Páginas

terça-feira, 26 de junho de 2012

Ingenuidade gringa e a baixa auto-estima do brasileiro

Na semana que passou pensei muito sobre esperteza x ingenuidade. Aqui no Brasil a gente logo aprende a ser malandro (como forma de sobrevivência, até!), a sacar a maldade alheia pra não ser passado pra trás. Aí, a gente conhece um "gringo" e pensa, com um certo ar de superioridade: "que ingênuo"!

Mas pensando bem, qual o problema? É bem melhor ser "ingênuo" e enxergar apenas as boas intenções, do que ser esperto a ponto de ficar caçando a maldade em todos à sua volta.

Ao invés de viver rodeada desses pensamentos, é preferível desaprender a ter esse olhar desconfiado e voltar a filtrar apenas o que é bom. Alimentar-se do ato em si, ao invés de ter uma indigestão de segundas intenções!



* * *


Isto posto, queria comentar um assunto que andei lendo na blogosfera, mais especificamente aqui, sobre brasileiros que têm preconceito com os "newcomers". Juro que não consigo acreditar nisso. É o fim da picada! Dizem que quem diminui os outros, precisa fazê-lo pra se sentir seguro, tão baixa é a danada da própria auto-estima e é bem verdade que muito da nossa arrogância, quando bem investigada, vem mesmo da nossa falta de confiança... mas pera aí, a gente não está indo pro Canadá justamente pra viver numa sociedade mais igualitária? Para deixar pra trás os preconceitos medíocres e tentar abraçar um pensamento novo? Ou será que é só discurso pra boi dormir?!

Brasileiro que viaja pro exterior e não gosta de encontrar outro brasileiro existe aos montes. Mas se o cara resolveu imigrar (pro Canadá ainda) ou seja, passar por todo o processo de dúvidas, investigação, separação de documentos, espera, mais espera e landing, e tem um outro cara lá que escolheu a mesma coisa, o mínimo a fazer é se solidarizar. Ninguém entenderá melhor o que cada um passou e isso por si só já é um vínculo tremendo, mesmo que os caminhos não se cruzem mais. E é aí que eu não entendo como alguém pode ser tão arrogante assim para virar as costas a uma projeção de si mesmo, ou seja, a alguém que ocupa o mesmo papel que já foi ocupado pela pessoa no passado. Não faz sentido!

Ninguém é obrigado a ajudar, é verdade, e tendo a pensar que essa atitude advém da necessidade de valorizar o próprio aprendizado e as próprias conquistas, e por mais egoísta que seja, pode ser que o cara só não queira dar informações de mão beijada para os que acabam de chegar. É uma pena que pense assim, mas até concordo que tem muita gente folgada mesmo! Mas também tem gente que não encontra a informação, (o que tive o desprazer de descobrir que, muitas vezes, é o meu caso) acontece com qualquer um. Mas "pera" lá, chegar ao ponto de ter preconceito com um outro brasileiro nas mesmas circunstâncias que você, aí já é demais! De todos os povos que conheci, acho que isso só acontece com brasileiro. Juro. O que é uma pena pra nós!


* * *



Em compensação, também li sobre o Pay it Forward de imigrantes, no maior estilo Corrente do Bem. Pra quem nunca ouviu falar, trata-se de ajudar alguém, uma outra pessoa, após ter sido ajudado no momento em que precisou. Não precisa ser brasileiro, não! Abaixo as fronteiras!rs
 
Acho que é esse tipo de pensamento que a gente deve valorizar, principalmente em relação aos nossos companheiros de jornada, que podem não ter nada a ver com a gente, nem a naturalidade, mas são íntimos na angústia, na ansiedade e também nas alegrias que esse processo nos causa.

Felizmente, ainda vejo tanta gente bacana querendo ajudar os outros por meio de blogs, fóruns e afins, que teimo em acreditar que essa minoria vai acabar aprendendo a ser menos preconceituosa e enxergar de vez que existe espaço para cada um brilhar no que faz melhor! E não é ingenuidade pensar que quanto mais ajudarmos as pessoas a desenvolverem seus potenciais, mais prosperidade vamos gerar para todos nós...

É isso, sem medo de ser passado pra trás, Pay It Forward! ;)

8 comentários:

  1. Oi, Bird!

    Eu também fiquei chocada com esse post da Turma do Balão. É horrível pensar que alguns imigrantes têm preconceitos com outros apenas por eles serem rechém-chegados. Aliás, PRÉ-conceito é sempre injustificável e só existe para ser quebrado, a meu ver.

    Por outro lado, acho que devemos fazer uma diferença entre "detestar os recém-chegados", "não querer passar informações importantes" e "ter preguiça de gente sem-noção".

    Os dois primeiros são realmente horríveis. Como você disse, se uma pessoa precisa diminuir a outra (ou sacanear, ou falar mal, enfim) é porque algum problema de auto-estma ela tem. Segurar informações que poderiam ajudar uma pessoa também é algo detestável. Eu sou bibliotecária e uma das atribuições da minha formação é ajudar as pessoas a encontrarem as informações que precisam, logo, esse negócio de não passar a informação pra frente é praticamente uma heresia aos meus olhos!

    Já a última opção, "preguiça de gente sem-noção" é totalmente justificável. Sério, existem pessoas MUITO preguiçosas e quem tem blog sofre com isso! Uma coisa é a pessoa chegar em você e querer discutir um assunto para tirar dúvidas. Por exemplo, eu quero fazer um mestrado na UdeM assim que chegar em MOntréal e tenho 2 casais de amigos que estão estudando lá. Eu pesquisei horrores sobre o tema, virei o site da UdeM de cabeça pra baixo, mas é claro que tem "toques" que só eles podem me dar quando CONVERSAMOS sobre isso, afinal eles estão lá dentro.

    Seria um cenário completamente diferente se eu chegasse pra eles e perguntasse: "Então, amigos, vocês podem me dizer TUUUUUDO sobre o mestrado na Université de Montréal?"

    Porque sério, tem gente que faz perguntas desse naipe e na boa, não merecem ser respondidas. Google tá aí pra isso.

    Claro que o no post da Turma do Balão eles não estavam falando disso, eles estavam falando de uma coisa super séria, que é o preconceito e até a vontade de ver o novato sofrer, procurando informações no escuro. Isso é realmente horrível, mas é bom a gente deixar claro a diferença entre o preconceito e a preguiça que gente sem noção dá.

    Ufa, escrevi uma bíblia, eu falo demais, preciso aprender a ser mais concisa! Hehehe...

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
  2. Eu estou escrevendo um post sobre isso, devo postar em alguns dias, não é só brasileiro não, quase todo mundo faz isso, é a famosa sindrome do a grama do vizinho é mais bonita.
    Uma coisa é certa, isso é terrível e muito triste.

    ResponderExcluir
  3. Pois é gente, eu também me revoltei! Sei que escrevi demais (e pouca gente além de vcs vai ler até o final) mas o que deve ficar de tudo isso é a vontade de promover o Pay it Forward! Concordo que tem muita gente folgada mesmo, mas não quero mais enxergar assim, vou pensar que são só "um pouco" sem noção e seguir com o que acredito: a gente ajuda um dia, recebe no outro!

    Vamos promover a ajuda indiscriminada e deixar que a vida se encarregue de ensinar quem não sabe ir atrás das coisas. Já percebi que o meu julgamento do que está por trás da ação do outro é o início do PREconceito, e eu não quero mais dar chance pra ele não...rs

    Pode ser utopia, mas "bora" tentar! <3

    ResponderExcluir
  4. Muito bom o post, aliás o seu e o da turma do balão!!!!
    É triste essa desunião dos brasileiros, mas como todo mundo diz, em qualquer lugar do mundo vai ter gente estranha...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Green! Vamos ver se a gente consegue fortalecer essa corrente do bem então... ;)

      Excluir
  5. Oi Lidia, nem sem o que te dizer!.....
    Fiquei super feliz que vc entendeu meu post!
    Nao imagnei que tanta gente ia ler e comentar!
    As vezes agente escreve e nem sabe se tem alguem lendo......rsrs

    Seu post foi sensacional, como vc escreve bem!!!!
    Entendeu meu sentimento e traduziu com palavras!!!!
    Ficamos emocionados! Muito obrigada!

    Bacana vc ter sacado que a minha intenção é divugar o Pay It Foward, e nao ficar reclamando de quem nao é legal!!!

    E o melhor ainda, vc foi mais fundo, nao temos como julgar as pessoas, por isso, Pay it Foward, incondicionalmente!
    Te adorei menina!!! rsrsrsr

    Grande beijo carinhoso da Turma do Balão!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa! Eu que fiquei muito feliz com este comentário!!! Já sigo o blog de vcs faz tempo e esse post me deixou com muita vontade de desabafar!
      Parabens pelo pensamento e vamos continuar investindo no pay it forward! Beijao pra vcs!

      Excluir
  6. Só tem um problema, eu sou meio tonta e escrevi Lídia ao invéz de Andrea......rsrsrrs só eu memso, mas de qualquer maneira, obrigada Andrea, Lidia e Green!!!
    Desculpa Andreaaaa......sou muito perdida!!! Ai meu Deus!!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...