Mais uma quarta-feira, mais dicas sobre o que fazer durante esta espera interminável do Processo de Imigração...
1- Atualizar o portfolio
Se vc for um profissional liberal, como eu, pode aproveitar esse tempinho pra criar um novo site para o seu portfolio ou para atualizar o já existente com novos trabalhos. Eu comecei este processo faz um tempinho e acabei interrompendo, mas agora já estou pensando nele de novo. Tem muita coisa pra ser revista e ter um portfolio vai ser um grande passo na hora de arrumar emprego por lá!
2- Tirar certificações internacionais
Essa ideia é do meu passarinho! Claro que depende da área de cada um, mas na área de informática (suporte e programação) tem um monte! E uma vez certificado, a empresa tema a vantagem de saber que você tem mesmo o conhecimento necessário para a vaga e você tem um "atestado" pra ajudar na negociação de um bom salário!
3- Começar o networking
Uma coisa que eu admiro é quem sabe se vender. Conversam como quem não quer nada e quando a gente vê, já sabemos tudo o que o cara faz e como ele faz bem. Na hora de indicar uma pessoa, adivinha quem passa pela nossa cabeça? Eu nunca fui boa nisso, aliás, nem meus amigos mais próximos sabem direito o que faço, mas um dia eu aprendo! =D
Vamos começar do começo... pra ter um networking é preciso, obviamente, um primeiro contato. Bora pegar a listinha de empresas interessantes, mandar emails, fazer perguntas sobre o mercado, pedir dicas etc. Bora também espionar mesmo, encontrar pessoas que trabalhem em sua área por lá, tentar uma aproximação, sem medo e de coração aberto. Um contato na manga pode ser bom tanto pra um quanto pro outro. Sabia que tem empresa lá que oferece bônus por indicação?!
As pessoas são mais atenciosas do que pensamos! Tudo depende da abordagem. Eu recebi dicas valiosíssimas quando entrei em contato com uma pessoa do fórum yahoo que postou seu linked in. Aliás, este site é uma fonte inesgotável de informações!!! Mande 10 mensagens, se 9 não responderem, uma única pessoa mostrará que seu trabalho não foi em vão. Mas tudo isso com jeitinho, se te acharem um chato, pode ter o efeito contrário! Tem de ser na maciota, na mineirês...
Receita daqui |
4- Comer muito pão de queijo
Por falar nisso, vcs já devem ter notado que eu sou uma paulista de alma mineira, amo tudo daquela terra... e pão de queijo (que não é bem da terra, mas das mãos habilidosas desse povo) é o meu "salgado" favorito. A textura e o sabor do pão de queijo de Minas é diferente de tudo o que chamam de pão de queijo por aí!
De qualquer maneira, encontrei uma receita bem bacana no blog Feito a Mão (acima). O segredo mesmo é fazer com o queijo mineiro, que deve estar bem curado (quanto mais curado, melhor!). Deve ser por isso que, mesmo tendo pão de queijo em Montreal, não passa nem perto dos daqui! Não rola levar na mala? rsrs
5- Cuidar da pele
Pode ser só uma limpeza de pele ou um tratamento para tirar manchas (desses com ácidos), mas é bom fazer por aqui mesmo (se o sol ainda permitir). É que a nossa pele piora tanto, mas tanto, no Canadá, que fica complicado fazer tratamentos abrasivos por lá! A minha mão, por exemplo, que é super macia aqui (sem nenhuma explicação para isso), ficava super ressecada lá, mesmo que eu passasse creme todos os dias. A pele do rosto é a mesma coisa. Por isso que aqueles cremes europeus super engordurados não são os mesmos que devemos usar aqui no Brasil! Já no Canadá... #aimeuorçamento!
6- Fazer trava-línguas
Essa dica é do Moi e Mes Reveries, mas como não entrou pra lista dela do Enquanto Espero, achei que valia a pena postar por aqui... dá pra brincar bastante lendo alto essas frases! Alto e rápido!
7- Começar a ler para o Clube do Livro!
Pois é gente, hoje é o último dia pra entrar na lista do Clube do Livro (link para o post de inscrição na barra lateral). Pensem bem, quem quiser entrar tem até hoje às 23:59! Em seguida, começaremos a pegar os contatos para o envio dos livros...... yay!!! #muitoansiosa!
Daqui |
E vc, o que faz enquanto espera? Quer contribuir para esta lista?