Páginas

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Moradia em Montreal III - documentos

Último post do quesito moradia...

Segundo o guia, todo contrato de aluguel é feito por escrito. Existe um contrato padrão feito pela Régie du Logement, organismo oficial responsável pela regulamentação do setor imobiliário. Uma cópia fica para o inquilino e a outra para o proprietário, ambas fornecidas pelo proprietário. Normalmente o contrato é de um ano, mas podem-se negociar diferentes períodos (checar se não é bem mais caro).

Se você desejar que seu aluguel termine ao final do período do contrato, não se esqueça de enviar uma carta registrada avisando, porque, pelas leis do Quebec, os aluguéis são automaticamente renovados se não houver aviso por escrito. Isto vale tanto para o inquilino, quanto para o proprietário. Para o aluguel de 1 ano, a carta deve ser enviada 3 meses antes do término do contrato. Para aluguel inferior a 12 meses, você deve enviar a carta 1 ou 2 meses antes do término do contrato. Observação: não fiz nada disso, porque o meu prazo já estava predeterminado no contrato. 

Se o inquilino receber carta do proprietário propondo mudanças no contrato (ex: aumento de aluguel, obras etc.), ele tem um mês a partir da data de recebimento para responder. Se não houver resposta, é porque o inquilino concordou com as alterações propostas.

Antes de assinar o contrato, não se esqueça de verificar:

a) se o prédio tem regras e, se as tiver, peça uma cópia;

b) tudo o que está incluído no aluguel (eletricidade, água, calefação, fogão, geladeira etc.) e tenha certeza de que o proprietário escreveu o que está incluído na seção de cláusula adicional. Todo o extra que for combinado deve estar escrito no contrato.


Meu caso: a proprietária contratou uma agente de seguros, foi ela que me apresentou o apartamento e fez os papéis.  Além de assinar o contrato, tive de contratar um seguro de locatário, que me disseram ser obrigatório no Quebec (em Vancouver não fiz!). Fiz 3 cotações e escolhi a Desjardins. Trazia um formulário super difícil de preencher, com dados como ano de construção do prédio, sistema de combate de incêndio e outros itens que eu não fazia ideia. Passei tudo pra corretora e ela que viu isso pra mim. Sei lá se ficou muito certo, ela também não sabia. Mas ainda bem que eu fiz seguro...

Em dezembro, voltamos todos para o Brasil, o aluguel vencia em janeiro. Meus sobrinhos passariam o Natal aqui e voltariam pra lá. No ano novo a proprietária me liga dizendo que a porta da geladeira ficou aberta, que deu um vazamento e que teríamos de pagar por todos os estragos. Fiquei branca. Meus sobrinhos voltaram pra lá e começaram a investigar o acontecido. A geladeira dela tinha um sistema de fazer gelo automático, com o cano de água da rua ligado diretamente nela. Eis que esse cano/adaptador congelou e estourou, e saiu água pra tudo o que foi lado. Vazou nos 2 andares de baixo e até tiveram de chamar os bombeiros pra arrombar a porta e parar a inundação!!! Porta da geladeira? Sei! 


Além de estragar todo o piso do nosso andar, arruinou o teto e o piso dos andares de baixo... uma dor de cabeça. Abri um sinistro na Desjardins por telefone, mas não conseguia resposta. Aí o prédio, que é quem paga o conserto e depois vem cobrar, ficou cobrando a proprietária, que me cobrava, que cobrava o seguro, que não me dava uma resposta oficial. Só consegui que enviassem um perito no fim de janeiro e o veredicto foi o seguinte: "a geladeira não é sua, nós não cobrimos. Nós seguramos os seus bens, se a propriedade causar algum dano a eles."

Ou seja, ela exigiu um seguro que só protegia a mim mesma. E só cobria danos que eu mesma (ou minhas coisas) causassem. Ela precisava ter um seguro dela para o apartamento, mas não tinha e pensou que o meu bastava. Infelizmente não. Recebi comunicações de investigação até maio. Até hoje não sei o que é que deu. Espero que tenham resolvido o problema. * importante: fazer seguro!!!

11 comentários:

  1. Um banheiro = 1/2. Dois banheiros = 1/2. Três banheiros = 1/2. k k k.

    Nunca ouvi falar que o seguro seja obrigatório no Quebec, mas é extremamente recomendável! Eu tenho um seguro total do ap que eu alugo, incluindo incêndio, roubo, e "dégât d'eau", que foi o que aconteceu no seu caso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandro, o meu tbm era! Mas o problema é que só cobre se for causado por um item seu, listado por vc. Como a geladeira estava inclusa no aluguel, nada feito!

      E essa história do banheiro? Bizarra, né? heheh Obrigada pela resposta!

      Beijão!

      Excluir
  2. Caramba, não imaginava que um caninho de geladeira estourado pudesse causar tanto estrago. Nossa Dea, é tanta coisa pra se pensar e ver que acho que se não fecharmos os olhos para algumas coisinhas a gnt não acha um apto descente nunca!
    Tem que ter muita perseverança e sorte!
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Ca!

      Só achei importante contar a minha experiência pessoal porque tem muita coisa que a gente só descobre na prática mesmo, não tem guia pra ensinar. Esse problema com o vazamento da geladeira, por exemplo, parece ser recorrente no inverno! Os fabricantes não fazem esse adaptador para o cano com um material muito bom (pra não encarecer a geladeira) e ele acaba trincando devido ao choque com a temperatura de fora, podendo causar um grande estrago no apto! Hj eu penso: pra quê gelo automático? Pode deixar que eu faço os meus... de estrelinha e tudo. (rsrs) Já pensou se tivesse destruído o meu computador?
      Melhor mesmo fazer o seguro de locatário (sendo obrigatório ou não!).

      Beijão!

      Excluir
  3. Ninguém ajuda com essas coisas não?? Tem que fazer faculdade pra comprar casa por lá??? Hahaha to achando que sim.
    Ela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é menina, cada um cuida do seu... e é bom estar informado antes de assinar um contrato! Se não, o bicho pega =D

      Beijoca!

      Excluir
  4. oi, nao entendi o problema da geladeira. Se a gente viaja no inverno, tem que desligar a agua de toda a casa e deixar o aquecimento no minimo em 20 graus. Se ficar muito frio, os canos podem estourar, mas se a agua for desligada, o problema é minimo. Mas isso nao tem nada a ver com geladeira!

    Pelo o que eu entendi, a responsabilidade é sua prq vc nao deixou o apartamento suficientemente aquecido e nem desligou a agua antes de viajar. E teve o estouro dos canos.
    Boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo,

      Era um prédio e sim, deixamos a temperatura em 20 graus na semana em que estivemos fora. Aconteceu que o caninho da geladeira (que faz o gelo) estourou, segundo o técnico acontece sempre! Já teve perícia e a culpa não foi minha. O que vc falou é importante sim, mas o ponto que levantei aqui neste post é sobre a importância de se fazer seguro. Tanto para o proprietário quanto para o locatário.

      Abraço!

      Excluir
  5. Oi, desculpe-me pois esqueci de colocar meu nome no comentario acima. Meu nome é Katia. Moro em Montreal ha 25 anos e nunca ouvi falar deste problema da geladeira. O que acontece, como eu falei e nao sei se ficou claro, é que os canos podem estourar se eles congelarem (e so vao congelar se nao tiver aquecimento suficiente no apartamento). Por isso aviso p todos p desligarem a entrada de agua do apartamento se forem viajar e deixar o aquecimento no minimo em 20 graus (sobretudo em decembro e janeiro, que é muito frio).
    Sou proprietaria, justamente em Verdun, do lado do metro Verdun, que é pertinho do centro da cidade; e meus apartamentos tem 4 quartos, totalmente renovados e muito bonitos. Procuro pessoas calmas, tranquilas.
    Em agosto ou setembro terei o primeiro andar livre p alugar. O segundo andar estara livre em janeiro ou fevereiro 2013.
    Tenho uma pagina fcb com fotos: https://www.facebook.com/Montreal.Best.Place
    https://www.facebook.com/stay.montreal

    ResponderExcluir
  6. Ooooopssss. Vi a tua resposta agora, eu ja tinha escrito. É, isso da geladeira é novo p mim, vou me informar com o seguro. Obrigada.
    Katia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Katia!

      Bom saber do seu apartamento em Verdun, este é um dos meus bairros favoritos!
      Pergunta sim pro seu segurador, os dois rapazes que fizeram a perícia lá no apartamento disseram que essas geladeiras que fazem gelo automaticamente dão muito problema no conector. É que estão sendo fabricadas com materiais cada vez piores a fim de baixar o preço final. Se a sua geladeira não for dessas, acho que o risco é bem menor. ;)

      Abs!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...