Páginas

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Ter carta e não ter carro em Montreal!

Bom dia passarinhada!

Passaram-se 9 meses e agora acho que estou voltando à vida. Aconteceu tanta coisa, cheguei a criar um blog no wordpress, tinha muita vontade de mostrar tudo, tintin por tintin, mas infelizmente a euforia foi maior que a disciplina. Por isso voltei... não pro Brasil, pro frozenbird!

Não sei direito por que, mas o blogspot me deixa mais a vontade, escrevo sem compromisso e com mais intimidade... acho que é porque é menorzinho, porque tem um montão de posts e porque tinha um bando de passarinho que me incentivou (e incentiva) bastante.

Então vamos lá, de onde eu parei...


NOVOS DOCUMENTOS

Com o NAS e a carteirinha de saúde, o único documento que ficou faltando foi a carta de motorista. Quem já tem carta no Brasil (e quiser aproveitar o tempo de experiência) precisa fazer os exames em até um ano. Achei melhor fazer logo e parar de encanar com isso.

Segue o link pra quem quiser mais informações:

 http://www.saaq.gouv.qc.ca/en/driver_licence/exchange/


Prova Teórica

Para estudar para o exame teórico, dá pra pegar os livros na biblioteca ou os pdfs online (já vi muita gente compartilhando em comunidades de brasileiros no facebook). Eu dei uma lida antes da prova, mas o que mais me ajudou foi treinar com o simulado que eles têm no site:

http://testdeconnaissances.saaq.gouv.qc.ca/fr/

O legal é que você pode alternar, em cada questão, do inglês para o francês. Eu comecei em inglês, mas quando ficava na dúvida sobre uma palavra, trocava para francês (que tem a raiz mais parecida com o português) e depois voltava pro inglês. Deu pra fazer sem problemas.

A prova tem fases, você precisa acertar um tanto pra passar pra segunda e mais um tanto pra passar pra terceira. Uma seguida da outra. Meu amigo saiu comemorando que passou na primeira e a instrutora falou pra ele: "pode voltar que não acabou!" rs

frozendica: mesmo que você não ande de moto nem de bicicleta, vai ter que responder questões sobre elas também.

Não achei difícil, mas também não é baba, tem umas pegadinhas. O simulado ajuda a entender como serão as questões. Tem umas imagens que não são muito claras e a gente tem de dar a resposta com base nelas. :/

Mas sem estresse, se estudar, ainda vai dar umas boas risadas com as placas bizarras que tem por aqui. Depois disso tem a prova prática que geralmente é marcada pra outro dia. Ah! E você não precisa fazer a prática no mesmo lugar que fez a teórica.


Prova Prática

Preferi fazer a prática em Longueil. A lista de espera era menor e a taxa de aprovação mais alta. Fora que me deu um pouco de medo em Montreal porque você pega o carro e já entra numa avenida grande (mesmo sendo de São Paulo, vai saber, né?!).

Aluguei um carro, assisti a umas aulas sobre baliza aqui no Canada (tem tudo no youtube), treinei um pouco e fui. Você também pode emprestar o carro de alguém ou alugar lá, na hora. Eu preferi alugar antes pra pegar a manha da baliza com o carro.

frozendica: se levar um carro alugado precisa apresentar todos os documentos que vêm com o veículo.

Depois de registrar o carro, você fica esperando a sua vez. O problema é a angústia da espera. Tinha gente revoltada, gente chorando porque foi reprovada, e eu lá, em pânico.

E eis que chamam meu nome...

Um senhor com ar sério, justo o que tinha reprovado a menina do meu lado porque ela não tinha "virado bastante a cabeça pra olhar o ponto cego". Gelei! Contei até 3, respirei fundo e incorporei a atriz dentro de mim.


O exame!

Fui conversando normalmente, "muito confiante", contando o quanto era difícil dirigir em São Paulo e sobre as 4 horas de trânsito que enfrentava diariamente nos meus últimos dias por lá... :P

Por sorte, ele adorava o Brasil, ficou me perguntando de várias cidades como Cuiabá, Manaus e Recife, coisas que eu nem sabia responder, nada daquela conversinha barata de quem só ouviu falar do Rio de Janeiro. E eu ficava entretendo ele com a minha conversa, mas virando muito a cabeça pra trocar de faixa e fazer curvas. Olhava pra cada espelho teatralmente. Fazia o full stop em cada plaquinha de arrêt e recomeçava o teatro antes de entrar em cada rua.

A única coisa que fiquei na dúvida mesmo foi um farol vermelho piscante que tem logo de cara. Should I stay or should I go? A mulher do lado foi, então fui também!


Momento crítico
Sabe aqueles lugares que você precisa dirigir a 30 km/hora e ninguém o faz? E são lugares difíceis de identificar: perto de escola, parque etc. Aqui os bairros são tão arborizados que você nunca sabe! Por via das dúvidas, fui a 30 por hora o trecho inteiro... como se tivesse pensando nas respostas que ia dar pra ele... hahahahah

Só que aí ele disse: aqui você pode ir mais rápido! hahah Caraca, eu achando que tava sendo malandra... depois disso, percebi que ele ficou cismado se eu saberia reagir quando precisasse trocar de faixa rápido. Ele me mandou fazer isso umas 2x, quando tava bem difícil de entrar. Mas eu não titubeei! Quer que eu entre aqui? Eu entro! Sou paulistana, mano. Eu sobrevivi à 23 de maio por 10 anos! :P

frozendica: ouvi dizer que eles fazem pegadinha, pedem pra vc entrar quando a faixa é contínua, pra ver se você diz: "agora eu não posso, vou entrar na próxima". Trocou de pista com a faixa contínua, reprovação na hora (e tem faixa contínua perto de quase todos os faróis)!

Tava tremendo por dentro mas sem passar recibo. De repente, pra minha surpresa, estávamos de volta no local da avaliação e ele me pediu pra estacionar de ré. Rá! Baba. Já ouviram falar que praia de paulista é shopping? Mais 10 anos de prática!

E a baliza? Pasmem. Ele não pediu. Ufa... mesmo depois de tantos anos procurando vaga na PUC, ainda tenho um medinho! Ainda mais que aqui eles fazem a baliza olhando pra trás (e não com o truque do farol no canto do espelhinho). Eles param em paralelo, tiram o cinto (?!), seguram no banco do lado e vão dando ré olhando pra trás. Muito mano né?!

Olha aqui: https://www.youtube.com/watch?v=pB_iFY2jIdI

Mas enfim, depois disso é só alegria... tirar foto e receber a habilitação em casa! Só tem um porém: depois dessa maratona toda, fiquei sabendo que a gente paga anualmente pra ter a habilitação! Ou seja, pra quem não tem carro, será que compensa?


Ter ou não ter carro?

Como a gente aluga carro mais ou menos 1x por mês, já percebemos que ele é um estorvo em Montreal. Nunca tem onde estacionar e, quando tem, é caro. Fora isso, não temos garagem e pra deixar na rua tem que ficar desenterrando o coitadinho da neve o inverno inteiro. E ainda tem os gastos né? Seguro, pneu de inverno, etc e tal.

Foi aí que surgiu a ideia do car2go. Como somos só nós dois aqui, o smart dá pro gasto e o melhor é poder largá-lo depois, como fazemos com a bixi. =D Não pagamos nada pra fazer a carteirinha e ainda ganhamos 30 minutos. É só passar o cartãozinho no vidro pra liberar o carro e a chave está lá, além do rádio, gps e um cartão de crédito se precisar abastecer. Adoro.

Quando não tem car2go, nem transporte público, usamos o uber. Um serviço de taxi que não é taxi mas é muito eficiente (vc baixa no celular, chama pelo celular e ele cai no cartão de crédito com gorjeta e tudo). Quando acaba o trajeto você vê o caminho percorrido e dá nota pro motorista. Muito bom.

frozendica: quem quiser 20 minutos de graça pode usar o meu código andreaq50 ;)


É isso, depois eu conto mais...

Bisous!



7 comentários:

  1. Dea!!!
    saudades dos seus post!!! I'm glad you're back!! Adoro do jeito que voce escreve!

    Otimo post sobre o Driver's License. Eu tirei a minha aqui em Manitoba, porém como eu nunca dirigi no Brasil, (quem quer dirigir em SP e pegar a marginal?) eu estou na primeira fase, aquela que voce tem que dirigir com alguem que tenha full license por 3 anos. depois de 9 meses eu posso aplicar para Intermediate License.


    Continue postando!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii! Obrigadinha! Fico feliz em saber que ainda está por aqui :)

      Nossa, que sorte que nunca dirigiu no Brasil! Aqui demora mas pelo menos você aprende direitinho, com calma, sem ter que passar pelo estresse da marginal :P

      Beijoca!

      Excluir
  2. Menina eu estava justamente pensando em tirar a minha carteira aqui. Depois que vi o William tirando a dele la de boa achei de fazer o mesmo. Até renovei a minha do brasil quando fui la pro natal pra pular etapas. Dai vi no link que como estudante internacional eu posso usar a minha do brasil mesmo, mas sugerem um carteira internacional (oh well).

    Só que eu não tenho carro nem planos pra ter um tao cedo rssss era mais pra um Just in case de criar coragem pra alugar um num fim de semana no verão ou sei la. Tinham me falado que é mó caro pra tirar e agora você falou que paga anualmente. To achando que vou deixar isso de lado por enquanto ^^ To me virando bem com a STM por hora. Mas fiquei curiosa com esses dois serviços que vc postou.

    Ia falar que sinto falta dos seus posts, mas eu mesma tenho postado muito pouco. Um pouco de falta de assunto (nao tenho lido muito sobre imigração e não sei o que falar da cidade. escola me ocupa beeeeem) e falta de tempo quando eu tenho assunto hahaha.

    Espero que volte a postar. passarei aqui sempre que possivel

    Bjs!
    Ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!

      Quanto tempo! Pelo menos acompanho seu facebook!

      O Cezar também tava nessa de dirigir com a carta do Brasil (+ a tradução do consulado, que custou $20), bem melhor do que os $300 que cobram lá em São Paulo pra tirar a carteira internacional!

      Eu tô achando que vale a pena a carta pelo car2go, acho que vou fazer um post sobre isso porque tem bastante gente me perguntando. Fora o lance de poder viajar no fim-de-semana.

      Já ter carro, não aconselho não... pelo menos enquanto a gente não tem filho. Sai mais barato pegar o uber toda vez que precisar do que manter um carro em casa. ;)

      Também estou bem sem tempo, mas sinto saudade dessa turminha toda, e tenho muita vontade de retribuir a atenção que tive quando estava no Brasil e ficava querendo saber como era tudo por aqui!

      Continue postando, seus posts são sempre leves, interessantes e divertidos! :)

      Beijoca!

      Excluir
  3. Dea, quanto tempo! Não fuja mais, passarinho descongelado!
    Lendo você, me lembrei dos Smartzinhos pelas ruas de Montréal. Vi alguns perto da estação Namur...
    E depois que vi um senhor com uns 75 anos, de andador, cheio de drenos de hemodiálise e sei lá mais o que, pegando ônibus sozinho e recusando minha ajuda para descer em Ottawa, desconfio de qualquer um que diga "não consigo viver sem caaaarrrooooo, eu quero caaaarrrrrooooooo, o inveeeernooooo, quero um caaaaaarrrrrooooooooooo!" em Montréal, Toronto e no centro de Ottawa... porque realmente o seguro é obrigatório e bem caro! rsssssssss
    E esse papo de SAAQ fazer pegadinhas... acho que é ilegal eles fazerem isso... mas como aí no Québec tudo pode acontecer... rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alex!

      Andei voando por aí mas já estou de volta ao ninho (quer dizer, ao blog!). Pro ninho onde nasci não penso em voltar não, já tenho um novinho aqui em Namur! :P

      Também acho que a gente não precisa de carro, depende muito do bairro que escolher morar. Eu estou atrás do metrô, então carro mesmo é só quando o lugar está muito fora da rota STM! :)

      Sobre as pegadinhas, fazem sim e me parece que o sistema é bem parecido com o Brasil, com "cota" pra aprovar e tudo. Se bem que isso é o que a gente ouve falar. Comigo foi tranquilo (ainda bem!).

      Continue passando por aqui, prometo que não vou mais fugir!

      Bisous!

      Excluir
  4. haha! Eu também tinha sumido do Blogspot e criei conta no Wordpress.... haha

    mas continuo com a conta lá, escrevendo posts quase sempre em português, e lá é com nome verdadeiro e sobrenome...hahaha

    Mas.... também voltei ao Blogspot. Saudades daquela época e como vc, já tem tanta história (com "h" mesmo, porque não são estroinas e sim a história da gente haha) que.... voltei a escrever nessa plataforma! Quem sabe ajuda aos que querem partir?! :)

    Vim procurar o povo daquela época no meu blogroll e estou abismada com a quantidade de gente que abandonou o blog depois de chegar ao Canadá!

    Parabéns por continuar a escrever!

    Vamos nessa!

    Bjs da Dupla

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...