Páginas

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Um mês, já???

Hoje eu parei pra ler os blogs da minha listinha e quase caí para trás ao perceber que já estou aqui há um mês! Caramba... vários posts atrasados pra ler, comentários pra responder e pouquíssimos registros aqui no blog! Puxa.

As pequenas novidades diárias se embolaram e agora não sei muito o que contar. Logo agora que deveria estar cheia de assunto! Acho que passou a euforia e cheguei àquele estágio do "tá...e agora?". Enquanto não tenho as respostas, vou contar o que andei fazendo nas últimas semanas...

TÓPICO 1: FRANCISAÇÃO

Como o meu visto ainda não saiu, a única coisa que daria pra fazer aqui era estudar francês, mas as coisas não saíram bem como o esperado. Pra começar, eu tinha pago um curso de francês pra negócios e aulas particulares no YMCA, mas o curso foi cancelado por não ter alunos suficientes e a professora com quem eu gostaria de estudar está de licença até julho. Boa.

Resolvi, então, começar a francisação parcial, mas quase todo lugar que eu ia, diziam que eu não poderia estudar antes de ser aceita pela imigração. Até na feira de recepção ao imigrante, que oferecia cursos e oportunidades de trabalho, eu recebi essa informação!

E eu contestava: MAS EU LEIO BLOGS DE PESSOAS QUE FAZEM!!! E ninguém acreditava em mim. Parecia uma lenda urbana. Mas, SIM, é verdade, COMO TEMOS O CSQ, PODEMOS FAZER A FRANCISAÇÃO PARCIAL. Aliás, acho que é a única coisa à que temos direito!

Isto posto, vem o segundo problema: encontrar um lugar pra estudar...

A maioria dos locais que oferece a francisação pode ser resumida em escolas pequenas ou cegeps, e muitos nem sabem que temos direito a ela. Até encontrei um lugar, perto do metro Jean-Talon, mas este é meu plano B. Eu queria mesmo era estudar na Uqam ou, no máximo, no Cegep du Vieux-Montreal, dos quais todo mundo fala bem.

Mas as coisas não são tão simples assim. Fui à feira, como falei, e fui direto no stand da Uqam pra conversar com um senhor responsável pela área. Qual não foi a minha surpresa quando ele disse que lá não tinha francisação parcial, apenas um excelente curso de francês escrito que saía pela bagatela de 8 mil dólares para quem não é canadense. Eu expliquei que já tinha lido blogs de brasileiros que vieram só com o CSQ e estudaram lá enquanto esperavam o visto e ele me disse: "So I guess, they are no longer available. We don't offer them anymore". Ah tá. De chata que sou, perguntei: e se eu for lá pra falar com alguém da francisação, será que consigo essa informação? E ele: essa pessoa seria eu. :O

Fiquei com muita raiva. Era muito azar acabar logo agora. Adivinhem o que eu fiz? Fui lá na Uqam... hahahha... faro de jornalista. E cadê que o veinho tava lá?! Não tava!!! Devia estar vendendo curso de 8 mil dólares para outros recém-chegados. Acabou que tem, SIM, cursos part-time!!! Orais e escritos. Só que não adiantou muito porque as próximas turmas só vão começar em setembro.

Sem esmorecer, peguei minha bixi e fui para o Cegep du Vieux Montreal... também tinha, também começa em setembro. Boa X2.

By Camila =)
Agora estou na dúvida se faço nessa escolinha perto do Jean Talon ou se espero até julho pra começar as aulas particulares e deixo a francisação pra setembro (quem sabe até lá não saiu meu visto? A esperança é a última que morre, né gente?!). Se sair, ainda consigo fazer a integral. =D


TÓPICO 2: MORADIA

Outra coisa que fiz foi ver apartamento... não pra mim, já estou instalada (ufa!), mas para um casal de amigos que também veio e optou por ficar temporariamente num ap do studio meublé até encontrar um bairro com uma boa garderie para os dois filhos.

Começamos a busca pelo Plateau, lindo, que é o bairro onde estão instalados agora e pelo qual se apaixonaram, como todos nós mortais. O preço, pra variar, estava um pouco salgado, ainda mais por não ter garagem. Eles querem ter um carro, principalmente para o inverno, mas não gostam da ideia de "desenterrar" ou deveria dizer "desenevar" o carro todas as manhãs de inverno.

Seguimos então para os aps do centro, que são mais novos, estilo high-rise e geralmente têm garagem*. *vcs sabiam que o povo compra garagem aqui no centro? No meu prédio custou a um dos proprietários nada menos que 73 mil dólares!!! E dizem que vale a pena, pois dá pra alugar depois. Uma mera vaguinha no meu prédio custa, em média, 200 dólares por mês! Ainda bem que eu não preciso de carro... afe!

Downtown

Vimos vários. Eu continuo gostando muito de uns condomínios perto da Rue de La Montagne, se bem que ali tem um subidinha chata pro centro e venta demais no inverno. Mas são os mais parecidos com os de Vancouver. Os aps de 2 dormitórios no centro  custam cerca de 2 mil dólares/mês e são muito menores que os do Brasil. É difícil encontrar um de três dormitórios, por exemplo. Acho que quem tem filhos sai do centro da cidade e vai para os arredores.

OBS: Nós até vimos um grande, padrão brasileiro, com ármários e tudo, mas custava 2500 dólares, vazio e sem máquina de lavar/secar no apartamento (!!). Sem contar que era velhinho, elevador capenga, tapete de hotel americano. Maaaas era em Outremont. Provavelmente estava incluída no preço a taxa de estar naquelas ruas lindas, tranquilas e ao lado do parque.

Outremont

Acabou que eles alugaram aqui no meu prédio mesmo. YAY! O corretor deu uma pressionada na minha opinião, usou o argumento de que as pessoas que iriam trocar de apartamento em julho deveriam ter avisado com 3 meses de antecedência e que, portanto, o que estava anunciado era o que estaria disponível. Não sei não, acho que ainda tem muito apartamento bom aparecendo no craigslist/kijiji. Mas eu adorei que eles vieram pra cá! ;)

A outra questão era a garderie. Tem uma aqui do lado mas custa 65 dólares/dia. Imigrante tem reembolso do governo (quase tudo), mas estudante não. O jeito foi entrar na lista de espera de para uma outra que custa 7 por dia.

De modo geral, a minha amiga achou que as garderies aqui são mais para as crianças brincarem, não têm muito o perfil de escolinha. Eles saem pra passear, vão a museus, fazem diversas experiências multiculturais e tratam as crianças com muita independência. Na hora do lanche, colocam a maçã na mesa e as crianças que se virem. Interessante, mas bem diferente do Brasil.

Quem não gosta de brincar?



TÓPICO 3: VIDEOS

Este é curtinho, só pra dizer que começamos a investir nos equipamentos e jajá vem novidades por aí! Aguardem!




Au revoir!

14 comentários:

  1. Puxa, se vocês tivessem vindo antes só por conta da francisação teria sido um tiro n'água...

    ResponderExcluir
  2. eu nao fiz, mas dizem realmente que a do CVM é muito boa, assim com a da UQAM ... bonne chance

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu queria... mas acho que vou ter de me contentar com outro mesmo :(

      Excluir
  3. Nossa o tempo realmente passa muito rápido...
    Quanta informação útil que voce colocou, nada come sentir na pele os desafios. As suas experiências só venhem engrandecer a nossa busca pelos nossos sonhos canadenses, obrigado!
    E por favor, continue a relatar as suas experiências eles são de grande valia. Posso dar uma dica??? Eu faria um curso de frances enquanto espera a francisação no segundo semestre.
    Um abraço e boa sorte no dia a dia
    Carlos Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carlos, tô aqui nesse dilema... tem cursos de verão gratuitos e eu queria muito recomeçar a estudar. Um ano sem contato com ninguém e meu francês hj vai de mal a pior :(
      Let's see...

      Excluir
  4. Êêêêê! Que bom te ver atualizando o blog! =D

    Nossa, 1 mês já? Passa rápido, né Dea? Muito legal esse resumão que você fez desse tempo aí! Não deixa de escrever, s'il te plaît!

    Se eu posso dar uma dica é: começa logo o cursinho! A francização vai demorar a começar e no final pode nem ser tuuuudo isso. ;)

    Beijinhos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Lidia, pois é... depois de ler o post da Camila até desanimei um pouco. É que eu preciso voltar a estudar urgente, qualquer curso, porque eu estou muito enferrujada, sabe?! Fora que esqueci quase todos os tempos verbais :'(

      Me ajuda?

      Beijinhos!

      Excluir
  5. nossa, Dea, que coincidencia nos encontrarmos hj no metro!
    Eu tb nao ando lendo os blogs nem atualizando o meu. Não dá tempo!!!
    Que saco essa coisa da francisação hein. Sei lá, eu ando com o pé mega atrás com as francisações do MICC em geral. Acho mto fraco. De repente vale mais a pena vc estudar sozinha, pegar livros de gramática e afins na biblioteca e começar o teu curso na YMCA em julho. Nao sei nao, mas dependendo do teu nível a francisacao nao vai te acrescentar mto.
    Dps a gnt conversa mais e pessoalmente sobre, caso vc queira saber minha experiência.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Ca, só assim mesmo pra gente se encontrar! rsrs

      Quero conversar com vc sim, arruma um tempinho pra mim... acho que vou fazer qualquer curso, só pra me forçar a revisar as coisas. Isso de ir sozinha na biblioteca eu nunca consegui fazer... sempre acabou no Juliette et Chocolat! =D

      Beijinhos

      Excluir
  6. Oi.Dea!!! Uau, como passou rápido. Adorei quando vi q tinha post novo. voy correndo no computador ver o video,pq no tablet nāo fica tão bom.

    Desejo q as coisas se resolvam da melhor maneira, enquanto isso aproveite bastante e treine muito o francês.

    bjo

    Thaisa-Rio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaisa! Está passando muito rápido mesmo, só o visto que continua demorando :P

      Ainda não fiz os vídeos, mas registrei um domínio e comprei o "equipamento", vamos ver se consigo colocar no ar em junho!

      Beijinhos e obrigada pelo carinho! ˆ-ˆ

      Excluir
  7. Como passou rápido hein Dea?? Continue aproveitando a sua nova vida no Canadá... bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadinha, não vejo a hora de aproveitar de verdade, recebendo em dólares e tudo mais. Os reais que vão embora aqui não são brincadeira! ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...