Páginas

quarta-feira, 27 de março de 2013

Exames médicos: antecipar ou não?!

O consulado está quase parando, aliás, quase não, está parado há dias. Mesmo assim, muita gente resolveu antecipar os exames médicos. Como rolam muitas dúvidas quanto a isso, hoje eu consegui me informar e vou compartilhar com vocês:

- Vale por um ano?
Os exames determinam a validade do visto de entrada. Assim, quem fizer os exames hoje, precisa torcer para o visto sair e fazer o landing até o dia 27/03/2014. Caso contrário, terá de repetir os exames.

- E o raio-x, não perde a validade?
Segundo o médico, perde sim. Aliás o recomendado é fazer todos os exames até no máximo 2 meses antes da viagem. Para o Dr Andersen, "um raio-x com mais de 6 meses é velho, não é atual". Porém, para o consulado, vale o prazo de um ano. (até hoje, lembre-se: tudo pode mudar).

- Dá pra fazer no Canadá?
Dá sim, mas aí é preciso pagar 3 vezes o fedex: para enviar o pedido de exames pra lá, para enviar o  passaporte para o Brasil e para mandar o passaporte de volta.

Bom, essas eram as considerações iniciais que me fizeram optar por adiantar o exame (estou com quase 15 meses de federal e acho que seria muito azar chegar a 27 (15 + 12 meses da validade dos exames).

PORÉM.............

Mais uma mudança vem por aí. O Dr Ib Andersen me explicou que no dia 22 de abril, os "técnicos" vão informá-lo sobre quais serão os novos procedimentos e requerimentos na realização dos exames. Parece que vão utilizar um sistema unificado para o Canadá, Austrália e Nova Zelândia. E mais, vão aposentar o velho cd e agora os exames serão digitalizados! (opa, será que vai acelerar o processo?)

Muito espirituoso, o doutor me disse que poderia até fazer o exame, afinal eu pagaria por ele, mas que eu correria um sério risco dele não valer mais. Desisti.

E vocês? O que acham?

Mung, o médico que você fez os exames não comentou nada sobre isso?

Source: flickr.com viaAndrea on Pinterest


O jeito é esperar :(

8 comentários:

  1. Olá Dea,

    Fizemos a consulta e os exames dia 25/03 com o Dr. Alexandru, explicamos que ainda não recebemos o pedido de exames e perguntei sobre a validade e da nova sistemática de envio dos exames, ele me explicou:

    - Que a validade é de 01 ano;

    - Que não teremos problemas em antecipar os exames, muitos optam por antecipar;

    - Que assim que os exames laboratoriais e raio-x ficarem prontos é só marcar um retorno, ele analisará os exames e que deixará arquivado até recebermos o pedido de exames;

    - Que quando recebermos o pedido de exames, é só imprimir e levar para ele, inclusive nos mostrou um modelo e já ficou com as nossas fotos para esse formulário;

    - Que passará por um treinamento, virá um técnico nomeado pelo consulado para treiná-lo, pois ele acessará via on-line o módulo de exames médicos do CIC e que preencherá tudo on-line, assinará digitalmente e enviará para a Imigração;

    É o que temos a expor, dia 03/04 iremos até lá novamente para entregar o resultado e indagarei mais a respeito dessas especulações, assim que tiver as informações, informo por aqui!

    Um grande abraço e boa sorte para todos!

    Mung Daal e Trufa
    www.quebecaotucupi.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mung! A minha preocupação é porque queria esperar o processo lá no Canadá e tenho medo de precisar refazer os exames mais pra frente. Vc poderia perguntar se ele acha que vão solicitar exames diferentes ou algo mais?

      Será que o treinamento de todo mundo é no mesmo dia? Quem sabe o dele é antes? =D

      Que dúvida, não sei o que fazer. É muita grana em jogo. :(

      De qualquer forma, obrigada pelas informações!

      Abraço!

      Excluir
    2. Olá Dea,

      Perguntarei a ele sobre a sua dúvida tb!

      Quando perguntamos sobre o pagamento da taxa do Fedex, ele me disse que não cobraria ainda, somente na hora que entregarmos o pedido de exames para ele, na hora não me ocorreu nada, mas agora pensando melhor, talvez seja pela por conta da nova sistemática, nem precise mais pagar a taxa de remessa, tirarei essa dúvida tb!

      Um abraço!

      Mung Daal

      Excluir
  2. Ola


    Como sabe que o consulado parou?

    Estou tirando work visa, no momento aguardando resposta do exame medico, onde este chegou em Otawa dia 19/03, esta parte também parou?

    Tenho 5 amigos onde 1 deles, deu entrada junto comigo no processo online(11 de fevereiro 2013) e até agora não obteve resposta, e outros que tiveram foram recusado e já deram entrada de novo faz 20 dias e nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Thiago!

      Acho que me expressei mal, o que parou na verdade foi a fila do federal, que está em setembro já faz um tempinho.

      Os vistos provavelmente continuam a ser emitidos, não sei nada sobre isso. Quanto aos processos de imigração, ouvi dizer que o tempo para resposta (abertura do provincial) agora aumentou para 4 a 6 meses. Acho que li isso aqui:

      http://touslesquatreauquebec.blogspot.com.br/2013/03/novidades-no-processo-de-imigracao.html

      Abraço!

      Excluir
  3. Ola Dea,
    Eu já tinha feito os exames mas conversei com a secretaria do médico que disse que eles passaram por esse treinamento e vai ser tudo digitalizado acredito que assim não haveria a taxa do fedex?? Acho que vale a pena esperar pelo menos alguem do seu mes receber a solicitação pois com o pessoal de junho/11 foi de dezembro/12 a Março/13 para todos de junho receber o pedido..vale a pena esperar mais um pouco só por garantia. Boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Pois é, estou sem saber o que fazer, queria adiantar os exames e esperar o processo no Canadá, mas tenho medo de fazer e precisarem de um retorno, algo assim. :/

      Se o seu médico já fez a atualização, acho que vou ligar pra ver o que ele acha...

      Muito Obrigada!!!
      Bisous!

      Excluir
  4. Olá Dea, boa noite!

    Bem, fomos ao médico hoje e fizemos os questionamentos, dê uma olhada na postagem em nosso blog: http://quebecaotucupi.blogspot.com.br/2013/04/exames-medicos.html

    Qualquer dúvida, nos avise!

    Um abraço!

    Mung Daal
    www.quebecaotucupi.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...