Páginas

sábado, 13 de outubro de 2012

CSQ e preço das universidades

Gente, eu tinha escrito aqui que o preço das universidades seria o mesmo para o portador do CSQ e o residente permanente. Falei isso porque um amigo que mora em Montreal me mostrou a página da Universidade de Montreal que tratava do assunto.

Fica na página das isenções e transcrevo aqui o trecho em questão:  "Les étudiants internationaux, détenteurs de certaines catégories de Certificat de sélection du Québec (CSQ) et qui ont présenté leur demande de résidence permanente"

Como ninguém sabia me confirmar essa informação, eu fui à feira Imagine diretamente no stand da Udem pra perguntar. Uma senhora muito educada que estava lá, não soube me responder, mas me prometeu que iria se informar a respeito.

O Charlie, do escritório do Quebec, disse que provavelmente seria necessário um número para fazer a matrícula, e que se entrássemos no País com o visto de estudante não o teríamos. Ele também disse que imaginava que essa isenção era para CSQs de refugiados.

Eu achei estranho, pois há uma categoria só sobre eles: "les réfugiés dont le statut a été reconnu par le Canada et qui ont obtenu leur certificat de sélection du gouvernement du Québec"

Pois bem, enviei o e-mail e a resposta chegou:

"Bonjour Andrea,

Je viens de parler à mon collègue du Bureau des étudiants internationaux et malheureusement avec seulement votre CSQ vous devrez payer les droits de scolarité des étudiants internationaux et non ceux des étudiants québécois. Les seuls détenteurs de CSQ qui peuvent payer les droits de scolarité des étudiants québécois sont ceux de la catégorie des réfugiés, des conjoints et ceux de la catégorie "considérations humanitaires". Le programme des travailleurs qualifiés n'en fait pas partie.

J'espère quand même que vous viendrai un jour étudier à L'UdeM(...)
"


Eu não contestei. Está escrito no site que estariam isentos da tarifa internacional "algumas categorias de CSQ", e são as que ela especificou.

Continuo achando injusto, se os CSQs dos refugiados valem, os nossos também deveriam valer. Até porque, passamos por um rigoroso processo de espera e seleção. Mas não adianta ficar me lamentando. Ainda existe a questão de ter sido aceita na categoria "trabalhador qualificado", com a promessa implícita de que entraria imediatamente no mercado de trabalho.

Para nós brasileiros, acostumados a dar nó em pingo d'água, conciliar os estudos com o trabalho não seria problema. Mas lá me parece que o trabalho de pesquisa é mais valorizado, sendo visto como um trabalho por si só (o que não acontece aqui, já ouvi de muita gente que só quero estudar e não quero trabalhar...ignorância total). Pois lá no Canadá, não faz sentido ter dois trabalhos e nenhum tempo para a família. Entendo. :/

Vai ficar para a próxima... mas um dia ele sai!


4 comentários:

  1. Para quem tem o RP ou a cidadania á mais fácil entrar em universidades, agora para estudantes internacionais, é complicado e caro! Alem de que não é garantido ser aceito pelo CEC.

    C'est la vie.

    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade... mas não desiste não! Daqui a pouco vc encontra o seu curso, como a Quebecleza!

      Beijinhos!

      Excluir
  2. Oi Dea!
    Como está seu processo (em que fase)?
    Puxa que chato esta história que vc descreveu!

    Mas tem umas coisas mudando por aqui....por exemplo, os refugiados tinham direito a tratamento dentario e oftalmologico de graça, coisa que nem os canadenses tem direito....
    Hj em dia eles nao tem mais....

    Parece que os novos governos estão mudando isso, valorizando mais (ou seja, tentando facilitar a vida) dos trabalhadores qualificados que vao contribuir com o pais, do que das pessoas que eles ajudam por questoes humanitarias.

    Infelizmente no Canada tudo demora horroooooores para acontecer, entao espero que pelo menos quando vc chegar por aqui vc ja se senta valorizada no mercado de trabalho e sinta tambem que tudo valeu profissionalmente falando.
    Torço demais por vc!
    Um enorme beijo no coração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Turma!

      Então, eu estou na fase federal, 9 meses ainda. Não dá muito pra saber quanto tempo ainda vai levar... pensei em adiantar a minha ida, quem sabe começar um mestrado enquanto não posso trabalhar, mas com tanta diferença de preço, não vale a pena. Vai ter de ficar pra depois :/

      Obrigada pela torcida! Logo mais eu devo chegar por aí... <3

      Beijão!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...