Páginas

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Moda de Inverno em Montreal

Tudo começou com um post delicioso da Lidia, do Quebecquando...

Eu só queria comentar sobre o que descobri no período que morei em Montreal, mas meu comentário ficou gigante, pra variar, e acabei achando meio sem noção inapropriado usar tanto espaço no blog alheio!

Aqui seguem os meus humildes pitacos, por categoria:

- moda outono x moda inverno: como vc falou (a Lidia, gente), é mais fácil ser chique no outono com sobretudo de lã do que com os casacos de duvet no inverno. Mas os dois são necessários! Ter só UM bom casaco faz vc suar MUITO no resto do ano! Por isso, acho que o ideal é ter três: um de primavera (leve e impermeável), um de outono (lindo, para as fotos!) e um de inverno (até o joelho pra aguentar o perrengue!). O de inverno precisa ter, no mínimo, 65% de duvet, se não... a novidade é que existe duvet vegetal! Leia aqui!

- capuz: taí um ítem muito subestimado num casaco! Ninguém discute sobre o capuz, mas quando o inverno pega, ele faz toda a diferença!!! Para o meu gosto, precisa ter aqueles pelinhos pra segurar o frio (de preferência com opção de tirar, pra lavar separado) e ser grande e fácil de prender. Passear no Vieux Port com o capuz frouxo é irritação na certa... o vento arranca toda hora!!! E, pode parecer exagero agora, mas quando a neve pegar pra valer, vai dar vontade de deixar só o olhinho de fora. E olhe lá! (Rá!)

- a beleza vem de dentro: não sei não, mas se o casaco de inverno só vê quem tá passando frio com vc na rua, a probabilidade é altíssima de que, sob uma temperatura dessas, ninguém esteja nem um pouco interessado no que vc está vestindo. A menos que seja brasileiro, claro. O charme todo aparece ao chegar no lugar. Ficava admirada como as moçoilas estavam impecáveis por baixo de casacões judiados de 3 invernos atrás. O segredo é estar linda por dentro! (rsrs)

- o peso da moda: até pela razão acima, é preciso considerar o peso do casaco a ser comprado. É um tira e põe sem fim, principalmente se você pega ônibus e/ou metrô. Parece bobagem? Imagine colocar tudo pra esperar o ônibus no ponto (que todo mundo diz que é aquecido, mas quase nunca é!) e tirar tudo dentro do ônibus pra não chegar derretendo no destino. Depois de 15/20 minutos colocar tudo de novo pra não pegar uma pneumonia ao descer e começar tudo de novo no metrô?! É a maior ginástica, juro. No fim do inverno a gente prefere passar frio ou calor, só pra não tirar e por tanto assim. Aff...Cansa.

- pra quem pode: existem uns casacos com muita tecnologia, que custavam cerca de $400 dólares nos outlets de NY (agora estão na promoção - black friday) e são super levinhos. Sonho de consumo que dá de 10x0 no Canada Goose. Eu vi na North Face e na Columbia, mas fiquei sem saber a procedência deles... #eseforemdoschinesinhos?!

- botas da estação: as botas também variam a cada estação. Tem as galochas de chuva (pra todos os gostos), as botas sensuais de outono e as de inverno (sugiro as que aguentam até -30, no mínimo!). Os  vendedores não facilitam: perguntam quanto tempo vc vai ficar exposto e à qual temperatura... como eu vou saber?!?  Além disso, tem a questão de ser sintética ou não, na época eu fui com o que me falaram: que a sintética não iria aguentar. Hoje eu sei que existem opções mais ecológicas. Mas uma coisa importante que acho que ninguém mencionou é sobre a sola da bota! Precisa escolher bem porque quase todo mundo cai em Montreal no inverno...escorrega demais! Principalmente se cair aquela chuvinha que congela e descongela no solo. Usar tênis nesse piso é como jogar futebol com chuteira de salão no campo molhado... um sabão! (eu sou o cara! rs)

- leggings e roupas térmicas são um must: jeans? tubinho preto? Nada disso. Foram elas que eu usei (e muito!) São as verdadeiras peças coringas, por baixo ou por cima. Versáteis e indispensáveis. E eu comprei aqui na Decathlon. De resto, tudo o que eu levei de cacharrel de lã e blusinha de linha acabou ficando na mala. O vento frio é exímio em passar pelos buraquinhos!

- a mão e a luva: nunca soube que existiam tantos tipos de luvas! As de lã, que custam $1,50 na dollar store, seguram até o começo do outono. Em outubro já precisa de luva pra andar de bike (se não o dedinho congela). Depois de um tempo, vc vai precisar de uma mais cara forte. Aí tem as que os dedinhos ficam juntos (dizem que esquenta mais) e vc ganha uma mão de pato, as que soltam a parte de cima e as que cada dedinho fica no seu espaço. Varia de gosto, mas estilo mesmo elas não têm. As bonitas, de couro, não servem pra nada no inverno! Só se tiverem algo dentro... eu não curto, mas aí entra a consciência ecológica de cada um (não conta pra Lídia...rs).

- acessórios: eu amo boinas e chapéus, acho um charme, e tudo o que é de amarrar no pescoço também (tem tanto nome diferente!). O que eu acho mais estranho é aquele protetor de orelha tipo "fone de ouvido peludo". Eu achei ridículo quando vi pela primeira vez, mas não tinha ideia de como a gente passava frio na orelha!!! Comecei a usar uns discretos em janeiro, por baixo do cabelo, mas hj acho que encararia numa boa. O importante é ficar quentinha e confortável!

Princesa Leia que me aguarde (daqui)

- saia no inverno, rola ou não rola?! eu juro que tentei. Eram apenas algumas quadras e eu não aguentava mais usar legging térmica por baixo da calça jeans (que misteriosamente começa a não querer fechar mais no inverno!). Pois bem, um belo dia saí de saia (média), meia-calça fio 110 e bota. (detalhe: com o meu casaco de inverno até o joelho por cima). Ou seja: nada parecido com as montrealenses que usam saia na metade do bumbum, casaquinho curto, meia-calça fio 40 rasgada e salto-alto! RESULTADO: O frio amortece a alma!!! Alguns passos e você pára de sentir o seu corpo. Não dá!!! Acho que essas meninas são mutantes. Ou é muito desespero mesmo...

Pra resumir, fiquei com a impressão que, em Montreal, os acessórios é que são o charme da brincadeira toda. E a maquiagem, claro. Que protege a pele da friaca (deve ter protetor solar e tudo, pode perguntar pro dermatologista!). No mais, é aquela exibição sem fim de bolsas e carteiras que custam pequenas fortunas, como a gente vê por aqui.

Mas o melhor de tudo isso é você poder fazer a sua moda, sem ninguém ficar te medindo sem parar. Nem te tratar diferente porque você é estranho (o conceito de estranho é meio estranho por lá). O gostoso é criar um estilo para você mesmo e ousar ser diferente até cansar de brincar.

Au revoir!



17 comentários:

  1. Oiê! Eu já disse lá nos coments do meu pos, mas repito: fiquei super feliz de um post meu ter te influenciado a escrever um post assim. Essa troca de informação na velocidade da luz me fascina! Amo, amo, amo! =D

    Gostei bastante dos pontos que você abordou aqui e devo dizer que concordo plenamente com a história do capuz e da pelúcia do capuz: eles são imprescindíveis, eu usei muito e amei! Principalmente porque eu não gosto de toca e chapéu, então colocava um cachecol grosso no pescoço, fechava o capuz e ficava bem quentinha. ^^

    Quanto à saia... Eu não tentei, mas tentarei no meu primeiro inverno morando lá. Só que não apenas de meia calça, devo colocar uma legging que é mais quentinha!

    Ah, e eu acho o máximo aquele negócio de protetor de orelha, eu via o pessoal usando uns enoooormes, acho super estiloso e não vejo a hora de ter o meu! Hahaha! Mas eu super entendo quem acha estranho!

    E sim, o melhor disso tudo é saber que usando o que usar, não vai ter ninguém te julgando por causa disso, afinal, roupas são apenas pedaços de pano. ;)

    Beijinhos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Lídia! A verdade é que essa discussão sobre moda levantou assuntos bem importantes, né?! Já dei uma atualizada aqui no post, com links para a sua postagem de hj. Mas penso em divulgar num post exclusivo mais tarde.

      Beijão e parabéns!

      Excluir
    2. Dea, adorei suas atualizaçõezinhas! Ri demais! =P
      Beijokas,
      Lidia.

      Excluir
  2. Oi Dea!

    Ando amando os seus posts, o anterior não consegui comentar ainda mas deixo registrado que me diverti muito lendo.

    Sobre o vestuário, eu tinha uma daquelas calças de esqui, fofinhas igual aos casacos de inverno que eu usava para limpar a neve na frente de casa, era bem útil pois não ficava toda molhada e eu ficava quentinha, o melhor de tudo é que nos finais de semana eu colocava ela por cima do pijama! Depois quando eu voltava congelando pra dentro de casa, era só tirar a calça de cima e partir para um chocolate quente beemm gostoso usando pijama!

    Este protetor de orelha peludinho é o máximo, tenho o meu por vários anos e só tive coragem de usar no último inverno que passei em terras gringas, o negócio é poderoso, te faz sentir como uma pessoa local, além de manter as orelhas quentinhas! Rs...

    Aqui no BR eu odeio o inverno, que na verdade não é inverno coisa nenhuma, mas em terras gringas eu adoro! Acho que em grande parte pelo charme que ficam as ruas e as pessoas.

    Um beijo,
    Camila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ca!

      Que bom ouvir isso! Eu ando meio "engraçadinha" ultimamente, mudei totalmente o estilo do blog (rs). Energia positiva, né?!

      As calças de esqui são muito práticas, bem lembrado! Dá pra arrancar rapidinho... aliás, a gente fala muito de casaco, mas eu sempre quis saber que tipo de calça o pessoal usava pra trabalhar no inverno. Tem quem fale em moletom, veludo, mas jeans mesmo quase ninguém usa, né?!

      Eu também vou me render ao protetor de orelha, tem uns muito fofos! Deviam fazer um que tocasse música tbm, já pensou?! como ninguém pensou nisso antes? :O

      E entendo completamente o que vc diz sobre gostar do inverno canadense, penso a mesma coisa! Lá tem clima de Natal, coisa de filme, adoro!

      Beijão e apareça!

      Excluir
  3. Oi Dea! Quer dizer que os pelinhos são mesmo necessários? Que que eles fazem? Protegem do vento ou esquentam? Não sou muito fã da ideia de usar pele de animal, não quando existe outra alternativa. Mas vi que esses pelinhos tem de dois tipos, animal e sintético. Acha que tem alguma diferença pra quem está usando?
    Eu tava pensando em comprar um the north face ou um columbia mesmo, um deles tem uma película por dentro do casaco que reflete o calor da própria pessoa e são leves. E tem outros que nem tem cara de casacos de tão arrumadinhos que são. Mas o marido viu no fórum que eles não servem pro invernão mesmo. Daí pensei, lascou. Vai ter que ser um Kanuk mesmo... Ai meu bolso! Será?
    Mas de todos os itens taí uma coisa que tenho a maior dúvida, bota. Não sei nem pra onde vai, não faço ideia de como escolher... Como que faz?
    Bjos
    Tetê

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tetê!

      Fazem muita diferença!!! Tirei uma vez pra lavar e me arrependi muito!!! Acho que eles bloqueiam o vento, não sei, porque esse sim é o grande vilão da história. A sensação térmica não varia muito de -10 pra baixo. Pode ter certeza de que -30 é bem melhor que -5 com vento!

      Acho que é por isso que os layers fazem tanta diferença, eles seguram o vento! Tem de esquentar, lógico, mas tem de manter quente, e qualquer buraquinho por onde o vento passe é fatal! (rsrs).

      Quanto aos assuntos ecológicos: os meus eram sintéticos, acho que não muda muito não! Mas o meu casaco era de duvet e tinha muita diferença em relação ao meu casaco de outono (que tinha 2 camadas e isolante), que não dava pro cheiro. Mas eu já vi uns casacos bem modernos, com uma tecnologia diferente, que são mais fininhos, mais leves e esquentam mais! Acho que vale a pena investir num desses, já que a gente vai usar muuuuito! Pensa que é mais uma taxa da imigração! (rs). Ou então dá uma olhada nas dicas da Lídia, do Quebecquando, ela postou algumas opções!

      Quanto as botas, eu também fiquei perdidinha quando cheguei, tem bota até -5, -15, -30, -45, -60 graus... coisa de louco. Comprei a de -30, com pele dentro, e foi o suficiente para o inverno, mas quente demais para o resto do ano. Quando vc for à loja, procure as que têm a etiqueta certificando a temperatura que aguentam. Aí compare as solas (juro, muita gente se espatifa no chão!), se for andar muito, veja se é flexível e compare o peso. Agora tome cuidado com argumentos de que precisa ser de couro/pelica, precisa ter pele etc. Todo mundo fala isso e agora começo a pensar que as pessoas só repetem o que foi falado pra elas. Sim, existe opção!

      Outra coisa que notei é que eles protegem muito a indústria deles. Segundo os canadenses, nada se compara ao Canada Goose e às botas canadenses. Acho bonitinho serem assim, só que NÃO. (rs). Não é verdade. Por eles, a gente só compra Sorel.

      Uma grande dica é comprar fora de temporada (não me diga), cada bairro em Montreal tem um dia que coloca tudo pra fora (na rua mesmo) com descontos absurdos. Comprei uma bota Kanuk de $170 por $20 e um casaco de $360 por $60. Se não tiver nenhum, vale dar um pulinho em NY. Tem passeio chinês para os outlets que saem muito barato. Se for blackfriday então, já viu né?! Lá tem loja da UGG (marca de botas australianas) com preços bem mais acessíveis.

      Achei um post que pode ajudar: http://www.canadianliving.com/style/fashion/best_boot_buying_tips_3.php

      Acho que é isso! Beijão!

      Excluir
    2. Noooossa, que resposta completa! hehhee Adoooro quando é assim! Ajudou muito Dea, brigadão! O pelinhos sintéticos que me aguardem!

      Excluir
  4. Deixa eu dar o meu pitaco aki tb!
    Primeiro que eu super concordo que a beleza vem de dentro! Afinal na maior parte do tempo a gnt fica em ambiente fechado e quentinho, ou seja, tem mais é que caprichar na roupa que fica por baixo do casaco.
    Eu tb amo lenços, de todos os tipos, adorei um cachecol fofinho. E acessorios de cabeça tb. Gorro, boina, chapéu. Só que eu não posso usar mto pq meu cabelo é oleoso e fica ainda mais oleoso se coloco gorro e afins. Mas com certeza no meu primeiro invernão eu vou comprar um trapper hat, mas quero um bem feminino e bonitinho. Confesso que sempre achei horrível mas dps que vi a galera usando lá eu super fiquei querendo ter um!
    Ai, esse papo de roupa de inverno tá me dando uma vontade de enfretar dias congelantes que vc não tem noção! Ai, quero o frio!!!

    Bjao

    ResponderExcluir
  5. Amei! em especial teu senso de humor!

    ResponderExcluir
  6. gente pq eu não vi esse post antes?? O_o
    um ótimo complemento pro post de que roupa levar na mala ;)

    adorei

    Ela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi "ela"!

      heheheh... não tinha visto seu comentário... obrigadinha!

      Bisous!

      Excluir
  7. Oi Dea, tudo bem?
    Estou me preparando psicologicamente para encarar o primeiro inverno em Montreal e tenho buscado esse tipo de informação que trouxe no post.
    Adorei as dicas e ri muito com a ideia das meninas serem mutantes para aquentar o invernão de sainha hehehe.
    Ah, eu acho fofo esses ponpons na orelha e super usaria em cores neutras, acho que colirido periga ficar muito adolescente.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda!

      Puxa, não tinha visto o seu comentário... obrigada! Ainda bem que foi útil! ;)

      Você já está em Montreal? Se estiver, aproveite para comprar as roupas de inverno agora, é o melhor preço que você vai encontrar!

      Beijos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...