Páginas

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Resultado das eleições

Não deu pra não escrever sobre isso, saiu até no site da globo, essas eleições parecem que vão mesmo dar o que falar. Claro que tem muita gente preocupada com o fato da Pauline Marois ter vencido. Ela esteve a frente de dois referendos separatistas (1980 e 1995), e continua sendo uma defensora fervorosa da independência do Quebec e da soberania da língua francesa.

O que mais me surpreende nisso tudo é que a história do Canadá se fez (E SE FAZ) com a participação de imigrantes, com a integração do diferente; é a multiculturalidade que o ensina todos os dias a combater o preconceito e expandir seus horizontes.

Aí vem o resultado das eleições (em 2012!!!) e o partido eleito pela maioria apresenta esse discurso retrógrado de encarceramento cultural?! Posso estar pegando pesado, mas querer impor, neste momento, uma barreira linguística e um "bairrismo" exacerbado só pode ser considerado um retrocesso. Quero acreditar que tenham sido outras as razões que a elegeram.

Isto posto, o que dizer do atentado contra esta mesma candidata eleita (democraticamente, diga-se de passagem)?! Da falta de respeito assinada com "os ingleses estão acordando"?! OI??? Tanta crítica à postura do PQ e, de repente, uma resposta dessas? Ou seria tudo armado pra fortalecer o argumento separatista? Desculpem, eu sou brasileira e já vi de tudo nessa vida.

O fato é lamentável, não importa de onde venha. Não importa se foi apenas um louco, um caso isolado. Por mais preocupante que seja a vitória da Marois, tentar atear fogo e chegar a disparar contra a multidão não tem justificativa, é vergonhoso. O momento agora é de respeitar a maioria e dar um voto de confiança ao novo governo. A alternância de poder, a meu ver, sempre traz consigo a possibilidade de renovação (brasileiros, vejam bem, eu disse "possibilidade").

Sejamos otimistas. Mas, antes de tudo, tenhamos a humildade de ser multiculturais.





6 comentários:

  1. Nossa, tou morrendo de medo do discurso separatista vir à tona outra vez e eles realizarem outro referendo... Eu super entendo o lado do Québec, conheço toda a história deles e sei que é importante que a língua e a cultura sejam preservadas, mas - como você disse - em pleno século 21 essa coisa de impor barreiras é super retrógrada! A tendência agora é viver em um mundo com cada vez menos fronteiras...

    Quanto ao atendado, sem comentários... Muito esquisita essa história, nem é o perfil québecois fazer esse tipo de coisa. Sua teoria é bem maquiavélica, mas é realmente preciso desconfiar...

    Abraços,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidia!
      Pois é, essas eleições deram uma surpreendida, se muita gente que já imigrou está apreensivo, imagina a gente, que ainda está no processo?!
      Mas quem poderia imaginar um atentado como este num País como o Canadá? Que susto e que estranha essa história. Talvez haja uma rivalidade latente mais viva do que imaginamos! Espero que não...

      Abração!
      Dea

      Excluir
  2. ai ai ai .. não to curtindo muito essa coisa de separatista radical nao D: e essa coisa de atentado justo num lugar tranquilo como o canada. e ainda tem um louco atirando!?
    ta muito estranha essa historia... Eu ainda to me situando nessa historia...

    Vamos torcer pelo melhor

    Ass: Ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é, exclamaçãozinha?! Melhor vc ir logo pra lá e dar um pouco de sorte para o Quebec também! ;)

      Algo me diz que vamos precisar...

      Beijão!

      Excluir
  3. Déa!!!

    depois de ler seu blog fiquei muito animada! Sim, é um dos únicos que conheço que publica frequentemente. também tenho um blog que está 'abandonado' por falta de noticias!! Achei, também, que se falasse sobre outros assuntos afins ou se publicasse ao menos semanalmente ia encher o saco. Mas não!!! Nós, imigrantes, estamos ávidos por ler nos blogs alheios, notícias, impressoes, sentimentos.. e não precisa ser only Canadá, né?
    Tinha pensado em escrever duas vezes por semana pequenas alegrias e pequenos desgostos. o primeiro para ter saudade quando estivermos fora daqui. o segundo para reforçar a decisão de mudar do país, quando tudo estivesse difícil.
    Pelo visto há uma bloggagem coletiva com relação a pequenas felicidades, né? Como faço para participar?
    E com relação à segunda sugestão?? Tenho váarios perrengues para relatar que só reforçam minha decisão de sumir de vez do Brasil!!
    Quero, sim, ser uma blogueira ativa. E tenho você como exemplo.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju!
      Puxa fiquei feliz que o meu blog serviu pra te inspirar a escrever mais. Eu sou suspeita, quanto mais ansiosa estou, mais preciso deste meu divã virtual pra extravasar emoções e pensamentos...rsrs

      Achei ótima a sua ideia de blogagem semanal. A que eu participo chama "pequenas felicidades" e foi uma iniciativa do blog Botoezinhos (na lista ao lado). Pra participar, é fácil:
      1- Copie o banner elaborado pela Rita e coloque o link pra página dela
      2- Faça um post com o título Pequenas Felicidades #
      3- Liste e publique as suas felicidadezinhas (que começam no dia mais feliz: sexta!)
      4- Cole o link da sua página na página do Botoezinhos, no post correspondente da semana (ela posta toda quinta, pra dar tempo de todo mundo linkar!). Pronto!

      O mais legal é que a gente eterniza (e divulga) só o que ficou de positivo e abstrai o resto. Dizem que é possível "editar" nossas memórias, então por que não guardar somente os momentos felizes, né?!

      Beijão!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...