Páginas

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Moradia em Montreal II - inspeção no apartamento


Continuando a série...

O guia também fala pra prestarmos atenção em tudo o que há no imóvel e nas condições em que se encontra. Tudo mesmo gente, o sistema de ar pode ser fedido, pode ter problema no encanamento, enfim, o de praxe aqui daqui e algumas coisinhas mais.

Normalmente, o imóvel de aluguel vem com fogão e geladeira, mas poderá também estar equipado com máquina de lavar louça e máquinas de lavar e secar roupa (faz uma diferença, vcs não sabem o valor que eu dei pra isso!!! Pode ser que o prédio tenhas as máquinas, mas aí vc vai desembolsar umas moedinhas e sai caro a brincadeira!).

Alguns têm estacionamento, outros, um selinho pra parar o carro na rua e outros ainda não têm nada, nem espaço pra bicicleta (a galera guarda dentro do ap mesmo!)

Se comprar com tapete, talvez precise pagar uma limpeza profissional na hora de entregar. Você também pode exigir, se o tapete não for novo. Aconteceu comigo em Vancouver. Eles dão muito valor a tapete novo!

Por fim, não se esqueça de tirar fotos de tudo (todas as manchas, rachaduras e tudo o que está danificado) logo no dia que você entrar e envie por email ao proprietário. Assim, na hora de sair, não vão cobrar nada a mais de você.

Meu caso: o meu apto novo era uma graça, ficava num desses predinhos de 3 andares, e era duplex (tinha sala e cozinha embaixo, 2 quartos e banheiro em cima. E ainda tinha uma varanda no rooftop! 

Eu visitei em maio, estava uma delícia. Fechei o contrato. Quando cheguei em agosto, era um forno!!! E sem ar condicionado... 3 lances de escada, mais a de dentro, e aquele calor insuportável! Também não tinha cortina. Primeira coisa que fizemos? Comprar cortina e ventilador! Sem isso não dava pra continuar...

E aí alguns detalhes que ninguém menciona antes: precisa retirar a neve da varanda de cima (quem mora em baixo, precisa tirar da porta e, em alguns casos, até da calçada da frente). E a explicação: "pega com a pá e joga pra baixo"... hein? "Isso mesmo". Imagina se eu acerto alguém?! 

O lixo recolhem na terça e o reciclado na quinta (eu pensando: 3 lances de escada pra descer com o lixo... 3 lances de escada pra subir com as compras... ai jesuis!). Se errar o dia, leva multa. E não é que chegou uma multa lá, do antigo morador?! "Ah! E precisa cuidar das plantas!" Judiação das plantinhas, nem eu tomo água direito!.

Muito bem, a agente vai embora e começamos a nossa faxina (que nem se compara com a deles), mas aí percebemos que ela ficou com a chave. Ligamos e é assim mesmo. Ela disse que os agentes ficam com a chave do seu apto! Medo, né?! Pela lei, eles precisam avisar quando forem entrar, mas no nosso caso, entraram sem pedir permissão várias vezes depois de um probleminha que tivemos (próximo post). Absurdo! E eu cansei de visitar apto em que a agente ia entrando, nem dava tempo das pessoas ajeitarem as coisas lá dentro. Muita folga... não gostei não.

E uma última coisa, se o morador pedir pra deixar alguma coisa no apto (o nosso pediu pra deixar umas roupas - era de outro País), verifiquem se não tem naftalina ou mesmo bichos... depois aparecem uns cheiros estranhos e vc não sabe da onde, pode apostar é que de lá!

Viu quanta coisa pra se pensar?! *importante: olhar os míííínimos detalhes.


4 comentários:

  1. Nossa, as casas lá deviam vir com manual!!!
    Poste mais dicas! São todas bem vindas!
    :)

    Bjo Ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que curtiu exclamaçãozinha, adoro ver vc por aqui! Pode deixar que vou postando pouco a pouco, de acordo com o guia!

      Beijão!

      Excluir
  2. Nossa, você não sabe como esses posts sobre moradia tem nos ajudado aqui em casa! Muitas dicas valiosas, obrigada por compartilhar com a gente!
    www.mamaenadia.com
    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...