Páginas

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Permissão Internacional para Dirigir (PID)

Quem quiser esperar um pouco para tirar a carteira de motorista no Canadá, pode pedir a sua Permissão Internacional para Dirigir, que passou a ter a mesma validade da carteira de motorista.

Por sorte, eu acabei de renovar a minha habilitação (é só aqui em SP que se diz carteira?), portanto a PID será válida até 2018! Eba!

Não sei se muda dependendo do Estado, mas aqui o precinho é salgado, arredondando dá R$213 para quem retira ou R$224 para quem recebe pelo correio. Por ser um documento internacional, que segue parâmetros aceitos por diversos países, achei que valia o investimento. Aliás, todo mundo diz que para ter habilitação no Canadá é preciso fazer aulas, prova e tudo mais, então acaba sendo mais prático (ver post da dupla).

O procedimento é o seguinte: vc agenda, paga a taxa (no BB ou Santander) e apresenta a habilitação + uma cópia simples. Dá pra fazer tudo isso direto no poupatempo de Campinas (pra quem é da região), mas provavelmente em outros poupatempo(s) também. Eu não consegui agendar online e eles agendaram na hora.

Uma coisa que me deixou um pouco confusa e talvez valha mencionar, é que é um pedido de Segunda Via, mesmo pra quem não tem a primeira. Vai entender! Só um funcionário sabia disso e eu fiquei na maior discussão com meio mundo, tentando explicar que era a primeira vez que pedia o documento! Acabou que eles me disseram que precisam preencher o campo assim, que era um "termo técnico". Rá, desculpa então! Agora se eles perguntarem se você quer a segunda via, nem perca tempo, diga que sim. :P

Ah! E mais um detalhe, a sua habilitação brasileira é válida por 6 meses após a última entrada no país, por isso, não precisa se preocupar se for ficar por pouco tempo ou se tiver o hábito de dar um pulinho nos Estados Unidos de vez em quando... assunto controverso, leia mais aqui.

Acho que é isso. Tô indo buscar a minha, depois mostro como é.

Au revoir!

ps: leiam os comentários abaixo!
ps2: esqueci de mostrar como é:



7 comentários:

  1. Olá Dea,

    Todo mundo diz carteira, mas só paulistas falam "carta". :)

    Como você disse, o novo imigrante pode dirigir pelo Canadá com a carta do Brasil por até 6 meses. Ter a carteira internacional, não extende esse prazo. Mas facilita muito a vida, pois ela é cada vez mais exigida.

    Algumas locadoras de veículos aqui em Montreal exigem essa carteira, você também economiza a tradução na SAAQ, na hora de tirar a carteira canadense.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandro!

      Como assim não extende esse prazo???

      Pensei que valesse até 2018! :(

      então só fiquei com uma carta mais chique? rss (essa pelo menos tem mais cara de carta...heheh).

      Vou atualizar o post...

      Obrigada pelas informações!

      Abraço!

      Excluir
  2. Olá Dea!

    Fizemos nossos exames adiantados na segunda passada.
    O Dr. Alexandre voltou a informar que deve mudar somente a forma de envio, mas estava esperando os técnicos do consulado compareceram lá.

    Vamos ver, tomara que não mude nada até lá.

    Inté mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo!

      Eu também fiz! Só que em São Paulo foi preciso pagar o envio. Ainda bem que vc fez no Rio! :(

      Tomara que a gente possa usar!

      Abração!

      Excluir
  3. Sobre a habilitação em Montreal, tem um post muito bom aqui:

    http://yumexauquebec.com.br/?p=254

    Bisous!

    ResponderExcluir
  4. Eu vim pra cá com a carteira internacional também, boa dica você mencionar isso no seu blog!
    Confira o novo post no meu blog, falando sobre como serão nossas férias de verão aqui no Canadá: www.asosmamaenadia.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nádia, pode deixar que vou dar uma passada por lá... ;)
      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...