Páginas

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Conseguimos o visto!

Ainda não é o de residente permanente, mas já dá pra visitar o Canadá! A verdade é que pretendíamos ir com o visto de estudante e eu esperaria o processo por lá, mas depois de negarem o visto do Cezar três vezes, a esperança quase foi por água abaixo.

Nas duas primeiras vezes que negaram, ele havia pago um curso de francês de 6 meses e a justificativa foi que ele não possuía vínculos com o Brasil e que não estavam convencidos de que ele sairia do país após o prazo estipulado. Pode isso, Arnaldo? O que argumentar diante de uma resposta subjetiva dessas?!

Eu fui, ele ficou. Depois de um ano e meio, resolvemos tentar outra vez. Desta vez, com um curso do tipo AEC, com CAQ e tudo mais. Estávamos confiantes, mas negaram outra vez. :(

Meu mundo caiu, queria muito esperar o processo lá, posso trabalhar de casa e queria estar logo treinando o francês nessa cidade que eu amo. Foi aí que ficamos sabendo da opção de enviar uma carta, pedindo uma reconsideração, explicando os motivos para querer visitar o país e coisa e tal.

Funciona como uma nova aplicação, com mais documentos, um novo pagamento da taxa e a bendita carta explicando a situação. Tudo isso sem garantia nenhuma.

Escrevemos com todo cuidado do mundo, pensando em todas as razões que poderiam ter levado o/a oficial a negar o visto logo de cara. Não custava tentar! Imaginem a nossa surpresa quando ligaram pela manhã, fazendo uma entrevista por telefone e pedindo ainda mais documentos? Tenso!

O Cezar respondeu tudo como pôde e tratou de providenciar o que pediram no mesmo dia. Eles diziam que a chance do pedido de revisão ter um resultado positivo era mínima, mas era nossa única possibilidade. É bom lembrar que, às vezes, uma única chance basta. Ele conseguiu! =D

Pudera, o menino sempre fez tudo direitinho, nunca ficou um diazinho sequer ilegal, prolongou os vistos sempre que necessário, já foi e voltou 3 vezes, não tinha cabimento. Por sorte, uma oficial enxergou isso e reconsiderou (mas não sem questionar muito!).

Esperei até recebermos o visto para dar a notícia aqui porque né? nunca se sabe. Mas como havia comprado a passagem com milhas, ela está marcada para daqui a 2 semanas!!! Milhões de coisas pra resolver, como vocês sabem... entre elas, se devo antecipar os exames médicos ou não (aguardo a resposta do Mung!). 

Romântica que sou, deixo aqui ilustrada a minha "silver lining"...

frase daqui e imagem daqui.

À la prochaine!


23 comentários:

  1. Uhu! Eu sabia que ia dar certo! Tava torcendo e sentidno que se vocês recorressem a coisa ia andar... =D

    Fico muito feliz em saber que daqui a 2 semanas você estará desembarcando na nossa amada Montréal! E ó, vai preparando o terreno que eu também já tou chegando!

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiê! Obrigada pela força, naquele momento a gente tava super sem chão, sem perspectiva. Mas ainda bem que deu tudo certo!!! =D

      Compra logo essa passagem e vamos comemorar nossos aniversários por lá!

      Beijão!

      Excluir
  2. Maravilha Dea... Parabéns... Ficamos muito felizes com mais esse grande passo, nada como um dia após o outro.
    Abraços
    Carlos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que gostoso ver tanta gente torcendo por nós! Obrigada mesmo!!! O importante é não perder a esperança que uma hora sai... ;)

      Abraços!!!

      Excluir
  3. Olá Dea, acompanho Frozen Bird por email e adoro seus post e imagens (também estou no processo, mas bem no comecinho). O que não entendi é se o processo de imigração inviabiliza ou atrapalha a obtenção de um visto de estudante. Também temos a intenção de esperar o visto sair lá, legalmente. Por isso, não entendi por que negaram o visto dele. É porque o visto de vocês pode não sair em 6 meses? Com este visto vocês já estão indo "de-mala-e-cuia" para esperar o processo concluir lá? Se puder me responder por email, meu email é leticiatorgo@gmail.com (não sei se respondendo por aqui irei receber... Obrigado e sorte pra você por lá!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leticia! Muito obrigada pelos elogios. Eu escolho cada passarinho com muito carinho e fico feliz quando alguém repara neles!

      Já te mandei um email explicando tudo, tá? Boa sorte no seu processo tbm!

      Bisous!

      Excluir
  4. Dea, que maravilha!
    Estou muito feliz por vcs!!! Nossa, não sabia que vc tava com passagem comprada menina! Que legal. Eu chego em 1 semana e vc em 2!!! Estou imaginando a correria de vcs agora.
    E já sabe hein, precisamos marcar um encontro qdo vc chegar!
    Adorei a notícia!

    PS: Só não entendi uma coisa. Vcs vão e voltam ou pretendem ficar lá esperando o visto sair?
    Bisous!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ca! Tô que não me aguento de felicidade... estou louca pra apresentar Montreal ao meu outro passarinho! :P

      E nós vamos nos encontrar sim, certeza! Já estou até pensando em alguns lugares, mas deixo vc escolher! Depois a gente vê como trocar celulares!

      A minha ideia é mentalizar tanto, mas tanto, que a fila chegue em mim até setembro... (20 meses)...who knows? qui sait? Mas se não der, eu tento prolongar o visto.

      O Ce já está mais tranquilo, o visto dele dura pouco mais de um ano.

      Vc deve estar mega ansiosa, né?! 1 semaninha só! E a despedida?

      Beijinhos!

      Excluir
    2. Nem me fale em despedida. Todo dia eu choro.
      Mas já sabia que seria assim.

      Dea, anota meu email, assim é mais fácil da gnt se comunicar: camila_sl[at]live[dot]com

      Beijos

      Excluir
  5. Respostas
    1. Oi dupla!

      Obrigadinha!!! Acho que foi o visto mais difícil que conseguimos... =D

      Quem sabe até a gente vai passear em Vancouver em julho? Vontade não falta!

      Beijinhos

      Excluir
  6. Dea que notícia boa! Ufa, esse foi suado em?!
    E vocês ainda vão 2 semanas antes que a gente!
    Parabéns pela conquista!
    Beijos,
    Tereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tereza!

      É verdade... suado e sofrido, saiu nos 45 do segundo tempo! E eu lendo aqui sobre suas malas arrumadas um mês antes e surtando com as minhas coisas ainda espalhadas pelo chão: isso vai, isso não, isso ia, isso irá... #sufoco!

      De que adiantou a minha coluna "o que fazer enquanto vc está esperando?" rsrs

      Mas acho que vai acabar dando tempo! E logo logo a gente se encontra por lá! ;)

      Beijinhos!

      Excluir
  7. Parabens Dea,
    Que noticia maravilhosa. Muito bom ver os sonhos sendo realizados.
    Bateu ate uma vontade de fazer o mesmo que voces, mas no nosso caso estamos planejando ir em setembro de 2014. Espero que ate la nosso visto de residente saia. Somos tambem de dezembro de 2011.
    Como temos uma filha pequena e ja estamos com tudo programado aqui e ate escola dela reservada e paga ate maio de 2014 (aqui onde moramos temos que pagar todo o ano antes) nos teremos que esperar. MAs quem sabe nao vamos antes disso pelo menos visitar Montreal.
    Para nos so resta esperar.
    Mas pra voces... Aproveitem.
    Que a vida nova de voces seja repleta de felicidade, amor, companherismo, crescimento, realizacoes e muitos filhotinhos no futuro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna!

      Que delícia de mensagem. Apesar de toda a correria e apreensão que estou, acho que se eu tivesse uma filhinha pequena eu multiplicaria isso por 1000! Acho que você está certa, com planejamento tudo fica mais fácil. É que essa minha história é antiga e desde 2007 estou nesse chove não molha com o Canadá. Agora, finalmente, está perto de dar certo. Vamos torcer!

      Muito obrigada pelo apoio e pelos votos. Na internet sempre aparece gente pra criticar e fico muito feliz quando pessoas como você deixam mensagens tão carinhosas, mandando bastante energia positiva pra gente. Dá pra sentir daqui... obrigada mesmo!!!

      E boa sorte no seu processo, vai dar tudo certo, tenha certeza! ;)

      Um beijão!

      Excluir
  8. DeosDoCeo, que parto, heim?!!!! E com final feliz!!! Bom demais, Dea!!!

    Agora é foco na bagagem...rs! Imagino que isso deva ser o ó! Ter que definir o que fica e o que vai...

    Boa Sorte!
    Abraço bem apertado de despedida e logo logo tomaremos um vinho em Ville de Québec (quero muito recebe-los em minha casa para um fim de semana. Anota aí!)

    Nilian



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nilian, minha linda, certeza que vamos tomar várias taças de vinho juntas. Em Quebec e em Montreal! Fora o nosso halloween, né? Certeza que vou pra Quebec city me divertir com vocês! (Em Montreal é muito sem-graça!) :P

      E vamos torcer pra esse martirio acabar de uma vez! O consulado tá devegar demais... anda fiiiiiiiila, anda fiiiila!

      Obrigada pela força!
      Beijão!

      Excluir
  9. Parabéns! Que notícia maravilhosa!
    E bora fazer as malas, agora tá quase!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Alaide, nem me fale... correria total com as malas!

      Obrigada pela força! ;)

      Beijos!

      Excluir
  10. Olá Dea, parabéns pelo blog e pelos posts, estou adorando.
    Recentemente apliquei para um visto Work+Study de 6 meses e tive o pedido negado. Poderia me explicar melhor como é feito o pedido de reconsideração? Teria algum modelo da carta? Espero não estar pedido demais.
    Se puder ajudar, meu e-mail é wagneraraujo@live.com
    Desde já agradeço!

    Boa sorte e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wagner, eles deram um motivo ou simplesmente negaram? O que a gente fez foi pensar as razões que os levaram a negar, do tipo: será que eles acham que não vamos ter dinheiro? será que eles acham que não vamos mais voltar? será que eles acham que não temos vínculo suficiente no Brasil? Esse tipo de pergunta. Escrevemos a carta bem diretamente, explicando cada ponto num parágrafo.
      Para tirar qualquer visto de estudo é importante mostrar que o curso vai ser útil quando vc voltar para o Brasil, é importante que eles saibam que a ideia não é ficar ilegal no Canadá ao final do visto. E, claro, que você tem dinheiro pra ficar, mesmo se não conseguir o emprego "prometido" pelo curso.
      Não há um modelo, cada caso é um caso. Mas se quiser me mandar a sua carta por email, eu posso dar uma olhada e tentar ajudar. ;)
      Sei o quanto é difícil ter o visto negado, boa sorte, espero que dê tudo certo.
      Um abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...