Páginas

terça-feira, 18 de setembro de 2012

FSW x QSW (e atualizações)

Hoje eu tive uma surpresa ao entrar no fórum do Yahoo que acompanho. Um rapaz que deu entrada no processo FSW em junho/2010, mesmo período em que dei entrada no processo QSW, acabou de receber o passaporte com o visto de residente permanente.

Acho importante postar sobre isso, porque muita gente tem a ilusão de que o processo por Quebec é mais rápido, e isso deixou de ser verdade há muito tempo. A menos que o seu processo seja considerado prioritário ou que você tenha um visto de trabalho em paralelo.

Eu nem tive a opção de escolher porque a minha profissão não está na lista para o FSW, só aplicando como Self-Employed (mas a falta de informação sobre este tipo de processo é desanimadora). Eu fiquei com os dois processos em paralelo, até o próprio consulado me garantir que o por Quebec seria mais rápido. Já começo a duvidar, estaria com 26 meses de Self-Employed agora!

Não que a gente tenha muita informação sobre o QSW, a única estimativa de prazo que eu tinha era a de 13 meses, que virou 16, que virou 18... mas isso já me explicaram que não é um prazo para os novos processos, mas a média de tempo que levou para finalizar os processos dos últimos 12 meses. Ou seja, é dar entrada no federal e rezar. Sem previsões.

A ilusão que eu tinha de que o número de CSQs foi muito menor em 2011 e que, por isso, assim que acabassem com a leva de dezembro/janeiro a coisa começaria a andar, já foi por água abaixo. Até hj eles não acabaram com os processos de janeiro e disseram que não terão acabado até o fim de outubro. Já passaram mais de 6 meses. Desculpas sem fronteiras.

E nada contra quem já está há um ano na fila do processo provicial, mas com as entrevistas que se aproximam em novembro/dezembro, mais uma leva de CSQs prioritários vão passar na nossa frente. Fora os vistos de turismo do final do ano. E os de estudante, que começam a pipocar depois da sequencia de feiras que acontecem anualmente em setembro.

Dá vontade de chorar. Provavelmente, terei mais um ano pela frente. E este País só aumenta o meu desespero. Desculpem o pessimismo, mas hoje não deu pra segurar.

Au revoir!




10 comentários:

  1. Entendo, entendo, entendo e entendo.

    O que posso dizer?

    Todos nós que já estamos no processo federal desde o ano passado, sentimos as mesmíssimas coisas: abandono por parte do consulado, sensação de termos sido enganados com os prazos, desespero porque queremos deixar logo as mazelas brasileiras para trás...

    O nosso problema é que depositamos todas as nossas esperanças nesse projeto de imigração. Investimos muito dinheiro e, principalmente, energia nisso. Estamos voltados para isso, lemos notícias de lá todos os dias, temos até blogs sobre isso... Hehehe...

    Eu também tinha a ilusão de que a partir de setembro o prazo diminuiria por causa da pausa que o Québec deu na distribuição de CSQ's. Ledo engano.

    Agora só me resta colocar minhas esperanças em outras coisas, mesmo que pequenas. Tenho tentado me envolver em outros "projetos", tenho tentado inventar coisas para fazer, para chamar minha atenção. Uma coisa que me ajudou bastante foi decidir que não vou embora do Brasil antes de junho do ano que vem, independentemente da data do visto. Decidi isso baseada em vários aspectos da minha vida e nossa! Ajudou muito ,viu? Tirou aquele peso, aquela urgência de "quero ir embora agora, já tou com tudo empacotado!"

    Eu vou até poder renovar meu contrato de aluguel e meu plano da academia, veja só! Rsrsrs...

    Também estou me preparando psicologicamente para o pior: o Consulado desistir de nós e dizer que o processo acabou. Eu não quero soar novelesca nem dramática, mas essa possibilidade pasa pela minha cabeça sim. Poxa, já tem gente com 21 meses de espera que não recebeu nem o pedido de exames médicos... Sei lá, não existe uma desculpa plausível pra isso. Eles não estão a fim e pronto.

    Enfim, espero que você também consiga desenvolver estratégias para acalmar o seu coração.

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Lídia,

      É bom saber que tem gente que sabe exatamente o que a gente está passando. Olha, eu juro que tento estabelecer metas, objetivos a curto prazo, coisas pra me distrair, enfim. Mas toda noite quando eu fecho os olhos e toda manhã quando os torno a abrir, é exatamente o pensamento que vc descreveu que me vem à cabeça: "quero ir embora agora, já to com tudo empacotado!"... rsrs

      Hoje sonhei que tinham negado o meu processo. Que desespero!!! Tô ficando maluca... =D

      Mas vou seguir a sua sugestão e estabelecer novas metas... acho que é o jeito, né?!

      Beijão e obrigada pela força!

      Excluir
  2. Dea, ma belle, eu tento de todas formas não me estressar mais com toda essa loucura de Processo Foderola, mas ando muito desanimada pra não dizer desesperada.
    De repente bateu uma onda pessimista e acho que essa demora toda não vai acabar bem. Vai sim acabar com nossos planos e sonhos.
    Acho que esse lenga-lenga é proposital para minar nossa paciência e no fim ganharmos um tapinha nas costas "Desculpem, mas fechamos as portas. Peguem seus reembolsos naquela próxima fila ali"
    Por isso, estou muito sem chão matutando um plano B pra minha vida. O grande problema é que ainda não consegui pensar em outra alternativa, pois desejo o Québec demais da conta.
    #ComoFaz
    Desculpe meu desabafo também, sem tapinhas nas costas mas com um grande abraço.
    Nilian
    brazucoise.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Nilian, e não é?! Muita gente tem falado sobre o processo para a Dinamarca, mas eu ainda não sei nada a respeito. Difícil desistir dessa paixão por Montreal! Acho que mesmo que eu leve um pé na dita cuja, vou ser daquelas ex-namoradas chatas e sem autoestima, que ficam implorando pra voltar (rsrs). EU AMO O CANADÁ!

      Já serve de consolo saber que estamos juntas nessa, são só alguns dias de diferença entre o meu e o seu elefantinho. Agora é fazer de tudo pra não abortar e torcer (que ironia) para que seja prematuro... ;)

      Um abração pra vc tbm!!!

      Excluir
    2. Gente, o assunto é triste mas eu tive que rir do "Processo Foderola" da Nilian! =P

      Mas é isso... Eu tou com esse medo também, do processo acabar, desses 21 meses na fila de espera seja só um "banho-maria" para daqui a pouco eles anunciarem que não nos querem mais... Foda!

      E o pior é que eu morro de medo de insetos, acho que prefiro enfrentar a violência brasileira a ter que lidar com as aranhas gigantes australianas...

      Quanto ao processo dinamarquês, aqui vai o link para quem quiser pesquisar (Já vou logo avisando que a) o visto deles não é tão "bom" quanto o do Canadá. Não é bem visto de residente permanente, cheio dos direitos, é mais uma permissão para entrar no país e procurar trabalho e b) eles exigem que a pessoa tenha o equivalente a 45 mil reais em coroas dinamarquesas na conta, ao chegar no pais)


      Link: http://www.nyidanmark.dk/en-us/coming_to_dk/work/greencard-scheme/greencard-scheme.htm


      (Espero que esse comentário não vá para a caixa de spam por conta do link!)

      Beijos,
      Lidia.

      Excluir
    3. Oi Lidia! Obrigada pelo link (é uma preguiiiça de usar o google! rsrs), mas com ele aqui facinho na minha página, não tive desculpas pra não entrar!

      O lance é que eu sou jornalista (ô profissaozinha que ninguém quer) e tenho só pós, não tenho mestrado. E tem mais uma língua pra aprender... confesso que deu ainda mais cansaço... "íssimo íssimo íssimo cansaço"...

      O jeito vai ser esperar pra ver!!! Mesmo assim, obrigadíssima! rs

      Beijão!

      Excluir
  3. Ai que triste tudo isso. Por falta de experiencia 9e talvez criatividade) não consigo pensar em nada não-clichê pra dizer.
    É bastante desmotivador ver quem está "na reta final" falando isso. É na ideia de fugir disso tudo que eu queria tentar o PEQ. Será que rola?

    Boa sorte com seu processo. Mas não desista!

    Ass: Ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ô minha exclamacaozinha da sorte, não sei nem o que te dizer. Se não tiver pavor de aranha, acho que eu te recomendo pesquisar mais sobre a Austrália. O processo lá, ao menos, tem prazo pra acabar (e são só 12 meses!).

      Agora, se você sofrer de paixonite aguda pelo Canadá, como a gente, acho que não vai ter olhos para outro País, né?! Neste caso, o PEQ e o CEC são as alternativas mais viáveis. Mas tem o inconveniente do preço do curso.

      Eu li tudo sobre o PEQ, precisa ser um doutorado, mestrado ou mba; ou uma pós com 1800 horas; ou um bacharelado; ou um curso técnico, desses de 3 anos. Vou escrever um post sobre o que pesquisei, com alguns inconvenientes que a gente esquece, quem sabe serve pra vc ou pro William. Mas o fato é que, com um visto de estudante, dá pra ficar lá e, até, trabalhar (20 horas/semana, dependendo do curso). Se fosse começar agora, esta seria a minha opção, sem dúvidas. Ou tirar uma certificação em TI e mandar cv adoidado!!!

      Não vou desistir, não. Espero que não desistam "comigo"! (rsrs)

      Beijão!

      Excluir
  4. Ai socorro! Todo dia no caminho pro trabalho eu só consigo pensar nesse processo. Vai, não vai, vai. Tem que ir.
    Eu to com medo, muito medo mesmo disso tudo dar em nada. É desesperador. Saber que tá todo mundo no mesmo barco ajuda, mas nem tanto. Se ao menos eu soubesse se o visto vai sair ou não. Continuava esperando ou partia pra outra. No meu caso acho que seria a Australia msm. Só sei que não tenho mais estômago pra ficar no Brasil. Me tira daqui!
    Não sei mais se rezo, se choro ou se inicio o plano B imediatamente. E enquanto isso a vida empatada por aqui.
    Boa sorte pra todos nós!
    E desculpa pelo desabafo, mas não tá fácil!

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila!

      Como disse a Lidia, "entendo, entendo, entendo e entendo". O desespero por aqui tbm tá gigante, assim como a angústia de não saber o fim. Mas como todo mundo fala, o jeito é tocar a vida. E ver o que ainda dá pra fazer por aqui. :/


      Beijão!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...