Páginas

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Novo requerimento para a cidadania

E o governo do Canadá tomou mais uma séria decisão pra acabar com a festa da imigração. A partir de novembro, para receber a cidadania, o residente deverá apresentar uma prova de inglês ou francês, como saiu aqui na MacLeans.

Muita gente chiou, mas a exigência do idioma já existia desde 1977. O que acontece agora é que o requerente deverá mostrar evidências, que podem ser desde cursos oferecidos pelas províncias, até diploma de estudos obtidos em um dos idiomas.

Eu achei muito justo. É bem aquilo que eu falei, infelizmente a sociedade ainda precisa ser observada de perto pra não descambar. E quem aqui não conhece imigrantes que se fecharam em guetos, sem demonstrar a menor vontade de aprender o idioma? Em Vancouver tem um monte!

Na minha feliz sociedade utópica, todo mundo que imigra para um País como o Canadá, reconhece todos os benefícios oferecidos e faz o possível para se integrar e mostrar que valeu a pena o investimento. Mas como eu já não uso lentes, sei que tem muita gente que só quer tirar vantagens (aquela velha expressão: só venha a nós, vosso reino nada).

Eu acho lamentável comentários do tipo: "eles não querem que eu aprenda essa língua deles? então tem de ter aula de graça, onde já se viu!". Tenho vontade de perguntar quem é que implorou pro indivíduo imigrar pra lá, porque pra mim tem sido um sacrifício! E se eles querem ajudar na nossa integração, eu só tenho a agradecer. Claro que é interesse deles, mas é uma via de mão dupla! Isso deveria ser óbvio, não?!

Fico pensando que se, pra mim, já é triste ver tanta gente mal-agradecida, imagina para uma sociedade tão receptiva quanto a canadense! Uma sociedade que nos acolhe tão bem, com tanta humildade e curiosidade. E ainda tem País que solta um aviso desses...oi?! O Canadá que é perigoso?!?

Já passou da hora das pessoas pararem de olhar apenas para o próprio umbigo. E sem se enxergar, o que é pior! Achei ótimo exigirem a prova do idioma. É o mínimo! Afinal, quando se lida com criança (porque infantilidade não tem idade), é preciso educar.


Au revoir!



3 comentários:

  1. Adorei o post, parabéns!!!

    Eu concordo com tudo o que vc disse, pois se a pessoa está a mais 3 anos, e quer virar um cidadão canadense o mínimo a ser feito é provar que fala o idioma, pois 3 anos é tempo suficiente para aprender!!!
    Como vc disse "Já passou da hora das pessoas pararem de olhar apenas para o próprio umbigo", quem não estiver satisfeito pode voltar para o seu país a qualquer momento, que tem mts mts pessoas interessadas em imigrar e dispostas a ficar fluente no idioma!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é?! Eu já acho a maior falta de educação ficar falando em uma língua que o resto do grupo não entenda. Só se não tiver jeito mesmo!. Agora ir morar no País do cara e não falar a língua dele, acho o ó!!! (nossa, pra quem começou o blog toda poética, até que estou bem malandrinha!!! hehe)

      Beijão!

      Excluir
  2. Acho que eles ainda são muito benevolentes, já conheci gente que está aqui a mais de 20 anos e que ainda fala pior que muito recém chegado. Isso é falta de vontade de se integrar, depois reclamam.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...