Páginas

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Discriminação entre brasileiros

Gente eu estava vendo os tópicos recentes de um fórum que frequento e um deles me chamou a atenção por ter 141 comentários. Abri e vi que se tratava de uma pesquisa da minha amiga do Canada Total sobre a discriminação entre brasileiros. Parece que o assunto rendeu mesmo!

Não quero mais discutir o tema, nem bancar a boa samaritana, mas tem um poema que considero uma lição de vida. Talvez leve a vida inteira para aprendê-la, ou quem sabe nem assim (rs), mas ainda acho que vale a pena praticar:


"People are often unreasonable, illogical and self centered;
Forgive them anyway.

If you are kind, people may accuse you of selfish, ulterior motives;
Be kind anyway.

If you are successful, you will win some false friends and some true enemies;
Succeed anyway.

If you are honest and frank, people may cheat you;
Be honest and frank anyway.

What you spend years building, someone could destroy overnight;
Build anyway.

If you find serenity and happiness, they may be jealous;
Be happy anyway.

The good you do today, people will often forget tomorrow;
Do good anyway.

Give the world the best you have, and it may never be enough;
Give the world the best you've got anyway.

You see, in the final analysis, it is between you and your God*;
It was never between you and them anyway."


*define "your God", as you wish.



10 comentários:

  1. Oi, Bird! Tudo bem?
    Entendo que você não queira mais discutir o tema, mas você me dizer o nome do Fórum? Eu gostaria de acompanhar os comentários da discussão...
    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lidia, tudo bem sim! obrigada pela visita... Olha só, é um fórum do yahoo, vê se vc consegue acessar por este link: http://groups.yahoo.com/group/canada_immigration_brasil/message/50716
      Beijão!

      Excluir
  2. É isso aí, Bird!
    It's between you and your God!
    Abraços,
    Mamãe ZO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É lindo esse poema, né mamãe Zo?!
      Obrigada pela visita... ;)
      Beijoca

      Excluir
  3. Gente,

    É uma questão de afinidade e posso mesmo falar, que isso não ocorre só com brasileiros.
    Em nosso caso já topamos com muitos brasileiros que evitam outros brasileiros, alguns chegam mesmo a dar ânsia pelas bobeiras que pregam. Mas, no meio disso também já encontramos inúmeros brasileiros que dão um orgulho danado do ser humano como um todo, tem muita gente boa, de caráter, trabalhadora e respeitosa, cabe a nós saber separar o joio do trigo, e se lembrar sempre que não podemos virar parte do joio.

    abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com vc, não é só brasileiro que é assim, não. É que eu lembro das minhas aulas no YMCA... Todo mundo se agrupava de acordo com nacionalidade, mas os brasileiros que conheci, quando viam outros, diziam coisas como: "ah não, mais um brasileiro" ou "brasileiro é igual barata, está em todo lugar!".

      Claro que esses comentários são desnecessários, para se dizer o mínimo, mas tem a ver também com um lado brincalhão do nosso povo e com a vontade de se misturar, que é super rara na maioria dos grupos. Segundo os canadenses, os brasileiros não costumam se fechar em guetos, o que é muito positivo numa sociedade multicultural.

      Tem uma diferença em reconhecer as características de um grupo e generalizar total. O perigo é quando começa a existir discriminação, ou seja, acreditar que um grupo tenha mais ou menos direitos por ter determinadas características. E, a meu ver, isso é mais absurdo ainda quando se trata de um grupo ao qual a própria pessoa pertence!

      No mais, é bem como a Lidia falou no outro post, temos de separar uma coisa da outra. Tem brasileiro gente boa e outros sem noção, assim como em qualquer outra cultura do mundo. E ninguém é obrigado a conviver com gente mala, mesmo que seja do próprio país.

      A gente faz o que pode. No fim das contas, é cada um com a sua consciência, ou com o seu "Deus interior".

      Abração!

      Excluir
  4. Concordo com a Andrea,
    Ninguém tem obrigação de conviver com gente sem noção. Noção na verdade todos temos; contudo, cada um com a sua.Há que ter o mínimo de interesses em comum e olhe lá. Muito cuidado para não entrar em fria. Como diz a canção, amigo é coisa para se guardar no lado esquerdo do peito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Não consegui acessar seu blog pra dar um oi, mas obrigada pela sua visita!

      Sabe que ontem eu assisti à Era do Gelo 4 e morri de rir com uma cena que tem muito a ver com essa situação?! Foi mais ou menos assim: o Tigre encontrou uma tigresa em outro "continente" e ambos conversaram sobre o fato de que tinham muito em comum, já que ambos haviam decidido abandonar a alcatéia em que viviam. O Tigre, louco pra fazer amizade, é então surpreendido pela frieza dela, que diz em tom irônico: "ok...e agora, o que fazemos, trancinha um no outro?!" hahaha...

      Mas ela tinha razão! De fato, algumas escolhas funcionam como elo emocional, principalmente quando se trata de um processo de imigração, mas a amizade mesmo só pode ser experimentada com o tempo (e investimento!) de cada um! Fora isso, cada um com a sua "noção", como vc disse!

      Em todo caso, é importante lembrar que a gentileza não deve ser condicionada à afinidade, né?! É por isso que insisto no "Pay it forward!"

      Abraço!

      Excluir
  5. Oi Andrea!!
    Adorei o post, adorei suas respostas aos comentários, adorei tudo!
    Nao fazia idéia de que tinha mais gente percebendo o mesmo que eu percebi e com diposição de discutir isso! Muito legal.
    Quando cheguei aqui no Canada esperava ter vários tipos de problema, menos este...rsrsrs
    Espero que seu processo ande bem rapidinho!
    Vamos manter contato ok?
    Um mega abraço da Turma do Balão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Turma!

      Uma das coisas legais dessa espera é ir encontrando pessoas na mesma sintonia que a gente, né?! Eu me identifiquei muito com o post de vocês, era como se abrissem espaço para tudo aquilo que estava entalado na garganta sair de uma vez! rs

      Enquanto meu processo não sai, vou acompanhando o blog de vcs e torcendo pra conhece-los pessoalmente em breve!

      Um abração e obrigada pela visita! ;)

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...