ida ao Brasil, de modo que dia 20 estava eu na fila do consulado, com a taxa federal paga e passaporte em mãos.

Chego lá e ela me diz que ainda não posso deixar o passaporte, que não tem previsão alguma, que Ottawa nem havia dado o ok e que havia uma ressalva de pedido de antecedentes.

Voltei pra casa arrasada. Em setembro eu perguntei se podia antecipar os antecedentes canadenses e ela me disse que não, que eles faziam isso. Em outubro/novembro saíram vários pedidos de exames médicos e tive certeza de que o meu não saiu por causa disso. Mas agora, meses depois, com exames feitos e enviados, a ressalva ainda está lá???

Fui deitar agoniada e lá pelas tantas, quando a internet resolveu funcionar, chequei meu email no celular e tinha um email do consulado, pasmem, enviado na mesma hora em que euzinha estava lá.

Pediram a atualização das questões 8 e 12 do 5669, que questionam suas últimas atividades e endereços. Aí caiu a ficha, viram que eu fui pro Canadá em 2013 e pediram pra atualizar. Nem consegui dormir. Estavam analisando tudo de novo...

Preenchi os documentos e enviei por email. No dia seguinte, fui ao consulado com o formulário completo e assinado. Perguntei pra Maura se não podia deixar os passaportes, cada ida até lá é uma grana de estacionamento, pedágio, gasolina... mas não, "ainda é prematuro."

Pedi pra verificar se Ottawa não havia dado o ok, faz tempo que meu ecas está em sono profundo. Foi aí que veio a surpresa, embora a clínica de Montreal tenha dito que enviou os exames no dia 03/01, eles só enviaram no dia 15/01!!! Quase um mês depois (fiz dia 18/12)!

Moral da história: os formulários estão lá, Ottawa não deu o ok e eu não sei se vou precisar verificar antecedentes. Meus amigos receberam esse pedido de atualização e, em seguida, o de antecedentes. Mas eles estão no Canadá há mais de 6 meses. Como eu fui com visto de turista e não passei mais de 6 meses nas minhas idas, existe uma pequena esperança de que não peçam.

Se pedirem, ferrou. Primeiro porque estou no Brasil e a verificação rápida é feita lá, com a impressão das digitais (leva de 1 a 3 semanas). Daqui, o consulado é quem pede. Segundo, porque vou voltar para o Canadá sem o visto de residente (tem gente com pedido de exames de outubro sem o pedido de passaportes).

Pra ajudar, eles resolveram pedir os exames médicos de todo mundo até 2013, mais de 200 processos segundo a tabela, e todos os que forem mais tranquilos de resolver vão passar na frente. Exame ok, pedido de passaporte. Ou seja, quem já morou no Canadá se ferra.

Justo, não? Toda a grana gasta com visto de turismo, estudos e com escolas de idiomas no Canadá só atrapalham. Muito bacana da parte deles.

E agora segue o endereço da clínica em Montreal que não envia os exames quando promete e ainda mente pra vc:

1665 Ste Catherine West, 3rd Floor,
beside Metro St Mathieu and Maisonneuve,
Quebec,
H3H 1L9 

A recepcionista é bem simpática e gentil #sqn

Desculpem-me pelo desabafo. Estou a beira de um ataque de nervos! Queria que saísse pedido de passaporte pra todo mundo e logo, mas já duvido disso, acho que virou um bolo só e que agora é questão de sorte... aliás, já passou da hora da minha dar as caras. 

Quem puder me dar uma forcinha no pensamento positivo, eu agradeço, porque sozinha não tô dando conta...

Um abraço!

ps: vou fazer um post sobre o pagamento da taxa e envio do passaporte pra quem tiver no Canadá, é que hoje eu precisava colocar isso tudo pra fora.


23 comentários:

  1. Ai Dea, que chato hein, mas fica chateada não, logo isso tudo se resolve, estou aqui mandando boas vibrações. Eu nem sabia que vc tinha voltado pro BR... heheheh
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paula! A decisão foi tão de última hora que nem deu tempo de avisar... mil desculpas... agora acho que não vai mais rolar nosso ski, né? será que em março ainda tem? De qualquer forma, aproveitem muito por mim!

      E no mais, vamos seguir com as vibrações pra ver se esse processo desencanta! hehe

      Obrigada pela força!

      Beijinhos!

      Excluir
  2. Oi, Dea!
    Mandei algumas confidências para seu e-mail...
    Nilian

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilian, querida, obrigada por me manter informada... tava estranhando a sua ausência no instagram também! :/

      Respondi lá, vc viu?

      Beijinhos!

      Excluir
  3. Oi Dea, sei que é complicado, quando parece estar acabando vem tudo outra vez e o tormento continua, mas força na peruca, levanta a cabeça e bola pra frente, infelizmente, apesar de ser difícil, não há outra forma de enfrentar essa situação. Aqui mandamos nossas vibrações positivas e, com toda certeza, tudo correrá bem e terá o final que esperamos durante todos esses anos de processo.
    Abraços
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos (e Ca)!

      Puxa, obrigada pelas vibrações... eu estou precisando! Não tem muito o que fazer, eu sei, só esperar. É que tem dia que é difícil demais, parece que a vida é um pouco injusta com a gente! Arrogância minha. Na hora certa, vai sair. Tenho fé. =)

      Um abraço pra vcs!

      Excluir
  4. Bom dia
    So para te animar, meu processo durou 4 anos e desde 21/12 estou com os passaportes com vistos em maos
    Tudo dara certo
    Abraçao
    ANDRADE JUNIOR

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa... vc queria mesmo me animar? heheh

      Faz 3 anos que estou na espera desse consulado, com o agravante de que dediquei minha vida toda a esse projeto, ao invés de deixar rolar e seguir adiante. Já foi tempo demais! Ninguém merece... waaay too long!

      Pq levou 4 anos, Andrade? Tá louco... ou melhor, eu que estou enlouquecendo já! hehehe

      Agora, sério, obrigada pela força, significa muito pra mim. Se não fosse esse blog acho que eu já tinha surtado de vez! =D

      Abraços!!!

      Excluir
  5. Boa sorte... foco... e forca pra vc!
    Eu iniciei meu processo em 2009, e so no final de 2012 que eu recebi meu visto... eu estava desesperada, porque varios processos andavam e o meu nao. Hj em dia, depois de fazer o landing e morar no Canada por mais de 1 ano, o que eu penso eh "Deus escreve certo por linhas tortas". Todas as oportunidades que eu e meu marido temos tido desde que chegamos nao estariam disponiveis se tivessemos vindo em 2010, como a maioria do pessoal da minha epoca... se tivessemos vindo em 2010 teriamos batido com a cara na porta de nossa profissao, e provavelmente teriamos voltado ao Brasil...
    Resumindo: de repente essa demora tem um porque, que a gente ainda nao conhece ou enxerga... mas confie, porque VAI DAR CERTO qdo (finalmente) acontecer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati! Eu lembro bem, acompanhei o seu processo... angustiante, né?!

      Mas vc tem toda razão, a gente não sabe o que vem pela frente, quem sabe não chegou a hora ainda, né? Tem quem diga que Deus não demora, ele capricha! heheh.

      Muito obrigada pelo comentário, às vezes agimos como crianças mimadas, que querem as coisas na hora. Mas assim como elas, muitas vezes nós não enxergamos as coisas em perspectiva (we dont see the big picture!), e nem sempre o que queremos é o melhor para nós naquele momento.

      Estou tentando acalmar meu coraçãozinho ansioso. Obrigada pela força sempre...

      Um abraço! forte!

      Excluir
  6. olhe, a observaçao da Pati é preciosa ....

    muita calma e sem ulcera nessa hora!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahha... olha que a gastrite já começou, viu?! :P
      Vc tem razão! Obrigada pela força!
      Beijoca

      Excluir
  7. Ola Dea!!!

    Estou torcendo por vocês, boas notícias estão a caminho. Tenha fé que tudo vai dar certo!!!

    To aqui na torcida!!!

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi William! Obrigada querido. Eu também estou torcendo por vc!
      Obrigada pelo comentário!
      Abraço!

      Excluir
  8. Oi Dea,

    Fiquei chateada por seu seu post agora e posso imaginar a agonia que esta sentindo. Mas TENHA FE, LUTE COM TODAS AS SUAS FORCAS E, NO FINAL, O GOSTO DA VITORIA VAI SER O MELHOR POSSIVEL!!!

    Fica firme... Estamos todos na torcida por vc!
    Aline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline!

      Respondi seu comentário no outro post, tá? Obrigada pelo carinho, tô pedindo ajuda aqui no blog porque está bem difícil. Mas com tanto carinho já estou até me sentindo melhor!

      O importante é não perder as esperanças! Obrigada pela torcida!!! :)

      Bisous!

      Excluir
  9. Olá Dea, temos que manter a calma e sei que isso é complicado. Nosso caso é semelhante. Morei no Canada e recebi neste mês apenas a atualização do formulário que menciono justamente as perguntas 8 e 12. Mas o exame médico não veio. Estou com uma pulga atrás da orelha, pois no seu caso eles pediram o exame e outros post que li é natural esse pedido de atualização. Mas é isso. Forte abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fábio, pois é, acho que o mais certo é pedir a atualização antes do pedido de exames médicos. Os exames deveriam ser a fase final, depois que já está tudo ok. No meu caso, paguei duas vezes por exames (o primeiro que fiz, venceu) e o processo ainda está em análise... mas é bom ficar de olho, estão pedindo tantos exames que podem se atrapalhar. :/

      Seu e-cas é de quando?

      Abração e obrigada pela força!

      Excluir
    2. Ola Dea, obrigado por comentar. Meu e-cas é de 8 Fevereiro 2013. Achei estranho receber apenas um pedido de atualização do tal IMM 5669. Mas pelo que você escreveu em seu post, eles devem estar investigando minha vida no Canadá. ( Será que se tiver vamos dize algo errado, me exame médico se faz?? Não fiz nada de errado, mas vc sabe como eh, se fica pensando em várias coisas... ) No meu caso os exames devem demorar, pois sofri um acidente e fraturei meus pés, você acredita? Tive que fazer cirurgia e tudo. Tentei buscar algum caso parecido para ver e nada. Tomará que isso não comprometa minha ida, pois estou ansioso para voltar ao Canadá. Mas é isso. Força para gente, pois com certeza merecemos!

      Excluir
    3. Oi Fabio!
      Puxa, que azar machucar os pés bem agora! Eu recebi um email deles dizendo que iam fazer checagens de segurança e que o prazo seria de 90 dias. Ou seja, pra quem morou no Canada, demora mais mesmo. Mas tenho certeza de que vai dar tudo certo pra gente. Enquanto isso, vc ganha tempo com os exames médicos.
      Força e um abraço!!!

      Excluir
  10. Oi Dea,
    Obrigado por me passar essa informação! Para você isso não é boa notícia, pois terá que esperar mais um tempo. Mas como funciona esse pedido de antecedentes? O próprio consulado é que pede diretamente a Ottawa essa informação? No seu caso, você terá que ir na Polícia Federal brasileira para fazer as digitais e enviar para o consulado? Bom, obrigado pela ajuda e boa sorte e força para todos nós. Bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Fabio!
      Normalmente, é o próprio consulado que faz a solicitação à Ottawa, só pra quem passou mais de 6 meses no Canadá. Quem passou mais de 6 meses em outro país, é responsável por apresentar os antecedentes (incluindo os do Brasil).
      A novidade é que agora estão pedindo pra quem está no Canadá tirar os antecedentes lá. É um serviço pago, mas é mais rápido, porque usa digitais.
      Um abraço e boa semana! :)

      Excluir
  11. Oi Deam tudo bem? Você tem alguma novidade dos seus antecedentes criminais? O prazo máximo que deram foi 90 dias, ou seja pode sair antes, correto? Você esta no Brasil ou volto ao Canadá? Abraço e fica com Deus!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...