Páginas

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Tabela Atualizada dos Processos

Atualizaram hoje aquela tabela que eu mostrei pra vocês aqui. Não sei se está mais completa agora ou se eu é que não tinha analisado bem antes. Vamos aos resultados:

O último quarter de 2011(outubro, novembro e dezembro) tem 102 processos que envolvem nada menos que 196 pessoas. 

O primeiro quarter de 2012 (janeiro, fevereiro e março) tem 67 processos que envolvem 123 pessoas.

Ou seja, eu tinha razão, são mais de 100 processos na minha frente! :O

Pra quem está depois da leva carregadíssima de 2011, as coisas melhoram um pouco:

2º quarter de 2012 (abril, maio e junho): 47 processos. 
3º quarter de 2012 (julho, agosto e setembro): 19 processos
4º quarter de 2012 (outubro, novembro e dezembro): 7 processos
1º quarter de 2013 (janeiro, fevereiro e março): 31 processos


Agora a pergunta que não quer calar: qual data é considerada pela tabela??? A resposta imediata seria a data de abertura do processo registrada no e-cas (no meu caso, 6 de janeiro), certo?! Errado. Ao menos é o que parece...

evidência 1: pessoas que não mandaram o processo pra Sidney (deixaram no Brasil) têm a data de abertura posterior à minha, só que os processos deles nunca saíram daqui e estão, consequentemente na minha frente.

evidência 2: tenho um amigo que enviou a documentação do federal em novembro/12 e o seu e-cas registra a data de abertura como dezembro/12. Acontece que não tem nenhum processo em dezembro na tabela atualizada.

E aí???

Bom, pode ser que eles considerem a data de reentrada dos documentos no Brasil. Neste caso, a nossa única referência seria a data que recebemos o email dizendo que o nosso processo seria encaminhado para o consulado (no meu caso, 31 de janeiro). Pensando assim, eu ficaria na leva de fevereiro.

Mas e os 22 processos de janeiro? (ver tabela anterior). Uma coisa é certa: não daria tempo deles terem enviado a documentação pra Sidney e ela ter voltado tão rápido pro Brasil. Então, pode ser que sejam processos enviados pro consulado brasileiro mesmo (e não pra Sidney), como os outros 49 processos de dezembro, que nunca saíram de lá.

Será??? Estranho... se bem que eu não ouvi nenhum caso em que o consulado devolveu o processo que deveria ter sido enviado para Sidney. Acho que quem deixou em São Paulo se deu bem. Eu tive medo de arriscar... 

Conclusão:

Se eu estiver certa, são 102 processos do último trimestre de 2011 + 22 processos de janeiro/12, ou seja 124 processos na minha frente. Bem mais que 40, como a moça falou.

Se eu estiver errada, são só 102 processos mesmo... e mais um ou outro que conseguiu mandar antes de 28 de dezembro. Ufa! #soquenao.

gente pacas!

Sem querer desanimar ninguém, precisamos lembrar que estes são apenas os processos "skilled worker", eles ainda processam vistos de reunião familiar, de estudante etc e tal. Ah! E quase me esqueci dos prioritários, para os quais essa lista não deve contar muito, já que vão passar na nossa frente anyways.

Por falar nisso, tem rodada nova de entrevistas em setembro, vcs viram? :)

De qualquer forma, depois que passar esse sufoco, acho que os processos vão caminhar bem mais rápido, primeiro porque o número é bem menor e, segundo, porque vão ser pré-analisados em Sidney e terão exames médicos digitais.

Quanto a nós, vamos torcer pra greve acabar esta semana e liberarem muitos pedidos de exames, antes que o dólar alto e uma arritmia nervosa acabem de vez com as nossas chances de imigrar! rsrs

Pra quem quiser conferir, a tabela atualizada está aqui!

Au revoir!

8 comentários:

  1. olá, tb analisei essa lista, estou cheias de dúvidas, não sei se vc pode ajudar: a tabela diz que a lista diz respeito a demandas de visto de residente permanente, tendo como opção federal ou québec. A opção québec quer dizer que são as demandas para etapa federal atravéz da província do quebec, ou é apenas as solicitações de csq? outra coisa, acredito que a abertura do processo federal acontece no momento que eles criam o código de acesso para agente e não quando eles recebem o nosso dossier. vc tem esse entendimento?
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Pelo que entendi, a tabela é do governo federal portanto quando vc seleciona Quebec, ele filtra os processos federais que já têm o CSQ.

      Já a data que eles contam ainda é um mistério pra mim. Segundo eles, a minha data de abertura é 6 de janeiro (é o que aparece no meu e-cas), mesmo tendo enviado os documentos em 28/12 e só tendo recebido o email no dia 31/01.

      Só que meu amigo tem a data de abertura (e e-cas) em dezembro/12 e na tabela não tem nenhum processo nesse mês. Muito estranho.

      Faria mais sentido se contassem a data de abertura, mas já não tenho certeza de que essa data é que vale. :/

      Beijinhos

      Excluir
  2. Tem os prioritários que já foram analisados a muito tempo certo?
    Acredito que deve ser entre 10 e 20%, chuto que os 102 caem para uns 85 +\-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Felipe, não tinha pensado nisso! Os prioritários do último quarter de 2011 já foram faz tempo! Excelente observação! =D

      Abraço!

      Excluir
  3. Déa, muitos processos de outubro eram prioritários. Tenho uma amiga que foi convocada para entrevista em outubro e era preferencial. Na época, ela me falou que tinham outros no dia da entrevista que também eram.
    Faz sentido o que foi dito acima. Novembro e dezembro foram para a classe operária!!! :)

    ResponderExcluir
  4. Oi Beatriz, todo dia to esquecendo de responder o email... sorry! Vou fazer um post com aquele link do trabalho voluntário tá?

    E sobre a passagem, eu não lembrava como tinha feito, mas eu já tinha comprado sim. Eles não pediram, mas normalmente pedem! O que você pode dizer é que vai comprar com milhas e por enquanto não tinha (vai que cola...).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Olá Dea, onde vc consegue ver essa lista?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paulo e Tom!

      A lista está aqui: http://www.data.gc.ca/data/en/dataset/5c003561-ce36-4881-a5a4-c30f9f456690

      Aí vcs filtram (no menu dropdown) os processos para o Quebec!

      Abs!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...