Páginas

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Vir ou não vir antes do visto (e o trabalho voluntário...)

Com a demora dos processos, muita gente tem pensado em esperar o processo por aqui. Como eu fiz isso, muitas pessoas perguntam a minha opinião e eu acho válido sim. Mas, claro, depende da situação e expectativa de cada um.


Pontos positivos:

- Praticar o francês, de preferência se chegar perto da data de início da francisação parcial, que é gratuita. Se não, também dá pra encontrar cursos em conta ou clubes de conversação;

- Começar o processo de adaptação;

- Encontrar um trabalho voluntário*


Pontos negativos:

- A falta de previsão de quando o processo vai terminar;

- O dólar alto (o dinheiro vai embora num piscar de olhos);


Agora quando eu digo que vai de cada um, é porque depende muito do grau de insatisfação com a vida no Brasil. No meu caso, estava altíssimo... rsrs... por isso, só o fato de estar aqui, andar de bixi de madrugada e tal, pesa demais. Só que eu não tenho filhos e continuo trabalhando para o Brasil, o que facilita um pouco as coisas.

Mas não vou negar que ando meio deprimida com tanta "desinformação" e às vezes falta energia pra estudar, trabalhar ou até para escrever no blog... :/

De qualquer forma, eu fiquei de postar um link pra quem quiser buscar trabalho voluntário... o que considero uma excelente saída pra ver se o tempo passa mais depressa:

http://cabm.net/

Aproveitem! Quem sabe eu crio coragem também...

Bisous!

7 comentários:

  1. Trabalho voluntário é MARA! Você pratica o francês e conhece gente...

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Lídia! Networking, experiência de trabalho canadense e treino do francês, tudo num pacote só... e de graça!

      Obrigada pelo link!

      Beijinhos!

      Excluir
  2. Eu estava querendo ir com minha esposa. Tem algumas dicas para conseguir o visto de turista/estudante? Sabe se as escolas que dao a francisação parcial dão carta de aceitação para poder pedir o visto de estudante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Felipe!

      Eu fui bem sincera, disse que queria esperar o processo aqui. Como tinha a intenção de fazer a francisação parcial, paguei um curso no YMCA e vim com o visto de estudante menos de 6 meses.

      A passagem de volta eu emiti com milhas, pra trocar caso eu precise prorrogar a minha estada.

      Acho que os cursos de francisação não fazem essa cartinha, não... mas talvez valha a pena tentar. A maioria dos cursos começa em setembro, com testes de nível em agosto.

      Abs!

      Excluir
  3. Olá Dea, gostaria de tirar uma dúvida com você, eu e meu marido estamos indo para Ville de Quebec dia 01/09 com visto de turista para finalizar o processo por ai, por acaso eles questionaram você sobre a quantidade de malas que você levou ?? porque como vamos como turistas mas vamos levar mais do que 2 malas cada um meu medo é eles encrencarem com isso.
    obrigada
    Clariana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então também estava com esse medo. O que eu fiz foi deixar as caixas com o meu noivo (que esta com visto de estudante por um ano) e entrar com duas malas apenas. Da outra vez também entrei com duas malas, mas a mulher escreveu "meat" no meu formulário e vasculharam tudo. Vai entender...rsrs... só acharam bis branco!

      Agora ninguém perguntou nada das 3 caixas que estavam com o Cezar... acho que é na sorte mesmo. Na pior das hipóteses, vc explica que está esperando o final do processo, eles devem entender.

      Beijinhos

      Excluir
  4. Obrigada Dea.... Vamos tentar levar o mínimo de coisa possível e contar com a sorte ;). Bjos e obrigada

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...